Resenha - Millennium Metal Chapter One - Metalium
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando foi mencionado em 1999 que o guitarrista Chris Caffery (Savatage), o batera Mike Terrana (Rage, Axel Rudi Pell) estariam integrando o Metalium, muitos imaginaram que este supergrupo, completado por Lars Ratz (baixo), Henning Basse (ex-Brainstorm – vocal) e Mathias Lange (Guitarras) era um projeto dos dois primeiros. Ledo engano: ambos eram convidados de Lars, que junto com Mathias e Henning formam o núcleo base da banda, que permanece até hoje, tendo tido como integrantes o ex-Savatage Jack Frost (no lugar de Chirs) e o batera Mark Cross (atual Helloween).Mas muitos concordavam... mas um supergrupo de heavy metal na área e com ares de grandiosidade.

"Circle of Fate" era apenas o começo forte para a rapidíssima "Fight" e a cadenciada "Dream of Doom". A banda bebia direto no power oitentista e no speed clássico germânico, tendo lançado um excelente petardo de estréias. Faixas como a ótima "Break the Spell" e a suja "Revelation" davam a tônica do cd. Um aglomerado heavy de altíssima qualidade. Sobrava garra em "Void of Fire" (com seus riffs agressivíssimos) e na mais hard/heavy "Strike Down the Heathen" (a melhor do cd).
A banda, como era de imaginar, era perfeita. As guitarras de Chris e Mathias soavam perfeitas, e o baixo de Lars era pulsante, assim como a pegada da bateria de Mike. Henning Basse mostrava um de seus melhores trabalhos como vocalista, depois de lançar o belo "Unholy" pelo Brainstorm. Seu tom agudo não era irritante e ele sabia como poucos usar sua voz com versatilidade. Após a pesadíssima "Metalians", que fecharia o cd, a banda ainda apresentaria duas surpresas (bônus da versão brasileira). Uma versão superpesada de "Smoke on The Water", que arrancou elogios de Roger Glover pela originalidade, e o arregaçado cover de "Burning" do Accept (presente no tributo a banda em seu primeiro volume).
O Metalium passaria por mudanças na formação. Mas este "debut" já mostrava que a banda vinha para ficar. E ficou até hoje! Long Live the Metalians!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
A história por trás das arrepiantes palavras que abrem "The Number of the Beast"
Eloy Casagrande explica porque sua máscara no Slipknot possui um furo de bala na testa
O hino pop dos anos oitenta que foi rejeitado por Billy Idol e Bryan Ferry



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



