Guitarpedia: Os 10 riffs de guitarra mais complicados da história
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Ultimate-Guitar
Postado em 14 de novembro de 2015
Em uma votação popular pela Ultimate-Guitar.com, foram eleitos os 10 riffs mais intrincados, "embaçados", enfim, os mais complexos da história da guitarra. E o vencedor foi... Smoke on the Water! (Calma, é brincadeira).

A seguir, a lista dos 10 riffs mais complicados. Claro, que por se tratar de uma lista, nem todos concordarão, pois sempre vai faltar "aquele" riff que você passa anos estudando e o considera muito complexo. Escreva nos comentários se houver algum que não esteja na lista.
10 - Led Zeppelin – Black Dog
Black Dog foi realmente uma das primeiras músicas a introduzir riffs complexos para o reino do rock. O riff em si não foi escrito por Jimmy Page como se poderia supor , mas pelo Sr. John Paul Jones, o baixista. Aqui está o que ele tinha a dizer:
"Eu queria escrever um ‘blues elétrico’, mas que não poderia ser muito simples. Mostrei aos caras e colocamos na música."
9 – Cannibal Corpse – Frantic Disembowelment
Tomando uma grande virada em termos de peso , Cannibal Corpse estão com a posição 9, com " Frantic Disembowelment , " um riff agitado apoiado por letras sangrentas sobre a mesma coisa mencionada no título . A canção é creditada ao baterista Paul Mazurkiewicz e guitarrista Pat O'Brien .
8 – Joe Satriani – Satch Boogie
Não apenas o solo é complexo aqui, mas o riff é igualmente intrincado. É de Satch que estamos falando e o domínio da guitarra simplesmente, é com ele!
7 - Metallica – Blackened
Indiscutivelmente, o único grande riff que Jason Newsted criou para o Metallica. "Blackened" é mais uma obra de um baixista para a lista. E mais uma vez, a canção tem a palavra "Black" nela. De qualquer forma, aqui está o que Jason disse sobre a coisa toda:
"Sim, o riff principal é meu. Eu o escrevi no baixo, apesar de tudo. Eu só estava na banda por um tempo muito curto. Eu ainda estava em um pequeno apartamento de um quarto alugado. E James viria para minha casa, como se fossemos amigos. Ele viria para jantar. Nós saímos e tocamos guitarra no sofá e era incrível para mim estar no Metallica, era a minha banda favorita, foi muito surreal."
Visite:
http://www.guitarpedia.com.br
6 – Dream Theater – The Dark Eternal Night
Essa é uma música cheia de riffs, mas com destaque para o que se inicia aos 5:53. A qualidade da canção é atribuída a todos os músicos da banda, mas com destaque aos riffs criados pelo tecladista Jordan Rudess.
5 – Megadeth – Poison was the cure
Começando com uma linha de baixo estranha, "Poison Was the Cure" demora cerca de um minuto apenas para expulsar os congestionamentos de um riff selvagem. E por selvagem queremos dizer sim intrincado. O riff, assim como é a música inteira, é o trabalho do vocalista e guitarrista Dave Mustaine.
4 – Eric Johnson – Cliffs of Dover
Nós temos outro mestre da guitarra aqui, o Sr. Eric Johnson e seu instrumental "Cliffs of Dover". O riff melódico, juntamente com o resto da faixa, foi inteiramente escrito por Eric, que tipo de recusa a tomar todo o crédito por isso.
"Eu nem sei se eu posso levar o crédito por ter escrito 'Cliffs of Dover", disse o guitarrista. "Ele estava lá apenas para mim um dia... literalmente escrevi em cinco minutos ... uma espécie de presente de um lugar mais alto que todos nós são elegíveis. Nós apenas tivemos que escutá-la e estarmos disponíveis para recebê-lo. "
3 – Racer X – Technical Difficulties
Bem, o título já diz tudo aqui, agora não é? Partes de guitarra gravadas e produzidas por Paul Gilbert, composta por Gilbert e Scott Travis.
2 – Red Hot Chili Peppers – Snow
Se você apenas olhar para os acordes básicos, verá uma simples progressão usada na indústria do pop. Mas John Frusciante conseguiu dar-lhe algumas voltas e reviravoltas, resultando em um riff bastante complexo e uma posição surpreendentemente elevada.
1 – Animals as leaders – CAFO
Os capitães dos riffs complicados instrumentais, os Prog-Metallers dos Animals as Leaders chegam paraa reivindicar o trono da complexidade desta semana. E é graças a uma das suas músicas mais populares, "CAFO." Prog metal e jazz fusion, jovial e esmagador, está tudo lá, e na primeira posição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026


Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Os 10 melhores riffs do metal nacional de todos os tempos, segundo Gustavo Maiato
O baterista tão bom que até John Bonham e Neil Peart reverenciavam
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I


