Resenha - Amnesiac - Radiohead
Por Rodrigo Simas
Postado em 27 de março de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como uma banda pode agradar tanto alguns, ser odiada por muitos e continuar vendendo tanto? Como uma banda pode manter seu lugar na mídia sendo tão alternativa, talvez até revolucionária, estando 100 anos a frente da grande maioria das bandas de hoje, ainda fazendo músicas que são confusas e desconexas para quase a totalidade dos seus ouvintes?
Radiohead - Mais Novidades
Poderíamos dizer que o Radiohead é "patrocinado" por uma gravadora grande com um marketing que não deixa seu nome desaparecer do mercado por muito tempo, mas esquecer a qualidade da banda é impossível.
O clássico "OK Computer" (1997) levou o Radiohead a outro patamar, mas ninguém esperava nada tão "novo" quanto "Kid A", que mostrou que ainda vinha muita coisa pela frente.
"Amnesiac" foi gravado junto com "Kid A", na mesma época, no mesmo lugar, e sendo assim traz o mesmo direcionamento de seu antecessor de menos de um ano: muitas partes praticamente eletrônicas, produção impecável, melodias doentias de tão estranhas, linhas instrumentais idem e uma personalidade e inovação de fazer inveja a quase tudo que ouvimos hoje em dia. Só um detalhe: "Amnesiac" é ainda mais radical.
Difícil explicar porque é tão bom, até porquê se você que está lendo esse review agora acha horrível, está mais que certo. "Amnesiac" é tão intragável que parece que entala no seu cérebro durante dois meses até você diluir o que está ouvindo e começar a achar que o CD inteiro é simplesmente excelente. E é mesmo.
Desde a entrada com a neurótica "Packt Like Sardines In A Crushd Tin Box", a bela "Pyramid Song" (os vocais de Thom Yorke continuam perfeitos), a completamente caótica/eletrônica "Pull/Pulk Revolving Doors" (como eles ainda conseguem vender algum CD?), a linda "Knives Out" (talvez a melhor do disco) e a excêntrica "Life in a Glass House" (que traz vários músicos convidados tocando instrumentos como clarineta e trombone), que fecha "Amnesiac" de um jeito no mínimo paranóico.
Se você achou essa crítica meio complexa, talvez meio confusa, com umas opiniões conflitantes, ela é mesmo. É um reflexo do que se ouve em "Amnesiac". Se Thom Yorke é um gênio ou um grande lunático só o tempo vai dizer, mas não precisamos esperar 100 anos para ouvir né?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
O disco "perfeito" que é o melhor do Morbid Angel, segundo a Metal Hammer
A música do Rush que Geddy Lee disse ter sido a gravação mais difícil da carreira
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"
Bruce Dickinson conta como foi estranha reunião com Harris que definiu volta ao Maiden
Bruce Dickinson revela qual a sua música favorita do Led Zeppelin



5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O álbum dos anos noventa que Bono gostaria que surgisse novamente
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
Eric Clapton não gostava do Britpop, mas foi "arrebatado" por esta banda dos anos 90
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A banda que Bono queria ver na MTV em 2005 incendiando "a imaginação de garotos de 16 anos"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra



