Resenha - Tenth Dimension - Blaze Bayley
Por Fábio Faria
Postado em 15 de fevereiro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O segundo álbum de um conjunto sempre gera uma expectativa muito grande, já que pode ser decisivo, principalmente se ele lançou um "debut" bem sucedido. É justamente nessa situação que se encontra o grupo Blaze, liderado pelo ex-vocalista do Iron Maiden, Blaze Bayley, e seus companheiros, os guitarristas Steve Wray e John Slater, o baixista Rob Naylor e o baterista Jeff Singer. Felizmente esse pessoal passou no teste e apresenta um novo material inspiradíssimo, cheio de peso, melodia e alguns elementos novos em relação ao primeiro trabalho.
"Tenth Dimension", lançado na Europa pela SPV, é um álbum de Heavy Metal Tradicional como só os britânicos sabem fazer, sem virtuosismo exagerado nem extravagâncias musicais, e que serve como um tapa na orelha daqueles que duvidavam da capacidade de Bayley como cantor e compositor. Trata-se de um disco conceitual no melhor estilo conspiração "Arquivo X". De acordo com o próprio Blaze, a estória fala sobre um cientista que tem suas pesquisas roubadas por um determinado "governo", que deseja usá-las como arma.
O enredo foi todo idealizado pelos cinco integrantes, o que confirma o fato de Blaze não ser somente um projeto do ex-vocalista do Maiden, e sim, uma banda de verdade. As doze canções foram compostas em sua maioria pelo quarteto Bayley, Wray, Naylor e Slater. Este último, ainda é o responsável pela ilustração da capa do CD "Tenth Dimension". O trabalho de equipe resulta numa identidade musical muito positiva. Fato realçado pela sonoridade que o produtor Andy Sneap ajudou a dar ao álbum: destaque para as guitarras poderosas e para o som da bateria, assim como em "Silicon Messiah", que ele também produziu.
Algumas músicas como "Stranger to The Light" e "End Dream" seguem a linha do disco anterior, enquanto que em "Leap Of Faith" e "Speed Of Light", nota-se inspirações explícitas nas guitarras do Iron Maiden. Existem também novas influências e elementos até então nunca usados. A começar pela canção "Kill and Destroy", que logo no início surpreende com um riff bem ao estilo thrash metal da segunda metade dos anos 80, lembrando o Metallica daquela época. Depois, as surpresas (positivas) ficam por conta das baladas "The Truth Revealed" e "Meant to Be", está última, além de uma performance inspirada de Blaze, conta com uma sessão de cordas e vocais femininos (que ficaram a cargo da cantora Michelle Houston). Além dessas, entre os destaques do disco estão as canções "Tenth Dimension" (refrão contagiante), "Nothing Will Stop Me" e "Land of the Blind".
Mas, e o vocal do Blaze? Bom, quem já era fã vai perceber a evolução do cara, e quem não era vai se surpreender. Mesmo com algumas supostas limitações, o vocalista demonstra que os anos com o Iron Maiden lhe foram úteis como aprendizado, sem contar o amadurecimento natural de um vocalista na casa dos trinta e poucos anos. Livre das amarras impostas por Steve Harris, Blaze prova que tem todas as condições de se firmar no cenário metálico europeu. Fazendo música adequada para o seu timbre de voz, o cantor tem promissores anos de carreira pela frente.
Track List:
01 - Forgotten Future
02 - Kill and Destroy
03 - End Dream
04 - The Tenth Dimension
05 - Nothing Will Stop Me
06 - Leap of Faith
07 - The Truth Revealed
08 - Meant to Be
09 - Land of the Blind
10 - Stealing Time
11 - Speed of Light
12 - Stranger to the Light
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa



Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
Bruce Dickinson afirma não ter prestado muita atenção no Iron Maiden com Blaze Bayley
Em festival alemão, Blaze Bayley toca música que o Iron Maiden nunca executou ao vivo


