The Rolling Stones: Candomblé em Sympathy For The Devil
Por Ivan da Luz
Fonte: Fanpage Memórias do Rock
Postado em 03 de maio de 2019
O livro "O Mestre e Margarida", escrito nos anos 20 pelo russo Mikhail Bulgakov, e publicado nos anos 30 parcialmente censurado, traz um romance satírico e fantástico onde o diabo vem à Terra para visitar a Moscou comunista da época. A história integral só foi publicada nos anos 60, inclusive no Brasil.
Rolling Stones - Mais Novidades
No livro, a história é repleta de humor negro e reflexões que, apesar de se passarem na Rússia soviética de Stálin, são praticamente atemporais. Muitas de suas críticas podem ser facilmente enquadradas em sistemas e governos que conhecemos hoje. As narrativas seguem estilos diferentes a cada trecho da obra.
Três desses trechos do romance inspiraram três canções de rock: "Love And Destroy", do Franz Ferdinand; "Pilate", do Pearl Jam, e a que nos interessa neste texto.
"Sympathy For The Devil", do The Rolling Stones foi lançada no sétimo álbum da banda, em 1968 e fez um estrondoso sucesso na época. Na lista das 500 Melhores Canções da Música, da Revista Rolling Stone, está na 32ª posição.
Na letra, Jagger é o Príncipe das Trevas cantando sua trajetória pela história da humanidade e suas reações a eventos como a crucificação do Cristo, a revolução russa e a segunda guerra mundial, envolvendo detalhes de acontecimentos da época. A banda foi acusada de satanista, claro!
Embora muita gente pense que seu relacionamento com Luciana Gimenez e o filho gerado desse breve enlace seja a única ligação que tem com o Brasil, a verdade é que Mick Jagger se relaciona com nosso país desde os anos 60. No fim daquela década de 60, quando ele namorava a então famosa cantora Mariane Faithfull, (ela gravou algumas canções composta por ele), o casal visitou o Brasil, segundo o livro "Sexo, Drogas e Rolling Stones" do brasileiro José Emílio Rondeau.
Uma das visitas teria ocorrido à Salvador em janeiro de 1968. Quando Mick e Mariane chegaram, era o dia da tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Ficaram impressionados com o ritual. A celebração, uma das maiores demonstrações do convívio harmonioso entre católicos e candomblecistas, é marcado, entre outras coisas, pelo som dos atabaques. Pouco antes, ainda segundo o livro, Jagger e Richards estiveram em Matão, no interior de São Paulo, após passarem o réveillon no Rio de Janeiro e lá visitaram um terreiro de candomblé para assistirem um culto ao vivo.
Após a volta da Bahia, Jagger chegou ao estúdio com a idéia da canção. O som seria travestido de samba, simulando um ritual afro de candomblé. Por isso a percussão repetida e hipnotizante, que não cresce nem diminui, mas mantém-se vibrante, e enérgica. Um piano faz as vezes de música gospel, indicando certa contravenção religiosa aparente- afinal, teria visto o mesmo com Mariane.
Imagine só, um pai protestante americano ou anglicano inglês, conservadores, vendo um filho chegar empolgado em casa, bolachão embaixo do braço e, em seu quarto, ouve a canção pulando como um enfeitiçado de algum vodu ao som de batidas de macumba misturadas com o "som de Deus", enquanto o diabo lhe explica que estava perto de Jesus quando este teve dúvidas e dor.
Um documentário dirigido por Jean Luc Godard chamdo One Plus mostra a banda ensaiando a letra em diversos ritmos. O guitarrista Keith Richards quem sugere o ritmo que se tornaria definitivo.
Os pais se enfureciam. A molecada delirava de alegria. Para os conservadores, o Rock era arte pobre feita por gente sem talento e estudo. Sabemos que sempre foi exatamente o contrário!
Uma última curiosidade: embora a ótima versão da banda Guns N'Roses tenha ficado muito famosa, outros a regravaram: Ozzy Osbourne, Motorhead, Jane's Addiction e até uma Claudia Ohana (sim, a atriz).
Assista sobre outros clássicos no recém criado Canal Memórias do Rock no link abaixo.
https://www.youtube.com/channel/UCXOoSQjcfeGYvnhXMT15Bhw...
Ivan Da Luz, com Jayro Teles, é criador do canal Memórias do Rock e editor da fanpage deste canal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A gigante banda de prog onde Phil Collins quase ingressou; "fui ver eles um monte de vezes"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"


Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Brian Jones escondia dos Stones que ganhava mais dinheiro e espancava fãs?
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os cinco bateristas favoritos de Charlie Watts, dos Rolling Stones
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


