Resenha - System X - Impellitteri
Por Rafael Carnovale
Postado em 09 de fevereiro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chris Impelliteri pode não ser muito conhecido aqui no Brasil, mas é um guitarrista de respeito, com sucesso renomado na Europa e Japão. Pela sua banda já passaram nomes como Rob Rock (vocais) e Graham Bonnet (Ex-Rainbow), lançando cd’s de altíssimo nível como "Stand In Line" e "Crunch", o último, datado de 2000. Nesse meio tempo, Chris perdeu seu vocalista Rob Rock, que partiu para uma boa carreira solo. Aproveitando a deixa, Graham Bonnet retornou à banda para a gravação deste novo "System X". Americano de nascimento, Chris foi muito influenciado pelos atos de 11 de setembro de 2001. Banda talentosa, uma voz consagrada, um guitarrista furioso... no que poderia resultar?

"United We Stand", a faixa de abertura, mostra a conseqüência: riffs pesadíssimos, beirando o thrash, com uma banda segura e os vocais mais rasgados que Bonnet já fez em toda sua carreira. Uma faixa tipicamente patriótica, com evocação ao poderio americano ("You better run, You better hide, Cause you pissed off America"), mas extremamente agradável de ser ouvida. A agressividade se repete em faixas como a heavy oitentista "End of The World" e na mais rockeira "Why do They do That".
Mas Chris não é só fúria nesse cd. Ecos do bom hard rock com pitadas heavy aparecem nas contagiantes "Perfect Crime" (com um riff matador) e na tipicamente Rainbow "She’s a Nighttime Lover", além da clara e justa homenagem a "All Night Long" (clássico de "Down to Earth", álbum do Rainbow com Bonnet nos vocais"), "Falling in Love With a Stranger" (que alguns poderam dizer que chupa até os vocais da época). O grande destaque vai para a pesada "Rock and Roll Heroes", que evoca a presença de nossos ídolos do rock, com um show da banda, principalmente de Chris e Bonnet.
Chris demonstra ser um guitarrista talentoso, mas que se preocupa tanto com os riffs como com os solos. Sua banda de apoio é excelente, destacando o tecladista brazuca Ed Roth, que sabe usar os teclados de maneira a criar climas corretos, sem exagero. Bonnet está cantando como nunca, experimentando tons mais rasgados, ou mais melódicos, dando show a parte. Uma banda de altíssimo nível só poderia produzir um cd maravilhoso.
Aproveite que este terá sua edição nacional pela Century Media e compre!
Line Up:
Chris Impelliteri – Guitarra
Graham Bonnet – Vocais
James Pulli – Baixo
Ed Roth – Teclados
Glen Sobel - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
Randy Blythe não foi avisado sobre mudança de logotipo do Lamb of God
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
A música melancólica — e "esquecida" — do Metallica que James Hetfield adora
A característica dos músicos brasileiros que impressionou o lendário Jon Anderson do Yes


O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



