Resenha - Exchanging Truth for a Lie - America Gomorrah
Por Thiago Sarkis
Postado em 08 de agosto de 2000
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É bem interessante ouvir uma banda que coloca em seu estilo tradicional, elementos de um outro tipo de música, que também já influenciou os seus integrantes. No caso do America Gomorrah, o tradicional é o hard rock e os elementos adicionais são de rock/metal progressivo.

O que mais pode se notar neste álbum é a boa intenção dos músicos. De fato, não são os reis do talento, nem pouco, os reis da técnica, mas tentam dar o máximo de si, dentro de suas limitações. Procuram caprichar no instrumental e trabalhar bem as melodias em músicas nas quais, os riffs mais pesados, poderiam "falar" sozinhos. É uma pena que as vezes eles fiquem só na tentativa e boa vontade mesmo.
A idéia de colocar várias características de progressivo no hard rock é boa e já deu bons resultados antes. Porém, no caso do America Gomorrah, a impressão é de que: "Eles não cagam, nem saem da moita". Parecem estar confusos, pisando em ovos, principalmente quando colocam mais idéias de rock/metal progressivo. Até que no hard rock, eles se garantem, mas para fãs do estilo, não são sinônimo de grande empolgação.
Gene Crout, apesar de não ser de todo ruim, é um martírio para quem tem costume de ouvir guitarristas como George Lynch, Reb Beach, Nuno Bettencourt, Eddie Van Halen & cia.
O tempo inteiro as letras falam de Deus, da igreja, etc. Inclusive algumas têm partes da bíblia. Isso se torna um pouco ‘massante’. Aliás, essa repetitividade em letras já está virando uma coisa normal. Tem o Planet Hemp falando de maconha, bandas de epic metal falando de dragões, castelos e guerreiros. Outros grupos falando de satã, e outros de Deus. As vezes é interessante variar um pouco o tema abordado. O ‘nosso’ Eterna faz isso muito bem. Consegue variar as letras e passar ainda a mensagem que querem.
"Exchanging Truth for a Lie" tem mais boas intenções do que bons momentos. Fãs de AOR/hard rock deverão curtir várias coisas deste CD. Porém, não é algo muito interessante e que vá encantar os fãs do estilo.
O que vou dizer pode parecer um pouco pesado, principalmente por se tratar de uma banda cristã. Porém, sinto, mas a única frase para resumir o que penso quando ouço este debute do America Gomorrah é: "De boas intenções, o inferno tá cheio".
Formação
Gene Crout (Guitarras & Vocais)
Bob Waldman (Baixo)
Carl Busser (Bateria)
Site Oficial – http://www.americagomorrah.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
David Coverdale revela quem acabou com sua parceria com Jimmy Page
Dave Mustaine quis tirar foto com moça que usava vestido do Megadeth, mas...
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



