Resenha - Epic - Borknagar
Por Fernando De Santis
Postado em 07 de janeiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um castigo de três anos para os fãs, os noruegueses do Borknagar lançam seu sexto álbum, intitulado "Epic", que mantém aquele Black Metal de qualidade, com muito peso, composições pra lá de climáticas e sinfônicas. O Borknagar é famoso também por não ter um line-up que podemos chamar de "fixo", muitas mudanças rolaram com o passar dos anos e nesse álbum, a banda contou com Oystein G. Brun (guitarra), Lars A. Nedland (sintetizadores), Asgeir Mickelson (baixo e bateria) e Andreas Hedlund, mais conhecido como Vintersorg.
A rápida "Future Reminiscence" abre o disco, mostrando logo de cara toda o clima sinfônico que envolve o som do Borknagar, que tem muita interferência de sintetizadores, temática Viking e uma versatilidade fora do comum de Vintersorg, que vai do vocal rasgado ao melódico, com extrema facilidade. "Traveller" que vem na seqüência, mostra mais uma vez que Vintersorg é a figura da banda. É possível identificar uma série de "faces" na voz do rapaz, são diversas mudanças de estilo que fazem até o ouvinte mais desatento questionar quantos vocalistas cantam na banda. "Sealed Chambers Of Eletricity" tem como destaque o trabalho impecável do batera Asgeir Mickelson. Impressionante a precisão nos bumbos e as viradas. É de deixar qualquer fã de boca aberta!
"The Weight Of Wind", uma faixa instrumental de quase quatro minutos, apresenta uma bela melodia de "piano" que vai se encorpando com os demais instrumentos, dando peso a composição com o decorrer da música. "Resonance" acorda o ouvinte, pois trata-se de mais uma composição muito rápida, com mais uma vez destaque para o baterista Asgeir, que parece um metrônomo disparado, em altíssima velocidade. "Cyclus" resume o som do Borknagar em apenas uma faixa: Velocidade, peso, mudança de cadência, mudança de estilos de vocal, variando mais uma vez do rasgado ao melódico e refrão extremamente marcante. O CD ainda conta com um vídeo, para ser visto no PC, que mostra o "Making Of" da gravação do álbum "Epic". Um atrativo a mais, pois trata-se de um vídeo muito interessante.
Embora tenha a difícil tarefa de vir após o "Empiricism" (disco lançado em 2001), "Epic" consegue manter muito bem a qualidade do Black Metal competente do Borknagar, que carrega muitos adjetivos próprios, tornando a banda ímpar. Com certeza vai agradar em cheio aos fãs dos vikings noruegueses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Líder do Evergrey considera novo álbum um dos mais positivos da carreira
Biquini comemora 41 anos de carreira com show em Belo Horizonte
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater



Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



