Resenha - ComPactO - Patrulha do Espaço
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 21 de abril de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É constrangedor saber que uma banda do nível do PATRULHA DO ESPAÇO tenha de lançar seus discos de forma independente, ao passo que as majors só se preocupam em nos empurrar porcarias goelas abaixo.

Seja como for, após um hiato de quase três anos (seu último trabalho inédito foi o "Chronophagia", de 2000), finalmente temos em mãos o novo álbum, 14º da carreira do grupo, e que na realidade se trata de um mini-disco, ou melhor dizendo, o equivalente a um "compacto duplo" em formato digital, o que de certa forma corrobora tanto o título quando a arte gráfica, que reproduz o formato e o tamanho de um antigo compacto de vinil, além de fazer alusão a uma série de interpretações variadas (Com Pacto, .com, Compact, etc).
Embora este seja de certa forma uma espécie de continuação do trabalho anterior, talvez devido à curtíssima duração ele tenha perdido um pouco daquele caráter "viajante", dando lugar a composições mais pesadas, tal como "São Paulo City", que abre o CD com um riff que poderia muito bem estar em algum disco do MOUNTAIN; em seguida, "Louco Um Pouco Zen", um rockão "arrasa-quarteirão", precedendo "Sendas Astrais", que juntamente com "Terra de Minerais" são as que mais se aproximam da mescla "Hard Rock" + "Prog setentista", uma das características marcantes do citado "Chronophagia".
Temos ainda "Homem Carbono" e "Nem Tudo É Razão", duas faixas pontuadas por um piano com uma levada bem rock'n'roll, a segunda quase uma balada, por sinal a única do CD cuja letra fala (de forma velada) sobre uma paixão (parece que o Rodrigo estava bastante inspirado quando a compôs...). Por fim, um pequeno instrumental, "Tooginger", onde Júnior presta homenagem ao baterista Ginger Baker (CREAM).
A qualidade de gravação está excelente, embora em alguns momentos se faça oportuno um pequeno ajuste no equalizador para compensar um certo excesso de volume da bateria, mas nada que atrapalhe drasticamente o prazer proporcionado pela audição de mais um CD do PATRULHA DO ESPAÇO, com certeza um dos decanos do Rock'N'Roll brazuca!
Faixas:
São Paulo City
Louco um pouco Zen
Sendas astrais
Homem carbono
Nem tudo é razão
Terra de minerais
Tooginger
total time: 27:41
Formação:
Rolando Castello Júnior (bateria)
Luiz Domingues (baixo)
Rodrigo Hid (guitarras, teclados e vocal)
Marcello Schevano (guitarras, teclados, flauta e vocal)
Site oficial:
www.patrulharock.kit.net
Contatos através do e-mail [email protected] ou do telefone (11) 6941-1458 c/Luiz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
Roger Waters x David Gilmour; Nick Mason revelou quem foi o culpado da treta
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



