Resenha - Fight to The End - Vhaldermar
Por Rafael Carnovale
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É um bom cd o "debut" dos espanhóis do Whaldemar. Uma banda nitidamente influenciada pelo lado épico do Manowar, com claros traços do speed metal germânico dos anos 80 (leia-se Helloween, Running Wild) e com espaços para momentos mais melódicos. Em suma, uma bela salada de estilos que funciona razoavelmente bem, embora peque pela falta de um elemento fundamental: originalidade.

Nunca se julga um cd pela capa, mas a primeira impressão que se tem ao olhar a capa deste cd é que vem metal épico por aí: um guerreiro com espada na mão, pronto para a batalha. E tome velocidade já na abertura, com a excelente "Black Beast", muito similar ao trabalho do Running Wild. Seguida pela mais melódica e mais comercial "Energy", mas também outra faixa muito legal. De cara percebe-se que o vocalista Carlos Escudero é muito influenciado pelo grande Eric Adams (Manowar), principalmente nos tons mais altos.
"Fight to The End" alterna momentos mais speed metal, como nas faixas "Feelings","Lost Word" (com uma bela mudança de andamento) e na faixa "7" (que por curiosidade é a sétima do cd com vocais agressivos e guitarras pesadíssimas), com faixas mais cadenciadas e tipicamente power melódicas, como a super cadenciada (e muito interessante) "Old King’s Visions" e a instrumental "The Helmet of War". Mas o foco do cd está no speed oitentista, como atestam as faixas "Traitor" e a faixa título "Whaldemar"(que conta a história do guerreiro que ilustra a capa do cd).
Não é um cd ruim,mas carece de muita originalidade. Clichês se repetem por todos os lados, e as letras demonstram pouca criatividade. A banda tem capacidade de produzir algo muito mais interessante, principalmente se buscar diversificar seu som dentro do que o metal propõe. Mas vale uma conferida... principalmente se você curte um metal agressivo e rápido e gosta de temas medievais.
Line Up:
Pedro Monge: Guitarras,Teclados
Carlos Escudero: Vocais,Guitarras
Oscar Cuadrado: Baixo
Eduardo Martinez: Bateria
Material Cedido por:
Rock Brigade/Laser Company Records.
http://www.rockbrigade.com.br
http://www.lasercompany.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Os dois clássicos do Angra que Rafael Bittencourt ajudou a escrever, mas não foi creditado
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Mikkey Dee anuncia shows tocando músicas do Motörhead
Escritor publica foto da mulher que inspirou "Whole Lotta Rosie", clássico do AC/DC
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
Os argumentos que sustentam tese de Regis Tadeu que Cazuza era melhor que Renato Russo


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



