Resenha - Fight to The End - Vhaldermar
Por Rafael Carnovale
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É um bom cd o "debut" dos espanhóis do Whaldemar. Uma banda nitidamente influenciada pelo lado épico do Manowar, com claros traços do speed metal germânico dos anos 80 (leia-se Helloween, Running Wild) e com espaços para momentos mais melódicos. Em suma, uma bela salada de estilos que funciona razoavelmente bem, embora peque pela falta de um elemento fundamental: originalidade.

Nunca se julga um cd pela capa, mas a primeira impressão que se tem ao olhar a capa deste cd é que vem metal épico por aí: um guerreiro com espada na mão, pronto para a batalha. E tome velocidade já na abertura, com a excelente "Black Beast", muito similar ao trabalho do Running Wild. Seguida pela mais melódica e mais comercial "Energy", mas também outra faixa muito legal. De cara percebe-se que o vocalista Carlos Escudero é muito influenciado pelo grande Eric Adams (Manowar), principalmente nos tons mais altos.
"Fight to The End" alterna momentos mais speed metal, como nas faixas "Feelings","Lost Word" (com uma bela mudança de andamento) e na faixa "7" (que por curiosidade é a sétima do cd com vocais agressivos e guitarras pesadíssimas), com faixas mais cadenciadas e tipicamente power melódicas, como a super cadenciada (e muito interessante) "Old King’s Visions" e a instrumental "The Helmet of War". Mas o foco do cd está no speed oitentista, como atestam as faixas "Traitor" e a faixa título "Whaldemar"(que conta a história do guerreiro que ilustra a capa do cd).
Não é um cd ruim,mas carece de muita originalidade. Clichês se repetem por todos os lados, e as letras demonstram pouca criatividade. A banda tem capacidade de produzir algo muito mais interessante, principalmente se buscar diversificar seu som dentro do que o metal propõe. Mas vale uma conferida... principalmente se você curte um metal agressivo e rápido e gosta de temas medievais.
Line Up:
Pedro Monge: Guitarras,Teclados
Carlos Escudero: Vocais,Guitarras
Oscar Cuadrado: Baixo
Eduardo Martinez: Bateria
Material Cedido por:
Rock Brigade/Laser Company Records.
http://www.rockbrigade.com.br
http://www.lasercompany.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acha que é preciso ser fã fanático para gostar dele
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal
A versão de Arnaldo Antunes sobre sua saída dos Titãs antes de "Titanomaquia"


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



