Resenha - Izz - I Move
Por Guilherme Vignini
Postado em 12 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz algum tempo que eu ouvia falar dessa banda de Nova York, classificada como Rock Progressivo. Sempre muito elogiada pelo seu trabalho de estréia "Sliver Of A Sun", a banda começou a ganhar espaço em todas as publicações e sites especializados em Prog.

No ano passado eles tocaram no festival Progday, um dos mais importantes, ao lado por exemplo do NDV (banda do baterista / vocalista do Spock’s Beard Nick di Virgillio) e recentemente eles irão tocar com o Flower Kings, o que mostra que eles já estão conquistando um espaço valioso.
Esse último trabalho deles é muito bom. Fazem um som bem diferente do progressivo "convencional" (algumas pessoas chamam de "prog-pop"). Eles têm dois bateristas um acústico e outro que cuida da parte eletrônica. Só isso já daria uma sonoridade diferente (o Yes fez isso na turnê do Union e o resultado foi fantástico). O som às vezes parece muito mais com uma música pop normal, com seus 4 ou 5 minutos de duração, refrões fortes,etc, SE eles não tivesse a inteligência de sutilmente incorporarem técnicas "progressivas" nas músicas. Isso é feito brilhantemente atualmente por bandas como os "dinossauros" Yes e Rush ou o Everon da nova geração. Ou seja na primeira ouvida as vezes não se fica muito impressionado (se você espera ouvir um "Close to the Edge" por exemplo), mas ele fica melhorando a cada audição, e em pouco tempo começa-se a perceber que a proposta da banda é fazer música de boa qualidade, e todos os elementos progressivos estão presentes nas faixas do cd.
Existem algumas músicas que realmente boas, como "Spinnin’ Round", que tem ótima melodia de voz. A música título "I Move" me lembra bastante de algumas fases do Rush. A super-pop "I Wanna Win", que poderia tocar em qualquer rádio e que tem um solo de guitarra belíssimo, que lembra bastante de Steve Rothery do Marillion. A badada "Believe" também mostra muito bom gosto e é um dos melhores momentos do álbum.
O cd tem momentos "puros" de progressivo, como na instrumental "Star Evil Gnoma Su"e "Coming Like Light" , que soam como um King Crimson com toques de Keith Emerson e "Knigh of Nights" e "The Mists of Daklriada" que agradarão os fãs de progressivo.
Recomendo esse cd á todos que gostam de música bem feita, bem tocada e sem preconceitos musicais, pois o cd é muito bom e com certeza vamos ouvir muito falar desse pessoal do IZZ nos próximos anos.
Website: www.izznet.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O vazio deixado pelo Edguy
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir
A banda pouco conhecida que por pouco não se tornou um grande nome do metal mundial
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



