Lucille chora sua viuvez: a história da guitarra de B.B. King
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Wikipedia e WorldBlues.com
Postado em 15 de maio de 2015
Segundo a Wikipedia, no verão de 1949, a lenda do Blues, B.B. King, tocou em um salão de dança em Twist, Arkansas. Para aquecer o ambiente, um barril meio cheio de querosene foi aceso, um procedimento bastante comum naquela época. Durante a performance, dois homens começaram a brigar, esbarrando no barril e espalhando combustível em chamas pelo recinto. Quase todo mundo, inclusive King, correram para fora do lugar. Uma vez do lado de fora, King percebeu que tinha deixado sua guitarra do lado de dentro, então ele voltou para o edifício em chamas para recuperar sua amada Gibson de 30 dólares. Dois homens morreram no incêndio e, no dia seguinte, King descobriu que eles estavam brigando por uma mulher chamada Lucille. King subsequentemente deu esse nome à sua primeira guitarra, assim como a toda guitarra que teve desde então, como um lembrete de nunca mas fazer algo tão estúpido quanto entrar em um prédio em chamas ou brigar por uma mulher.
B.B. King escreveu uma canção chamada "Lucille", na qual ele fala sobre sua guitarra e sobre como ela ganhou esse nome. Esta canção foi lançada no álbum de mesmo nome e foi incluída no álbum "B. B. King Anthology 1962–1998".
King tocou com vários tipos de guitarras durante sua carreira, todas chamadas de Lucille por ele, mas é mais conhecido por tocar variações da Gibson ES-355. Em 1980, a Gibson lançou o modelo "B. B. King Lucille", baseado na ES-355TD-SV, mas com algumas adaptações a pedido do próprio King. Epiphone, subsidiária da Gibson, também lançou um modelo de baixo custo da guitarra Lucille.
Em 1999, mais uma homenagem da Gibson, a Little Lucille foi lançada baseada na guitarra Blueshawk.
Em 2005, em homenagem ao aniversário de 80 anos de King, a Gibson lançou uma série chamada "80th Birthday Lucille", com apenas 80 guitarras. O primeiro protótipo foi presenteado ao guitarrista, que o usou como guitarra principal até que ela fosse roubada em 2009. Meses depois, a guitarra foi recuperada e devolvida a King.
Em tempo, segundo a worldblues.com, B.B. King jamais conheceu a tal mulher chamada Lucille, que teria sido o motivo daquela briga naquela fria noite no Arkansas, mas eternizou o nome da moça, assim como o seu próprio, ha história da música. Lucille, a guitarra, assim como talvez a moça de 1949, agora chora sua viuvez.
Morte de B. B. King
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"

O único que pode ser tão reconhecível quando B. B. King, segundo Joe Bonamassa
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
Os melhores guitarristas de rock de todos os tempos, segundo o lendário B. B. King


