Resenha - Epic - Borknagar
Por Fernando De Santis
Postado em 07 de janeiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um castigo de três anos para os fãs, os noruegueses do Borknagar lançam seu sexto álbum, intitulado "Epic", que mantém aquele Black Metal de qualidade, com muito peso, composições pra lá de climáticas e sinfônicas. O Borknagar é famoso também por não ter um line-up que podemos chamar de "fixo", muitas mudanças rolaram com o passar dos anos e nesse álbum, a banda contou com Oystein G. Brun (guitarra), Lars A. Nedland (sintetizadores), Asgeir Mickelson (baixo e bateria) e Andreas Hedlund, mais conhecido como Vintersorg.
A rápida "Future Reminiscence" abre o disco, mostrando logo de cara toda o clima sinfônico que envolve o som do Borknagar, que tem muita interferência de sintetizadores, temática Viking e uma versatilidade fora do comum de Vintersorg, que vai do vocal rasgado ao melódico, com extrema facilidade. "Traveller" que vem na seqüência, mostra mais uma vez que Vintersorg é a figura da banda. É possível identificar uma série de "faces" na voz do rapaz, são diversas mudanças de estilo que fazem até o ouvinte mais desatento questionar quantos vocalistas cantam na banda. "Sealed Chambers Of Eletricity" tem como destaque o trabalho impecável do batera Asgeir Mickelson. Impressionante a precisão nos bumbos e as viradas. É de deixar qualquer fã de boca aberta!
"The Weight Of Wind", uma faixa instrumental de quase quatro minutos, apresenta uma bela melodia de "piano" que vai se encorpando com os demais instrumentos, dando peso a composição com o decorrer da música. "Resonance" acorda o ouvinte, pois trata-se de mais uma composição muito rápida, com mais uma vez destaque para o baterista Asgeir, que parece um metrônomo disparado, em altíssima velocidade. "Cyclus" resume o som do Borknagar em apenas uma faixa: Velocidade, peso, mudança de cadência, mudança de estilos de vocal, variando mais uma vez do rasgado ao melódico e refrão extremamente marcante. O CD ainda conta com um vídeo, para ser visto no PC, que mostra o "Making Of" da gravação do álbum "Epic". Um atrativo a mais, pois trata-se de um vídeo muito interessante.
Embora tenha a difícil tarefa de vir após o "Empiricism" (disco lançado em 2001), "Epic" consegue manter muito bem a qualidade do Black Metal competente do Borknagar, que carrega muitos adjetivos próprios, tornando a banda ímpar. Com certeza vai agradar em cheio aos fãs dos vikings noruegueses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Nova música do Sepultura é elogiada em matéria da Metal Hammer
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A opinião de Edu Falaschi sobre o lendário DVD "RituAlive" do Shaman
Power Metal: os dez álbuns essenciais do gênero
O verdadeiro motivo pelo qual os Beatles se separaram, segundo Mick Jagger




Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



