Guitarpedia: você conhece a escala pentatônica?
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Postado em 25 de setembro de 2015
Você pode aprender muito sobre estes fatos e como a música se desenvolveu em aulas sobre história da Música em www.guitarpedia.com.br.
A escala pentatônica (ou simplesmente "penta") é uma das favoritas por diversos guitarristas, principalmente os improvisadores, principalmente de Rock e Blues. É uma das primeiras escalas que aprendemos quando começamos a aprender a tocar.
A escala pentatônica surgiu no Oriente, em uma região onde hoje localiza-se a China, por músicos que reuniram sons que não geravam dissonâncias (notas que quando tocadas juntas geram uma certa tensão). Estas sonoridades já eram conhecidas também na Grécia antiga, quando Pitágoras, em suas diversas pesquisas em relação à proporção de sons resultantes de uma corda, descobriu que se uma corda gerava uma nota "x" e esta fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou ainda se dividida em 3 gerava um som que era uma quinta em relação ao som original (se o som original da corda era nota dó, a quinta nota em relação ao dó é o sol - Dó re mi fa sol).
Falando sobre como a música se desenvolveu no Ocidente, este ponto (extração de intervalos sobre uma corda por Pitágoras) é considerado o início formal da Teoria Musical, quando na Grécia Antiga os Músicos começaram a estabelecer um rigoroso sistema musical, com estruturas de escalas, intervalos, etc.
Voltando à escala pentatônica, as notas que a compõem são organizadas usando as sete notas da escala maior, dó, ré, mi, fa, sol, lá e si. Porém, devido à proximidade das notas mi para fa e si para a nota dó de meio tom, acaba por gerar dissonância entre estas notas, principalmente quando tocadas juntas. Por essa razão foram retiradas as notas fa e si desta escala, sendo formada a escala de 5 notas: do, re, mi, sol, la (surgindo daí, o seu nome, penta, 5 notas).
A escala pentatônica pode ser maior ou menor. A pentatônica maior contém 5 notas da escala maior, e a pentatônica menor contém 5 notas da escala menor.
Um dos principais desafios é aplicá-la por todo o braço do instrumento, com seus vários formatos e aplicar as frases da escala em tons diferentes.
Falamos um pouco da história e de teoria. Mas e na prática, como podemos aplicá-la?
O Guitarpedia fornece o curso Penta Pro, com videoaulas feitas por alguns dos professores mais experientes do país. Vale a pena dar uma conferida e curar de uma vez por todas todos os vícios do improviso. Improvisar e compor são uma prática possível para todos, pois além da criatividade, música exige conhecimento técnico. Afinal, aprender nunca é demais.
Conheça o Guitarpedia para saber mais sobre esse e outros assuntos!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps