Metallica: perdendo o Grammy para o Jethro Tull e ganhando do Megadeth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carol Manzatti
Enviar Correções  

Lars Ulrich falou sobre o Grammy de 1989, onde o METALLICA esteve presente, marcando a primeira vez em que a banda se apresentava em uma cerimônia de tanto prestígio e perdeu o prêmio de 'Melhor Performance do Metal' para o Jethro Tull. O baterista disse a rádio 101.5 KGB:

"A verdadeira vitória daquela noite sem dúvida, foi transmitida pela música One. Aquele ano foi a primeira vez em que bandas de rock mesmo estavam presentes na transmissão do Grammy. Naquele momento não havia hip-hop, não havia essas coisas. Era algo mais conservador. Foi legal estar la."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele segue: "Eu estava no palco sentado atrás da bateria, olhando várias celebridades musicais famosas, sentadas na primeira fila com quase um olhar de horror, para os caras cabeludos (nós) ali. Então, isso já foi uma vitória (risos). O fato do Jethro Tull ter ganho, foi também uma vitória para nós, porque nos mostrou o quanto éramos fortes ao ponto de sermos nomeados, sermos cotados como a banda que deveria ganhar o prêmio na visão dos fãs e nós não estávamos no radar do que era 'moda' na época. Fomos a primeira banda de Heavy Metal ao vivo em uma premiação como essa", diz Lars. O apresentador disse antes da performance da banda que 'durante muito tempo o Heavy Metal foi confinado ao underground, mas os tempos mudaram e o Grammy também mudou'. Confira:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alice Cooper e Lita Ford, foram convidados para apresentar o vencedor do prêmio Melhor Disco de Hard Rock/Heavy Metal no Grammy, em Fevereiro de 1989. Alice, ao escutar sua colega anunciando os nomeados da categoria, se espanta ao ver que "Nothing’s shocking" da banda Jane’s Addiction foi lembrado pela Academia e sua cara de susto sobre o "Crest of a knave", disco recente da época do Jethro Tull, que também concorria na categoria, estivesse ali embora ninguém tenha entendido. Alem do METALLICA, "Cold metal" do músico Iggy Pop e "Blow up your video" do AC/DC, também foram anunciadas e mais 'bem recebidas' na categoria. Confira o vídeo e observe as expressões de Alice e Lita:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Jethro Tull acabou levando o prêmio no lugar do Metallica (embora houvessem outras nomeações ao mesmo prêmio, o Metallica era a banda quase certa a receber a estatueta com o And Justice For All) e na cara dos apresentadores estava estampada a surpresa, assim como a platéia pareceu ficar igualmente desapontada (da pra escutar um "oooh" de decepção ao fundo). Ian Anderson, vocalista do grupo, havia sido avisado por sua gravadora que não deveria comparecer ao Grammy, porque o Jethro Tull não iria ganhar nada mesmo (palavras da gravadora) e de certa forma, indicados nessa categoria, com os concorrentes que estavam ali, era pouco provável que ganhassem, por isso o espanto. Alice ao perceber que não havia ninguém para receber o prêmio, educadamente disse que entregaria depois e saiu 'rindo pra não chorar' do palco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em uma entrevista concedida por Ian na época, ele disse que a única categoria na qual a banda poderia concorrer era essa. Em outra ocasião, falando com a "Kerrang!", ele disse que a banda teve sorte de não ir à festa, pois seria constrangedor subir ao palco para receber um prêmio com olhares de desaprovação.

Essa é uma daquelas histórias em que cada um tenta defender seu ponto de vista mas o fato é que, jamais saberemos porque diabos o Jethro Tull entrou ali e ganhou (ninguém critica a nomeação alegando que uns tem mais talento que outros porque todos os nomeados eram fodas e mereciam estar ali sim) mas, foi de fato, algo bem inusitado. Depois de 1990 a divisão entre Hard Rock e Heavy Metal acabou ficando mais acentuada e as bandas defendiam cada uma, o ponto de vista mais 'explicável' sobre o fato. A gravadora Chrysalis (gravadora do Jethro Tull) fez um anúncio em homenagem a vitória da banda, com a imagem abaixo, onde há uma referência a flauta de Ian e uma mensagem que mais pareceu uma bela alfinetada a quem discordou do resultado:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, o espírito esportivo dos cabeludos do METALLICA foi mais forte que tudo e eles mandaram acrescentar em alguns discos que ainda seriam prensados do And Justice após o Grammy, uma mensagem escrita 'perdedores do grammy', já que algumas bandas quando ganham algo, fazem questão de estampar a vitória em todos os lugares, o jeito era fazer piada né. Em 1992, eles ganharam o prêmio com o Black Album e obviamente, deram uma alfinetada no discurso de agradecimento, dizendo que agradeciam por o Jethro Tull não ter lançado nenhum álbum naquele ano (embora tenham, o Catfish Rising foi lançado em 1991 porém não foi indicado). O vídeo abaixo mostra a performance da banda tocando Enter Sandman e na sequencia (aos 7min e 45seg do vídeo), o anúncio dos indicados a categoria 'Melhor Performance do Metal', a mesma de 89, porém com concorrentes de peso realmente, como Anthrax, Soundgarden, Megadeth e Motorhead. Ou seja, a vitória se tornou ainda melhor pois ganhar de todos esses nomes é realmente algo satisfatório:

Comente: Conhecia todos os detalhes da história?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Carlos Eduardo Miranda: Um monte de roqueirinho que só quer ser da GloboCarlos Eduardo Miranda
"Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja localStratovarius
Em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local


Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

GooInArt Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL