Psychobilly: um obscuro passeio pelo gênero
Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Postado em 30 de junho de 2015
Já apresentei anteriormente aqui no Whiplash.net uma matéria apresentando, para curiosos e interessados, o gênero Horror Punk. Agora venho com o mesmo intuito apresentar um "parente" deste estilo, o chamado "Psychobilly".
Trata-se de um gênero que mistura um pouco do punk rock com o rock n’ roll anos 50 (o chamado Rockabilly), e assim como o horror punk, prima por uma estética tanto lírica quanto visual ligada a filmes de terror, contos sobrenaturais, e afins, sem perder, claro, o humor.
Junto a esses dois estilos, também podemos encontrar influências de country music, ou mesmo de pós-punk dos anos 80.
A formação instrumental geralmente é bem característica, uma vez que além das guitarras (onde os músicos geralmente preferem modelos vintage, ou semi-acústicas), temos um kit de bateria bastante reduzido (como era a bateria do rockabilly); muitas bandas também trocam o baixo elétrico pelo baixolão (também conhecido como contrabaixo erudito,ou rabecão). Visualmente falando, o estilo fantasmagórico, com maquiagens remetendo a filmes clássicos de horror é amplamente utilizada.
De maneira geral, a cena psychobilly se aproxima muito da cena horror punk, e não raro, especialmente nos Estados Unidos, temos eventos e convenções que englobam os dois gêneros.
Fãs de filmes e histórias de terror, bem como de suas trilhas sonoras, também são facilmente seduzidos pelo estilo.
As duas bandas consideradas percussoras do estilo são The Meteors e The Cramps, cuja uma amostra pode ser conferida nos vídeos abaixo:
Muitas outras bandas se seguiram após essas duas, fundindo as raízes no rockabilly e no punk com outros gêneros, como, por exemplo, a banda Miguel and the Living Dead, que acrescentou um pouco de gótico em seu som, como podemos conferir no vídeo abaixo:
Outra banda famosa do estilo é a Nekromantix. Confira:
Agora uma música da banda The Coffinshakers, que acrescentam altas doses de country em seu psychobilly:
Além desses grupos, existem nomes como The Creepnicks, Eletromatic Swamp Trash, Reverendo Horton Heat, Calabrese, os russos do Messer Chups...apesar de restrito a um grupo bem específico de fãs, existem muitas bandas excelentes defendendo a bandeira do estilo. E para finalizar, um vídeo de outra boa representante do gênero, a Zombie Ghost Train:
Espero que quem já conhecia o estilo aproveite, e para os neófitos, bem vindo ao misterioso, macabro e divertidíssimo mundo do Psychobilly!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps