Lucille chora sua viuvez: a história da guitarra de B.B. King
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Wikipedia e WorldBlues.com
Postado em 15 de maio de 2015
Segundo a Wikipedia, no verão de 1949, a lenda do Blues, B.B. King, tocou em um salão de dança em Twist, Arkansas. Para aquecer o ambiente, um barril meio cheio de querosene foi aceso, um procedimento bastante comum naquela época. Durante a performance, dois homens começaram a brigar, esbarrando no barril e espalhando combustível em chamas pelo recinto. Quase todo mundo, inclusive King, correram para fora do lugar. Uma vez do lado de fora, King percebeu que tinha deixado sua guitarra do lado de dentro, então ele voltou para o edifício em chamas para recuperar sua amada Gibson de 30 dólares. Dois homens morreram no incêndio e, no dia seguinte, King descobriu que eles estavam brigando por uma mulher chamada Lucille. King subsequentemente deu esse nome à sua primeira guitarra, assim como a toda guitarra que teve desde então, como um lembrete de nunca mas fazer algo tão estúpido quanto entrar em um prédio em chamas ou brigar por uma mulher.
B.B. King escreveu uma canção chamada "Lucille", na qual ele fala sobre sua guitarra e sobre como ela ganhou esse nome. Esta canção foi lançada no álbum de mesmo nome e foi incluída no álbum "B. B. King Anthology 1962–1998".
King tocou com vários tipos de guitarras durante sua carreira, todas chamadas de Lucille por ele, mas é mais conhecido por tocar variações da Gibson ES-355. Em 1980, a Gibson lançou o modelo "B. B. King Lucille", baseado na ES-355TD-SV, mas com algumas adaptações a pedido do próprio King. Epiphone, subsidiária da Gibson, também lançou um modelo de baixo custo da guitarra Lucille.
Em 1999, mais uma homenagem da Gibson, a Little Lucille foi lançada baseada na guitarra Blueshawk.
Em 2005, em homenagem ao aniversário de 80 anos de King, a Gibson lançou uma série chamada "80th Birthday Lucille", com apenas 80 guitarras. O primeiro protótipo foi presenteado ao guitarrista, que o usou como guitarra principal até que ela fosse roubada em 2009. Meses depois, a guitarra foi recuperada e devolvida a King.
Em tempo, segundo a worldblues.com, B.B. King jamais conheceu a tal mulher chamada Lucille, que teria sido o motivo daquela briga naquela fria noite no Arkansas, mas eternizou o nome da moça, assim como o seu próprio, ha história da música. Lucille, a guitarra, assim como talvez a moça de 1949, agora chora sua viuvez.
Morte de B. B. King
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo

Aos 80, B.B. King era mais nerd do que Joe Bonamassa; "Toma, filho, é assim que faz"
O guitarrista que The Edge disser ser uma das vozes que "define" a guitarra


