Matérias Mais Lidas

Joey Jordison: ele estava fora do Slipknot desde 2013 devido a problemas de saúdeJoey Jordison
Ele estava fora do Slipknot desde 2013 devido a problemas de saúde

Slipknot: ex-baterista Joey Jordison morre aos 46 anos de idadeSlipknot
Ex-baterista Joey Jordison morre aos 46 anos de idade

Slipknot: de luto pela morte de Joey Jordison, banda publica imagem toda pretaSlipknot
De luto pela morte de Joey Jordison, banda publica imagem toda preta

Joey Jordison: ex-baterista do Slipknot morreu dormindo; leia nota de familiaresJoey Jordison
Ex-baterista do Slipknot morreu dormindo; leia nota de familiares

Joey Jordison: Metallica homenageia baterista, relembrando dia que ele substituiu LarsJoey Jordison
Metallica homenageia baterista, relembrando dia que ele substituiu Lars

Joey Jordison: citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha históriaJoey Jordison
Citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha história

Joey Jordison: músicos prestam tributo ao baterista que morreu aos 46 anosJoey Jordison
Músicos prestam tributo ao baterista que morreu aos 46 anos

Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses revela por que gosta tanto do BrasilMatt Sorum
Ex-baterista do Guns N' Roses revela por que gosta tanto do Brasil

Iron Maiden: edição nacional do novo álbum Senjutsu está em pré-venda no BrasilIron Maiden
Edição nacional do novo álbum "Senjutsu" está em pré-venda no Brasil

Utilidade pública: músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volumeUtilidade pública
Músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volume

Guns N' Roses: a reação de Slash ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vezGuns N' Roses
A reação de Slash ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vez

Iron Maiden: dez músicas lado b que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vidaIron Maiden
Dez músicas "lado b" que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vida

Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990Yngwie Malmsteen
A curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um showIron Maiden
Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um show

Eloy Casagrande: por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do bateraEloy Casagrande
Por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do batera


Stamp

Storm Thorgerson: a arte por trás das capas de muitos clássicos

Por Claudinei José de Oliveira
Em 16/12/15

Era comum, durante a década de 1980, sintomaticamente quando as gravações musicais em sinais digitais começaram a substituir as analógicas, lermos, na crítica de rock, o termo "dinossauros", associado a um certo grupo de músicos da década anterior. Com isso, tentava-se catalogar, pejorativamente, uma grandeza que deveria ser suplantada, extinta. A arte musical deveria sair das mãos de uns poucos "ungidos pelos deuses" e se tornar bem comum: "do it yourself". Num simplório exercício de lógica, chega-se à seguinte conclusão: se não havia mais espaço para a grandeza, fatalmente, o rock iria se apequenar.

E foi exatamente a prepotência jurássica, então condenada, que tentou tirar o rock da mera condição de desvario adolescente passageiro, rumo à condição de arte séria. Não é à toa que um dos rótulos atribuídos aos "dinossauros do rock" era, exatamente, "art rock".

Para os "dinossauros do rock" o conceito de "álbum", emprestado do jazz, era essencial. Um disco gravado não era mais somente um LP, um catado de canções em um formato luxuoso, visando o bolso dos ouvintes mais abastados. O álbum de rock, desde meados dos anos 1960, vinha sendo cuidadosamente planejado por músicos e produtores, o que acabou, fatalmente, dando nos álbuns conceituais, cujo conjunto de canções explorava um tema ou uma história.

Dentro de todo esse processo, a capa, o primeiro contato do consumidor com a música gravada (algo difícil de assimilar em tempos de Internet), passou a ser tratada como parte integrante do conjunto artístico e não mais como apenas embalagem.

Logicamente as experiências gráficas nas capas dos discos dos Beatles e de Bob Dylan, entre outros, foram o pontapé inicial e, mais, estabeleceram um parâmetro. No entanto, é com o trabalho do designer gráfico inglês Storm Thorgerson que as capas dos álbuns de rock tornam-se tão ou mais importantes que o conteúdo sonoro embalado por elas. Juntamente com Aubrey Powell, ele fundou, em 1968, o estúdio Hipgnosis, cujo primeiro trabalho foi a capa de "A Saucerful Of Secrets", da banda Pink Floyd, de cujos integrantes era amigo, além de ter sido colega de faculdade dos mesmos.

Iniciava-se, assim, uma colaboração marcante na história do rock, a ponto de, sem nenhum exagero, vermos em Storm, se não um integrante, tão importante quanto qualquer integrante do Pink Floyd. Sua arte se tornou tão icônica que acabou por transcender os limites da história do rock. Não é raro a pessoa que conhece, por exemplo, a imagem da capa do álbum "The Dark Side Of The Moon", sem sequer saber do que se trata. Além do Pink Floyd, o estúdio Hipgnosis elaborou a arte da capa de um infindável número de discos de rock. Genesis, T. Rex, Led Zeppelin, Emerson, Lake & Palmer, Nazareth, Bad Company, Black Sabbath, AC/DC, Scorpions, Def Leppard, UFO, Peter Gabriel, Yes, Paul McCartney, entre tantos, tantos outros, tiveram sua arte complementada pela arte do Hipgnosis.

Sintomaticamente, no ano de 1983, quando o formato Compact Disc despontava no mercado, o estúdio Hipgnosis encerrou suas atividades. Algo literal se torna a mais perfeita metáfora para o fato: a capinha do CD ficou pequena demais para a arte de Storm Thorgerson.

Ainda assim, até sua morte em 2013, como um dinossauro caminhando num mundo que seguiu adiante, Storm Thorgerson, volta e meia nos brindava com sua arte, trazendo ao nosso olhar uma grandeza que o rock perdeu pelo caminho.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Capas de Discos: A beleza da arte blasfemaCapas de Discos
A beleza da arte blasfema

Cannibal Corpse: Paul Mazurkiewicz ranqueia as capas dos álbuns para o site The PitCannibal Corpse
Paul Mazurkiewicz ranqueia as capas dos álbuns para o site The Pit


Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gêneroHeavy Metal
As piores capas dos grandes artistas do gênero

Capas de CD estranhas: o que está por trás dessas imagens?Capas de CD estranhas
O que está por trás dessas imagens?

Pink Floyd: O significado da capa de The Final CutPink Floyd
O significado da capa de The Final Cut


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock'n'roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira.