Resenha - Six Degrees Of Inner Turbulence - Dream Theater
Por Rodrigo Simas
Postado em 17 de maio de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Acusados muitíssimas vezes de não ter "feeling" e só técnica, o Dream Theater segue seu caminho, conseguindo cada vez mais nos surpreender com lançamentos de altíssimo nível.
Dream Theater - Mais Novidades
Depois de problemas internos que quase causaram o fim da banda, o Dream Theater lançou o incrível "Scenes From a Memory", que marcou uma nova fase e sua total liberdade artística, culminando no triplo ao vivo "Scenes From New York".
"Six Degrees Of Inner Turbulance" continua essa fase, mostrando que ainda vem muita coisa boa pela frente. Desta vez com uma proposta arriscada, um CD duplo de estúdio, já lançado no Brasil, "Six Dregrees" prova valer os 40 reais (aproximadamente) pagos na compra: "The Glass Prison" é uma das músicas mais pesadas já gravadas pelo Dream Theater e mostra toda a veia heavy metal da banda. "The Great Debate" traz um tema importante, mostrando um mundo em completa mudança., também com riffs pesados e destaque total para a bateria de Mike Portnoy. "Blind Faith" e "Misunderstood" mostram um Dream Theater mais cadenciado e "Disappear" encerra o CD 1.
Muitos acham que não seria necessário mais um CD neste lançamento, mas é impossível ouvir a música "Six Degrees Of Inner Turbulence" , com suas oito partes e 42 minutos de duração (estando sozinha no segundo CD), e manter essa opinião. Desde a sua introdução – que lembra muito uma trilha sonora de algum filme – até alguns trechos maravilhosos de "War Inside My Head" e "The Test That Stumped Them All" (partes 3 e 4 respectivamente), a faixa já vale o dinheiro extra para comprar o álbum duplo.
Não vou ficar falando na performance individual de cada um pois todos integrantes da banda dão um show à parte, com as partes instrumentais cada vez mais neuróticas e surpreendentes.
O Dream Theater se mantém como o maior ícone do "neo-progressivo" (ou qualquer outra coisa que você queira chamar) do novo século. Absolutamente imperdível. Será que eles vem mesmo pra cá esse ano?
Produzido por Mike Portnoy e John Petrucci
John Petrucci (guitarra)
Mike Portnoy (bateria)
James Labrie (vocal)
John Myung (baixo)
Jordan Rudess (teclado)
Outras resenhas de Six Degrees Of Inner Turbulence - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
Dream Theater: Um de seus trabalhos mais inspirados
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


