Resenha - Meteora - Linkin Park
Por Rafael Carnovale
Postado em 21 de abril de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Linkin Park apareceu nos idos de 2001 com seu primeiro cd, "Hybrid Theory" vendendo muito bem e com "tours" que rodaram os EUA e Europa, inclusive participando do festival OZZFEST. Nesses dois anos, seguiram-se um DVD, um cd de remixes, um cd de lados-b, e nada de novo no front. Eis que no meio de 2002, a banda se reúne para dar início ao processo de parto de seu segundo cd. Com uma estrégia que pode ser considerada meteórica, nada melhor do que chamar o cd de "METEORA". Mas como em todas as bandas de New Metal que aparecem fica a seguinte pergunta: OK, o primeiro cd fez sucesso... mas como será o segundo?

A resposta é... a mesma coisa. "Don’t Stay", a primeira música, parece saída de "Hybrid Theory", com seus vocais rapeados e gritados, e a parede de guitarras, assim como "Living From You". A banda parece investir mais no lado "rap" da coisa, como na interessante "Somewhere I Belong" (cujo começo se encaixaria bem em qualquer bom cd de rap) e em "Hit the Floor", aonde temos literalmente um rap embalado por algumas guitarras e os vocais rapeados de Mike Shinoda ganham mais destaque.
Mas nem tudo é igual à teoria híbrida do primeiro cd. "Easier to Run" se mostra bem diferente, com mais efeitos eletrônicos e um clima de semi-balada que contrastada com as guitarras pesadas, pode ser de longe uma das melhores coisas que o LP já produziu. Outras que merecem destaques são a pesada "Faint" (aonde as guitarras se colocam bem a frente da eletrônica).
O resto do cd se mostra bem diversificado, mas seguindo duas linhas de execução, uma apostando mais na eletrônica, com o metal em segundo plano, como em "Breaking the Habit" e "Nobody’s Listening" (um rap) e faixas que procuram dar mais ênfase ao peso e aos vocais agressivos, como a ótima "Figure.09", a semi melódica e arrastada (mas não menos interessante) "From the Inside" e a mais pesada e que rivaliza com "Easier to Run" como a melhor do cd, aonde a banda consegue finalmente o que pretendia desde seu primeiro cd, criar um estilo, que mixa o peso das guitarras do rock com camadas de efeitos eletrônicos.
O Linkin Park não fez ainda seu disco definitivo, mas este "METEORA" de longe mostra-se bem melhor do que o repetitivo "Hybrid Theory", com maior consistência e maior uso de recursos... a banda está acertando aos poucos... resta ver o que o destino reserva a esses garotos nervosos. Não deixe de dar uma olhada na parte multimídia, que contém clipes e making of.
Line Up:
Chester Bennington – Vocais
Rob Bourdon – Bateria
Brad Delson – Guitarras
Joseph Hann – Samplers
Phoenix – Baixo
Mike Shinoda – DJ, Vocais, Samplers
Lançado no Brasil pela Warner Records em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
William DuVall encara desafio do metal ao gravar com Metal Allegiance: "É preciso estar à altura"
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame


O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Linkin Park responde a uso de música pela administração Trump
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


