Resenha - Six Degrees Of Inner Turbulence - Dream Theater
Por Rodrigo Simas
Postado em 17 de maio de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Acusados muitíssimas vezes de não ter "feeling" e só técnica, o Dream Theater segue seu caminho, conseguindo cada vez mais nos surpreender com lançamentos de altíssimo nível.
Dream Theater - Mais Novidades
Depois de problemas internos que quase causaram o fim da banda, o Dream Theater lançou o incrível "Scenes From a Memory", que marcou uma nova fase e sua total liberdade artística, culminando no triplo ao vivo "Scenes From New York".
"Six Degrees Of Inner Turbulance" continua essa fase, mostrando que ainda vem muita coisa boa pela frente. Desta vez com uma proposta arriscada, um CD duplo de estúdio, já lançado no Brasil, "Six Dregrees" prova valer os 40 reais (aproximadamente) pagos na compra: "The Glass Prison" é uma das músicas mais pesadas já gravadas pelo Dream Theater e mostra toda a veia heavy metal da banda. "The Great Debate" traz um tema importante, mostrando um mundo em completa mudança., também com riffs pesados e destaque total para a bateria de Mike Portnoy. "Blind Faith" e "Misunderstood" mostram um Dream Theater mais cadenciado e "Disappear" encerra o CD 1.
Muitos acham que não seria necessário mais um CD neste lançamento, mas é impossível ouvir a música "Six Degrees Of Inner Turbulence" , com suas oito partes e 42 minutos de duração (estando sozinha no segundo CD), e manter essa opinião. Desde a sua introdução – que lembra muito uma trilha sonora de algum filme – até alguns trechos maravilhosos de "War Inside My Head" e "The Test That Stumped Them All" (partes 3 e 4 respectivamente), a faixa já vale o dinheiro extra para comprar o álbum duplo.
Não vou ficar falando na performance individual de cada um pois todos integrantes da banda dão um show à parte, com as partes instrumentais cada vez mais neuróticas e surpreendentes.
O Dream Theater se mantém como o maior ícone do "neo-progressivo" (ou qualquer outra coisa que você queira chamar) do novo século. Absolutamente imperdível. Será que eles vem mesmo pra cá esse ano?
Produzido por Mike Portnoy e John Petrucci
John Petrucci (guitarra)
Mike Portnoy (bateria)
James Labrie (vocal)
John Myung (baixo)
Jordan Rudess (teclado)
Outras resenhas de Six Degrees Of Inner Turbulence - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Dream Theater: Um de seus trabalhos mais inspirados
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


