Resenha - Mag Earwhig! - Guided By Voices
Por Ana Therezo
Postado em 06 de novembro de 2000
Espirituoso, irônico e afinado, assim pode ser definido o trabalho do grupo Guided by Voices - liderado pelo ex-professor escolar, multi-instrumentista, compositor e vocalista Robert Pollard. Coqueluche dos independentes no começo da carreira, respeitados pela crítica e munidos de declarações apaixonadas de fãs famosos como Kim Deal (Pixies, Breeders) e Thurston Moore (Sonic Youth), o trabalho em questão merece ser apreciado com o devido respeito.

O álbum foi gravado após a turnê de "Under the Bushes"; Robert Pollard resolveu reformular a banda e o baixista e guitarrista Tobin Sprout, parceiro de longa data, deixou o grupo. Robert então entrou em estúdio com o Cobra Verde – banda de garage/punk formada em Cleveland – e gravou "Mag Earwhig!". Apesar da sonoridade lembrar antigos trabalhos, esse álbum tem um ritmo mais batido, com guitarras altas e nervosas.
Pollard coincidentemente organizou o disco como uma ópera-rock, sendo sua infância o tema principal das 21 canções (uma das características do grupo são as canções curtas – em média 2 minutos cada). O que de início pode parecer uma simples canção de ninar, acaba se tornando uma complexa história de vida. As músicas vão se desenrolando e criando o clima para entoar melhor os erros e acertos de Robert. Destaque para "I Am A Tree" e "Bulldog Skin", dois clássicos, e as mais pesadas do disco.
Bem no estilo pop/rock alternativo americano e um belo exemplar Lo-Fi – estilo surgido da fusão das bandas britânicas do pós-punk com o underground americano dos anos 80 - o Guided by Voices preserva com esse CD seu título de um dos principais representantes do gênero, ao lado de bandas renomadas como REM.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Raul Seixas - O significado de "faça como fez Sinatra, compre um carro e vá embora"
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



