Resenha - Live in Boston - Who
Por Rafael Carnovale
Postado em 12 de outubro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A morte do genial baixista John Entwistle deixou um grande vazio no já desfalcado The Who anos 2000. Se a banda já sofria com a ausência do fantástico baterista Keith Moon (mesmo tendo na bateria um excelente Zak Starkey), agora seria uma outra grande lacuna a ser preenchida, já que John formava com Keith uma das melhores cozinhas do rock setentista. Muitos afirmaram que seria a hora de parar, encerrar as atividades, interromper essa banda paródia que excursionava continuamente desde o final dos anos 90. Mas Pete Townsend e Roger Daltrey resolveram continuar. Recrutaram o talentoso Pino Palladino para o baixo e embarcaram em mais uma turnê em 2003.

O resultado você confere neste bom DVD, "Live in Boston". Tocando para um anfiteatro lotado, Pete e Roger demonstram que ainda têm muito a oferecer para o rock, mesmo sentindo as ausências de Keith e John, já que Pino e Zak são nitidamente músicos de apoio, ficando as luzes totalmente focadas em Pete e Roger.
O show é como todo show do The Who nos anos 90: bombástico. Abrindo com "I can’t Explain", passando por clássicos como "Substitute", "Relay", "5:15" e uma série de músicas de "Quadrophenia", a banda (se é que podemos chamar de banda) demonstra forte entrosamento e Roger continua o mesmo, brincando com o microfone (que não para em suas mãos), além de continuar sendo um excelente "frontman". Pete também não fica atrás, embora as marcas da idade já se façam presentes, o mesmo continua um demolidor, com solos agressivos, ironias com a platéia (ele chega a mandar todos "calarem a boca" antes de anunciar "The Kids are Alright") e uma presença forte. Pino cumpre bem a função de baixista e Zak é de fato um talento na bateria. Os teclados ficam a cargo de John Bundrick e o irmão de Pete, Simon Towsend dá um apoio na guitarra e vocais.
Outros destaques ficam para "Pinball Wizard" (com Roger destruindo na performance), "Behind Blue Eyes" (para ensinar Fred Durst como se canta) e a emocionante "Won’t get Fooled Again" (dedicada a John). O final é fantástico, com "See Me, Feel Me" e "Listening to You" sendo cantadas em uníssono pela platéia. Como extras temos entrevistas recentes com Roger, que se mostra ainda abatido pela morte de John, mas revigorado pelas músicas gravadas em estúdio em 2004 ("Old Red Wine" e "Real Looking Boy"), e um Pete totalmente sarcástico, mas também apreciador do atual "status" do The Who.
Um bom DVD, que só não leva nota máxima pela ausência de um dos maiores baxistas que já passaram pela Terra, e pelo fato de soar um tanto oportunista. Mas sendo sincero, pelo vigor demonstrado pela turma, e pela qualidade das músicas recém lançadas, ainda vale a pena apostar nessa grande banda, ou no que restou dela.
Lançado em 2004 pela Warner Music.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Vampeta explica por que se tornou fã de Guns N' Roses e U2
Noel Gallagher escolhe a melhor banda dos EUA: "Realmente muito boa"
Titãs e a inesperada visita punk que Arnaldo ficou muito grato de receber na prisão


O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



