Psychobilly: um obscuro passeio pelo gênero

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Enviar correções  |  Ver Acessos

Já apresentei anteriormente aqui no Whiplash.net uma matéria apresentando, para curiosos e interessados, o gênero Horror Punk. Agora venho com o mesmo intuito apresentar um "parente" deste estilo, o chamado "Psychobilly".

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987

Trata-se de um gênero que mistura um pouco do punk rock com o rock n' roll anos 50 (o chamado Rockabilly), e assim como o horror punk, prima por uma estética tanto lírica quanto visual ligada a filmes de terror, contos sobrenaturais, e afins, sem perder, claro, o humor.

Junto a esses dois estilos, também podemos encontrar influências de country music, ou mesmo de pós-punk dos anos 80.

A formação instrumental geralmente é bem característica, uma vez que além das guitarras (onde os músicos geralmente preferem modelos vintage, ou semi-acústicas), temos um kit de bateria bastante reduzido (como era a bateria do rockabilly); muitas bandas também trocam o baixo elétrico pelo baixolão (também conhecido como contrabaixo erudito,ou rabecão). Visualmente falando, o estilo fantasmagórico, com maquiagens remetendo a filmes clássicos de horror é amplamente utilizada.

De maneira geral, a cena psychobilly se aproxima muito da cena horror punk, e não raro, especialmente nos Estados Unidos, temos eventos e convenções que englobam os dois gêneros.

Fãs de filmes e histórias de terror, bem como de suas trilhas sonoras, também são facilmente seduzidos pelo estilo.

As duas bandas consideradas percussoras do estilo são The Meteors e The Cramps, cuja uma amostra pode ser conferida nos vídeos abaixo:

Muitas outras bandas se seguiram após essas duas, fundindo as raízes no rockabilly e no punk com outros gêneros, como, por exemplo, a banda Miguel and the Living Dead, que acrescentou um pouco de gótico em seu som, como podemos conferir no vídeo abaixo:

Outra banda famosa do estilo é a Nekromantix. Confira:

Agora uma música da banda The Coffinshakers, que acrescentam altas doses de country em seu psychobilly:

Além desses grupos, existem nomes como The Creepnicks, Eletromatic Swamp Trash, Reverendo Horton Heat, Calabrese, os russos do Messer Chups...apesar de restrito a um grupo bem específico de fãs, existem muitas bandas excelentes defendendo a bandeira do estilo. E para finalizar, um vídeo de outra boa representante do gênero, a Zombie Ghost Train:

Espero que quem já conhecia o estilo aproveite, e para os neófitos, bem vindo ao misterioso, macabro e divertidíssimo mundo do Psychobilly!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Matérias

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1987

Mini Iron Maiden: tocando Ghost Of The Navigator na escolaMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola

Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismoAutismo
Rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo

Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admiraBruce Dickinson
Vocalistas que ele respeita e admira

Cliff Burton: um hippie headbangerCliff Burton
Um hippie headbanger

Iron Maiden: Assista reação de Rebecca Vocal Athlete ao ouvir Hallowed Be Thy NameIron Maiden
Assista reação de Rebecca Vocal Athlete ao ouvir "Hallowed Be Thy Name"


Sobre Tarcisio Lucas Hernandes Pereira

Tarcisio Lucas é formado em música-licenciatura pela UNICAMP. Fã de praticamente todos os subgêneros do Rock e do Metal, não dispensa também um bom Jazz ou erudito! Entre suas bandas favoritas estão: YES, Sepultura, Marillion, Mythological Cold Towers, Amorphis e Misfits.

Mais matérias de Tarcisio Lucas Hernandes Pereira no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336