Resenha - Meteora - Linkin Park
Por Rafael Carnovale
Postado em 21 de abril de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Linkin Park apareceu nos idos de 2001 com seu primeiro cd, "Hybrid Theory" vendendo muito bem e com "tours" que rodaram os EUA e Europa, inclusive participando do festival OZZFEST. Nesses dois anos, seguiram-se um DVD, um cd de remixes, um cd de lados-b, e nada de novo no front. Eis que no meio de 2002, a banda se reúne para dar início ao processo de parto de seu segundo cd. Com uma estrégia que pode ser considerada meteórica, nada melhor do que chamar o cd de "METEORA". Mas como em todas as bandas de New Metal que aparecem fica a seguinte pergunta: OK, o primeiro cd fez sucesso... mas como será o segundo?

A resposta é... a mesma coisa. "Don’t Stay", a primeira música, parece saída de "Hybrid Theory", com seus vocais rapeados e gritados, e a parede de guitarras, assim como "Living From You". A banda parece investir mais no lado "rap" da coisa, como na interessante "Somewhere I Belong" (cujo começo se encaixaria bem em qualquer bom cd de rap) e em "Hit the Floor", aonde temos literalmente um rap embalado por algumas guitarras e os vocais rapeados de Mike Shinoda ganham mais destaque.
Mas nem tudo é igual à teoria híbrida do primeiro cd. "Easier to Run" se mostra bem diferente, com mais efeitos eletrônicos e um clima de semi-balada que contrastada com as guitarras pesadas, pode ser de longe uma das melhores coisas que o LP já produziu. Outras que merecem destaques são a pesada "Faint" (aonde as guitarras se colocam bem a frente da eletrônica).
O resto do cd se mostra bem diversificado, mas seguindo duas linhas de execução, uma apostando mais na eletrônica, com o metal em segundo plano, como em "Breaking the Habit" e "Nobody’s Listening" (um rap) e faixas que procuram dar mais ênfase ao peso e aos vocais agressivos, como a ótima "Figure.09", a semi melódica e arrastada (mas não menos interessante) "From the Inside" e a mais pesada e que rivaliza com "Easier to Run" como a melhor do cd, aonde a banda consegue finalmente o que pretendia desde seu primeiro cd, criar um estilo, que mixa o peso das guitarras do rock com camadas de efeitos eletrônicos.
O Linkin Park não fez ainda seu disco definitivo, mas este "METEORA" de longe mostra-se bem melhor do que o repetitivo "Hybrid Theory", com maior consistência e maior uso de recursos... a banda está acertando aos poucos... resta ver o que o destino reserva a esses garotos nervosos. Não deixe de dar uma olhada na parte multimídia, que contém clipes e making of.
Line Up:
Chester Bennington – Vocais
Rob Bourdon – Bateria
Brad Delson – Guitarras
Joseph Hann – Samplers
Phoenix – Baixo
Mike Shinoda – DJ, Vocais, Samplers
Lançado no Brasil pela Warner Records em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"

A grande dúvida sobre Emily Armstrong substituindo Chester, segundo Mike Shinoda
Para Mike Shinoda (Linkin Park), Emily Armstrong é "a voz que só aparece uma vez por geração"
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


