Resenha - Fight to The End - Vhaldermar
Por Rafael Carnovale
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É um bom cd o "debut" dos espanhóis do Whaldemar. Uma banda nitidamente influenciada pelo lado épico do Manowar, com claros traços do speed metal germânico dos anos 80 (leia-se Helloween, Running Wild) e com espaços para momentos mais melódicos. Em suma, uma bela salada de estilos que funciona razoavelmente bem, embora peque pela falta de um elemento fundamental: originalidade.

Nunca se julga um cd pela capa, mas a primeira impressão que se tem ao olhar a capa deste cd é que vem metal épico por aí: um guerreiro com espada na mão, pronto para a batalha. E tome velocidade já na abertura, com a excelente "Black Beast", muito similar ao trabalho do Running Wild. Seguida pela mais melódica e mais comercial "Energy", mas também outra faixa muito legal. De cara percebe-se que o vocalista Carlos Escudero é muito influenciado pelo grande Eric Adams (Manowar), principalmente nos tons mais altos.
"Fight to The End" alterna momentos mais speed metal, como nas faixas "Feelings","Lost Word" (com uma bela mudança de andamento) e na faixa "7" (que por curiosidade é a sétima do cd com vocais agressivos e guitarras pesadíssimas), com faixas mais cadenciadas e tipicamente power melódicas, como a super cadenciada (e muito interessante) "Old King’s Visions" e a instrumental "The Helmet of War". Mas o foco do cd está no speed oitentista, como atestam as faixas "Traitor" e a faixa título "Whaldemar"(que conta a história do guerreiro que ilustra a capa do cd).
Não é um cd ruim,mas carece de muita originalidade. Clichês se repetem por todos os lados, e as letras demonstram pouca criatividade. A banda tem capacidade de produzir algo muito mais interessante, principalmente se buscar diversificar seu som dentro do que o metal propõe. Mas vale uma conferida... principalmente se você curte um metal agressivo e rápido e gosta de temas medievais.
Line Up:
Pedro Monge: Guitarras,Teclados
Carlos Escudero: Vocais,Guitarras
Oscar Cuadrado: Baixo
Eduardo Martinez: Bateria
Material Cedido por:
Rock Brigade/Laser Company Records.
http://www.rockbrigade.com.br
http://www.lasercompany.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards levou 10 anos para compor
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Jimi Hendrix: 12 coisas que talvez você não saiba sobre ele
O maior desafio de Joe Satriani para tocar Eddie Van Halen em turnê com Sammy Hagar
O álbum do Iron Maiden que James Hetfield, do Metallica, usou para aprender a tocar



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



