Patti Smith: O rock político continua sendo fonte para manifestos
Resenha - Trampin - Patti Smith
Por Roberto Almeida
Postado em 23 de outubro de 2004
O rock político, se depender de Patti Smith, continua sendo fonte para manifestos. Esse é mais um para o governo Bush.
Uma das faixas de Trampin’, nono álbum da poetisa do punk Patti Smith, vai longe além dos 10 minutos. Nela, o pau come solto em cima da pauta política do momento, a guerra do Iraque, com uma delicadeza que só uma compositora do calibre dessa quase sexagenária (espero que ela não leia isso) consegue fazer. E Radio Baghdad, título da música, termina com:

They’re robbing the cradle of civilization
(Eles estão roubando o berço da civilização)
Patti Smith capricha no lado político, que se percebe imerso em todas as faixas do disco. Trampin’, sem dúvida alguma, nasceu em um ano politicamente conturbado nos E.U.A. e Patti fisgou bem o momento. Radio Baghdad é apenas um exemplo, fácil de citar porque é literal. Em Jubilee, faixa que abre o disco, Patti dá suas metaforizadas de praxe para valorizar a liberdade estadounidense. E segue assim: defendendo o livre e detonando o submisso.
Até aí, parece que é mais um daqueles discos bons de ouvir uma vez só. Lê-se a letra, tudo parece claro. "Legal". Mas, para ouvi-lo de novo, só daqui a alguns meses. Para manter Trampin’ livre do limbo das coleções de CDs, Patti e seus colegas de banda - Lenny Kaye, Jay Dee Daugherty, Tony Shanahan e Oliver Ray - capricharam no rock para embalar a poesia tanto falada quanto cantada. É, de fato, bem elaborado, mas não atinge elevados graus de atenção do ouvinte. Enfim, quem conhece o som de Patti em seus últimos discos (Gung Ho, de 2000, e Peace and Noise, de 97), não deve esperar muitas surpresas.
Os destaques do disco ficam para a poderosa My Bleaken Years e a já citada Radio Baghdad que, mesmo em se tratando de um manifesto, é boa música. No segundo time, entram o rock de Stride of the Mind e a quase marchinha Jubilee.
Patti Smith - Trampin’
Columbia - 2004
Faixas
01 Jubilee (Daugherty, Kaye, Smith) 4:43
02 Mother Rose (Shanahan, Smith) 4:56
03 Stride of the Mind (Ray, Smith) 3:37
04 Cartwheels (Kaye, Smith) 6:01
05 Gandhi (Daugherty, Kaye, Ray, Shanahan) 9:21
06 Trespasses (Daugherty, Smith) 5:00
07 My Bleaken Year (Smith) 5:16
08 Cash (Ray, Smith) 4:20
09 Peaceable Kingdom (Shanahan, Smith) 5:09
10 Radio Baghdad (Ray, Smith) 12:17
11 Trampin’ (spiritual) 2:56
Esta matéria foi originalmente publicada na coluna Vitrolaz do Whiplash!. Informação para quem gosta de cultura. O Vitrolaz é uma revista eletrônica que fala de música, cinema e literatura. A proposta é apresentar sempre críticas, resenhas e entrevistas onde o que é novidade se mistura com o que fez história. O site, que tem uma equipe de jornalistas dividida entre Recife e Curitiba, também abre espaço para enquetes, comentários e promoções.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Mad Max anuncia novo álbum de estúdio, "Stories of Destiny"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
Bono explica o real significado da canção mais mal compreendida da história do U2


A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
CBGB Festival anuncia atrações para sua edição 2026
A canção punk que ajudou The Edge a definir o que o U2 viria a ser



