Resenha - ComPactO - Patrulha do Espaço
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 21 de abril de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É constrangedor saber que uma banda do nível do PATRULHA DO ESPAÇO tenha de lançar seus discos de forma independente, ao passo que as majors só se preocupam em nos empurrar porcarias goelas abaixo.

Seja como for, após um hiato de quase três anos (seu último trabalho inédito foi o "Chronophagia", de 2000), finalmente temos em mãos o novo álbum, 14º da carreira do grupo, e que na realidade se trata de um mini-disco, ou melhor dizendo, o equivalente a um "compacto duplo" em formato digital, o que de certa forma corrobora tanto o título quando a arte gráfica, que reproduz o formato e o tamanho de um antigo compacto de vinil, além de fazer alusão a uma série de interpretações variadas (Com Pacto, .com, Compact, etc).
Embora este seja de certa forma uma espécie de continuação do trabalho anterior, talvez devido à curtíssima duração ele tenha perdido um pouco daquele caráter "viajante", dando lugar a composições mais pesadas, tal como "São Paulo City", que abre o CD com um riff que poderia muito bem estar em algum disco do MOUNTAIN; em seguida, "Louco Um Pouco Zen", um rockão "arrasa-quarteirão", precedendo "Sendas Astrais", que juntamente com "Terra de Minerais" são as que mais se aproximam da mescla "Hard Rock" + "Prog setentista", uma das características marcantes do citado "Chronophagia".
Temos ainda "Homem Carbono" e "Nem Tudo É Razão", duas faixas pontuadas por um piano com uma levada bem rock'n'roll, a segunda quase uma balada, por sinal a única do CD cuja letra fala (de forma velada) sobre uma paixão (parece que o Rodrigo estava bastante inspirado quando a compôs...). Por fim, um pequeno instrumental, "Tooginger", onde Júnior presta homenagem ao baterista Ginger Baker (CREAM).
A qualidade de gravação está excelente, embora em alguns momentos se faça oportuno um pequeno ajuste no equalizador para compensar um certo excesso de volume da bateria, mas nada que atrapalhe drasticamente o prazer proporcionado pela audição de mais um CD do PATRULHA DO ESPAÇO, com certeza um dos decanos do Rock'N'Roll brazuca!
Faixas:
São Paulo City
Louco um pouco Zen
Sendas astrais
Homem carbono
Nem tudo é razão
Terra de minerais
Tooginger
total time: 27:41
Formação:
Rolando Castello Júnior (bateria)
Luiz Domingues (baixo)
Rodrigo Hid (guitarras, teclados e vocal)
Marcello Schevano (guitarras, teclados, flauta e vocal)
Site oficial:
www.patrulharock.kit.net
Contatos através do e-mail [email protected] ou do telefone (11) 6941-1458 c/Luiz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal
A música agitada que nasceu como balada romântica e se tornou um hit dos anos 90



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



