Tony Iommi: como é, para ele, ser considerado o pai do heavy metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: The List
Enviar Correções  

O guitarrista Tony Iommi falou, em entrevista ao The List, sobre a importância de seu trabalho musical ao longo das décadas. Graças ao que criou com o Black Sabbath, Iommi é visto, por muitos, como o criador do heavy metal.

Tony Iommi: ele tentou usar cordas de banjo após acidente com dedosTony Iommi
Ele tentou usar cordas de banjo após acidente com dedos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao ser questionado sobre como é ser creditado como o criador do heavy metal, Tony Iommi respondeu: "É fantástico. É inacreditável, de verdade. É muito bom quando você olha para trás, quando diziam que você nunca iria voltar a tocar, e inventa um novo tipo de som e um novo tipo de música".

Ao citar que disseram a ele que nunca voltaria a tocar, Tony Iommi faz menção ao acidente que lhe tirou as pontas de seus dedos indicador e médio da mão direita. O incidente ocorreu no último dia de trabalho em uma fábrica, quando ele ainda era adolescente. Para poder driblar a deficiência, Iommi fez uso de cordas em tensão diferente e afinações mais graves em sua guitarra.

"(O acidente) Mudou toda a minha vida no que diz respeito a tocar. Primeiramente, vários médicos disseram que eu nunca voltaria a tocar, então, tive que desenvolver algo que me permitisse tocar. Fiz minhas próprias pontas de dedo (de plástico), porque meus dedos ficavam doloridos. Tive que aprender a tocar de novo, de um jeito diferente, e encontrar uma forma confortável de tocar. Tive que olhar a guitarra de modo completamente diferente e equipá-la com cordas diferentes. Tudo teve que mudar", disse.

Iommi comentou, ainda, que não pensava em encontrar público quando começou a tocar música pesada. "Na música, acho que você precisa fazer o que está dentro de você e acreditar nisso. Se você começa a mirar nos fãs, estará fazendo o que outras pessoas querem. Antes de tudo, você precisa fazer o que quer e torcer para que as pessoas gostem. Levou muito tempo, porque não havia internet, então, era tudo na base do boca-a-boca", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O guitarrista também revelou quando foi a primeira vez que viu o Black Sabbath associado à palavra "metal". "Foi bem depois, entre 1973 e 1974. Foi em uma entrevista, acho que para a Melody Maker. Eles disseram: 'você toca metal'. E eu fiquei tipo: 'o que é isso?'. Eu sempre classificava a gente como heavy rock", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280