Resenha - Mag Earwhig! - Guided By Voices
Por Ana Therezo
Postado em 06 de novembro de 2000
Espirituoso, irônico e afinado, assim pode ser definido o trabalho do grupo Guided by Voices - liderado pelo ex-professor escolar, multi-instrumentista, compositor e vocalista Robert Pollard. Coqueluche dos independentes no começo da carreira, respeitados pela crítica e munidos de declarações apaixonadas de fãs famosos como Kim Deal (Pixies, Breeders) e Thurston Moore (Sonic Youth), o trabalho em questão merece ser apreciado com o devido respeito.

O álbum foi gravado após a turnê de "Under the Bushes"; Robert Pollard resolveu reformular a banda e o baixista e guitarrista Tobin Sprout, parceiro de longa data, deixou o grupo. Robert então entrou em estúdio com o Cobra Verde – banda de garage/punk formada em Cleveland – e gravou "Mag Earwhig!". Apesar da sonoridade lembrar antigos trabalhos, esse álbum tem um ritmo mais batido, com guitarras altas e nervosas.
Pollard coincidentemente organizou o disco como uma ópera-rock, sendo sua infância o tema principal das 21 canções (uma das características do grupo são as canções curtas – em média 2 minutos cada). O que de início pode parecer uma simples canção de ninar, acaba se tornando uma complexa história de vida. As músicas vão se desenrolando e criando o clima para entoar melhor os erros e acertos de Robert. Destaque para "I Am A Tree" e "Bulldog Skin", dois clássicos, e as mais pesadas do disco.
Bem no estilo pop/rock alternativo americano e um belo exemplar Lo-Fi – estilo surgido da fusão das bandas britânicas do pós-punk com o underground americano dos anos 80 - o Guided by Voices preserva com esse CD seu título de um dos principais representantes do gênero, ao lado de bandas renomadas como REM.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
Pitty e seu vício em alguém apresentado em "Na sua estante"
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
A indigência musical da banda de rock que mais vendia em 1996, conforme Humberto Gessinger
O lendário guitarrista que Regis Tadeu elogiou: "Não é exemplo de técnica, mas é excelente"
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"

Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



