Resenha - Gathered By... - Serpent Rise
Por Haggen Kennedy
Postado em 28 de abril de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando o batera Júlio, o vocal Agnaldo e o guitarra Diogo combinaram suas influências individuais, em 1993, nasceu o Serpent Rise. O tempo de sete anos foi o necessário para lançar um CD, mas ei-lo, enfim.

O debute contém sete músicas, que seguem fiéis ao que a banda se propõe fazer: o mais puro Doom Metal atmosférico. E, aliás, que trabalhozinho pra lá de bem-feito. A começar pela capa, que é bem legal e se você desdobrar o encarte, descobre um pequeno poster do grupo (como um "Louder Than Hell" do Manowar). Na verdade, quando recebi esse CD em mãos cheguei a pensar que fosse uma banda gringa, pois não há um só errinho de inglês e o som que o conjunto faz é impressionantemente bem-feito.
Logo no começo, com "In the Cosmic Sea", já dá pra sacar o profissionalismo e competência dos caras. Excelente melodia e arranjos. Vocalização idem. O que, aliás, acontece com "...Kharma", faixa seguinte. O comecinho lento digno de um bom My Dying Bride cola facilmente na cabeça e não larga até que os vocais de Agnaldo chegam, com uma sonoridade visivelmente (ou melhor, 'audivelmente') estéreo. A coisa toda é realmente muito bem-feita.
"Mistress of my Paradise" não foge ao estilo e muito menos "Reflex in the last Mirror", "Betrayer God", "Travelling Free..." ou "During the Eternity", que se mostram pratos cheios pra quem gosta do estilo, sem exagero. Mas o ponto alto do disco vai mesmo para "...Kharma".
De qualquer modo, o som dos caras é realmente bem-feito, com raízes nas grandes bandas do estilo. O único hiato é a produção sonora, que poderia ter sido um pouquinho melhor. Por outro lado, vale ressalvar que não há disparidades entre a sonoridade dos instrumentos (um lá embaixo, outro lá em cima), pelo contrário: estão todos linearizados e muito bem entrosados entre si e com o vocal. Ponto para os caras nesse quesito (além da competência deles pra fazer esse tipo de som, é claro).
Quem gosta de My Dying Bride, Paradise Lost e afins pode ir atrás do Serpent Rise que é dinheiro bem aplicado.
Material cedido por:
Megahard Records
Cx. Postal 41.698 - São Paulo - 05422-970 - Brasil
Fax: 0055 11 852-1454
Tel: 0055 11 881-5150
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba
A reação do Sepultura quando até cantores sertanejos tentaram a sorte para substituir Max
O hit da Legião Urbana inspirado em Dalí e acusado por Folha de não fazer sentido

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



