Resenha - Epic - Borknagar
Por Fernando De Santis
Postado em 07 de janeiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um castigo de três anos para os fãs, os noruegueses do Borknagar lançam seu sexto álbum, intitulado "Epic", que mantém aquele Black Metal de qualidade, com muito peso, composições pra lá de climáticas e sinfônicas. O Borknagar é famoso também por não ter um line-up que podemos chamar de "fixo", muitas mudanças rolaram com o passar dos anos e nesse álbum, a banda contou com Oystein G. Brun (guitarra), Lars A. Nedland (sintetizadores), Asgeir Mickelson (baixo e bateria) e Andreas Hedlund, mais conhecido como Vintersorg.
Borknagar - Mais Novidades
A rápida "Future Reminiscence" abre o disco, mostrando logo de cara toda o clima sinfônico que envolve o som do Borknagar, que tem muita interferência de sintetizadores, temática Viking e uma versatilidade fora do comum de Vintersorg, que vai do vocal rasgado ao melódico, com extrema facilidade. "Traveller" que vem na seqüência, mostra mais uma vez que Vintersorg é a figura da banda. É possível identificar uma série de "faces" na voz do rapaz, são diversas mudanças de estilo que fazem até o ouvinte mais desatento questionar quantos vocalistas cantam na banda. "Sealed Chambers Of Eletricity" tem como destaque o trabalho impecável do batera Asgeir Mickelson. Impressionante a precisão nos bumbos e as viradas. É de deixar qualquer fã de boca aberta!
"The Weight Of Wind", uma faixa instrumental de quase quatro minutos, apresenta uma bela melodia de "piano" que vai se encorpando com os demais instrumentos, dando peso a composição com o decorrer da música. "Resonance" acorda o ouvinte, pois trata-se de mais uma composição muito rápida, com mais uma vez destaque para o baterista Asgeir, que parece um metrônomo disparado, em altíssima velocidade. "Cyclus" resume o som do Borknagar em apenas uma faixa: Velocidade, peso, mudança de cadência, mudança de estilos de vocal, variando mais uma vez do rasgado ao melódico e refrão extremamente marcante. O CD ainda conta com um vídeo, para ser visto no PC, que mostra o "Making Of" da gravação do álbum "Epic". Um atrativo a mais, pois trata-se de um vídeo muito interessante.
Embora tenha a difícil tarefa de vir após o "Empiricism" (disco lançado em 2001), "Epic" consegue manter muito bem a qualidade do Black Metal competente do Borknagar, que carrega muitos adjetivos próprios, tornando a banda ímpar. Com certeza vai agradar em cheio aos fãs dos vikings noruegueses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Dez bandas lendárias que nunca mudaram de formação, em lista da Metal Hammer
Dave Mustaine, do Megadeth, abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes
Onze grandes bandas que contam com apenas um integrante original


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



