Resenha - Live in Boston - Who
Por Rafael Carnovale
Postado em 12 de outubro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A morte do genial baixista John Entwistle deixou um grande vazio no já desfalcado The Who anos 2000. Se a banda já sofria com a ausência do fantástico baterista Keith Moon (mesmo tendo na bateria um excelente Zak Starkey), agora seria uma outra grande lacuna a ser preenchida, já que John formava com Keith uma das melhores cozinhas do rock setentista. Muitos afirmaram que seria a hora de parar, encerrar as atividades, interromper essa banda paródia que excursionava continuamente desde o final dos anos 90. Mas Pete Townsend e Roger Daltrey resolveram continuar. Recrutaram o talentoso Pino Palladino para o baixo e embarcaram em mais uma turnê em 2003.

O resultado você confere neste bom DVD, "Live in Boston". Tocando para um anfiteatro lotado, Pete e Roger demonstram que ainda têm muito a oferecer para o rock, mesmo sentindo as ausências de Keith e John, já que Pino e Zak são nitidamente músicos de apoio, ficando as luzes totalmente focadas em Pete e Roger.
O show é como todo show do The Who nos anos 90: bombástico. Abrindo com "I can’t Explain", passando por clássicos como "Substitute", "Relay", "5:15" e uma série de músicas de "Quadrophenia", a banda (se é que podemos chamar de banda) demonstra forte entrosamento e Roger continua o mesmo, brincando com o microfone (que não para em suas mãos), além de continuar sendo um excelente "frontman". Pete também não fica atrás, embora as marcas da idade já se façam presentes, o mesmo continua um demolidor, com solos agressivos, ironias com a platéia (ele chega a mandar todos "calarem a boca" antes de anunciar "The Kids are Alright") e uma presença forte. Pino cumpre bem a função de baixista e Zak é de fato um talento na bateria. Os teclados ficam a cargo de John Bundrick e o irmão de Pete, Simon Towsend dá um apoio na guitarra e vocais.
Outros destaques ficam para "Pinball Wizard" (com Roger destruindo na performance), "Behind Blue Eyes" (para ensinar Fred Durst como se canta) e a emocionante "Won’t get Fooled Again" (dedicada a John). O final é fantástico, com "See Me, Feel Me" e "Listening to You" sendo cantadas em uníssono pela platéia. Como extras temos entrevistas recentes com Roger, que se mostra ainda abatido pela morte de John, mas revigorado pelas músicas gravadas em estúdio em 2004 ("Old Red Wine" e "Real Looking Boy"), e um Pete totalmente sarcástico, mas também apreciador do atual "status" do The Who.
Um bom DVD, que só não leva nota máxima pela ausência de um dos maiores baxistas que já passaram pela Terra, e pelo fato de soar um tanto oportunista. Mas sendo sincero, pelo vigor demonstrado pela turma, e pela qualidade das músicas recém lançadas, ainda vale a pena apostar nessa grande banda, ou no que restou dela.
Lançado em 2004 pela Warner Music.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
O apelido irônico que Folha de S. Paulo deu ao Engenheiros do Hawaii em 1986
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
Edu Falaschi e Bruno Sutter comentam sobre banda que é "Backstreet Boys do metal"

Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O curioso motivo de por que The Who quebrava instrumentos, segundo Peter Townshend
Em cerimônia com o Príncipe de Gales, Roger Daltrey é condecorado Cavaleiro Celibatário
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio



