Matérias Mais Lidas

Angra: banda anuncia turnê para comemorar os 20 anos do clássico RebirthAngra
Banda anuncia turnê para comemorar os 20 anos do clássico "Rebirth"

Eddie Van Halen: ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truqueEddie Van Halen
Ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truque

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Iron Maiden: vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%Iron Maiden
Vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%

Jon Bon Jovi: veja-o cantar Here Comes the Sun, hit dos Beatles, na posse de BidenJon Bon Jovi
Veja-o cantar "Here Comes the Sun", hit dos Beatles, na posse de Biden

Kerrang: do grunge ao death metal, 20 álbuns clássicos que farão 30 anos em 2021Kerrang
Do grunge ao death metal, 20 álbuns clássicos que farão 30 anos em 2021

Thin Lizzy: você sabe pronunciar o nome de Phil Lynott?Thin Lizzy
Você sabe pronunciar o nome de Phil Lynott?

Lista: 15 covers gravados pelas bandas do Big Four do thrash metalLista
15 covers gravados pelas bandas do Big Four do thrash metal

Pantera: e se Vulgar Display Of Power fosse gravado pelo Metallica?Pantera
E se "Vulgar Display Of Power" fosse gravado pelo Metallica?

New Radicals: a pedido de Biden, reunidos e tocando seu maior hit na posse; vejaNew Radicals
A pedido de Biden, reunidos e tocando seu maior hit na posse; veja

Greta Van Fleet: Robert Plant odeia aquele vocalistaGreta Van Fleet
Robert Plant "odeia" aquele vocalista

Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarristaAndreas Kisser
Os álbuns que marcaram o guitarrista

Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixosTamanho é documento?
Os Rock Stars mais altos e baixos

Kiss: análise vocal de Detroit Rock City explica grande alcance de Paul StanleyKiss
Análise vocal de "Detroit Rock City" explica grande alcance de Paul Stanley

Dave Grohl: ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojentoDave Grohl
Ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojento


Matérias Recomendadas

Corey Talor: Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otárioCorey Talor
"Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"

Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setentaHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Supernatural: ouça 10 músicas que marcaram a sérieSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

Slash: uso excessivo de drogas chocou David BowieSlash
Uso excessivo de drogas chocou David Bowie

Metallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversasMetallica
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Dead Daisies
Stamp
Tunecore

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte I

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

O texto abaixo não tem autoria conhecida, e rodou por alguns fóruns digitais na internet à ocasião do falecimento do guitarrista original do RATT, ROBBIN CROSBY, em 2002, quando ele sucumbiu a complicações causadas pela AIDS.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A epístola, publicada em capítulos, teria sido escrita por um amigo próximo de Crosby, que permaneceu não se identificar, e, pelo teor e conteúdo de seus textos, não queria publicidade, apenas exorcizar sua tristeza com o falecimento de alguém querido.

A primeira parte, traduzida para o português, pode ser lida abaixo.
[...]

Eu tenho esperado pelo momento certo para botar um pouco disso pra fora. Eu tenho lutado com isso desde o dia em que Robbin morreu. Eu queria expressar um pouco disso em público no dia 14 de Junho de 2002, no funeral de Robbin, mas a dor ainda era grande demais para suportar… eu senti que ia ruir diante das 200 pessoas lá [estranhos, em sua maioria, pra mim]… então eu só fiquei paralisado na praia e não disse nada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eu conheci Robin através do fotógrafo NEIL ZLOZOWER. Eu tinha ido até Neil à procura de algumas fotos profissionais de Robbin em ação com suas adoradas guitarras Jackson. Eu sou colecionador de guitarras, e tinha adquirido algumas das de Robbin e queria MUITO algumas fotos boas do ‘The King’ nos dias de glória do RATT com as guitarras que eu tenho… acaba tornando o fato de possuí-las ainda mais pessoal e especial. Ao falar com Neil, ele mencionou ‘Hey, Robbin está no hospital, a apenas algumas milhas daqui… eu tenho certeza que ele autografaria essas impressões pra você, e se não por isso, eu sei que ele adoraria ter companhia, apenas leve uma garrafa de Peppermint Schnapps [destilado feito à base de maça, pera e ameixa] se você for’.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hmmm… eu peguei o endereço e fui no dia seguinte. Fui armado com algumas fotos impressas, uma garrafa de Peppermint Schnapps e uma caneta marcadora prata para vê-lo.

‘Eu te conheço…???’ É a primeira coisa que ele disse a mim. Ele estava com aquele tom característico de voz de ‘King’ em sua voz. Depois de explicar o porquê de eu estar ali, começamos a conversar. Apenas conversa fiada e coisas superficiais sobre os anos 80 e o Ratt. Eu fiquei lá por uma hora e algo aconteceu comigo naquele dia.. eu saí valorizando mais a vida. Ali estava um homem gigante deitado, incapaz de andar ou até mesmo de sentar [ele tinha acabado de passar por uma complicada cirurgia nas costas] e obviamente, com muita dor e solidão… mas ele estava disposto a conversar com alguém que ele nem conhecia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando eu me levantei para ir, ele disse… ‘Hey, foi um prazer conhecê-lo, e você se incomodaria de vir me visitar de vez em quando?’

Eu prometi que iria. Eu saí de lá sem NENHUM autógrafo. Eu simplesmente não tive coragem de pedir.

Eu não estava preparado para o turbilhão de emoções que eu viveria ao longo dos dois anos seguintes. Eu aprendi MUITO sobre o que é importante na vida daquele gigante gentil. Eu vou escrever tudo em um tipo de diário e só citar o que Robbin disse quando eu me lembrar EXATAMENTE do que ele disse. São apenas flashes de coisas que eu me lembro de só visam dar uma perspectiva dos últimos anos de sua vida extraordinária.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Robbin dizia sobre espiritualidade:

Certo dia começamos a falar sobre religião e espiritualidade, e ele me disse o que pensava. ‘Eu não diria que sou exatamente religioso, eu diria que estou mais pra espiritual’. Ele explicou isso em termos de ‘Karma’ e um ‘fluxo natural’ das coisas no universo. Eu perguntei a ele, ‘então você acredita em deus… ou não?’ Ele disse, ‘Eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza… nem eu nem você estamos no comando!’… um clássico do King.

Robbin sobre o Ratt:

Conversávamos muito, naturalmente, sobre o Ratt e suas ideias a respeito de sucesso, seus colegas de banda e da vida na estrada. Ele tinha muito a dizer sobre seus colegas de banda… nem tudo de bom. Ele dizia, ‘Ouça ao EP… aquilo é o Ratt de verdade… ficamos pasteurizados demais depois daquilo’. Ele amava a Warren ‘como meu irmão mais novo’ mas afirmava que sentia que Warren não o respeitava como guitarrista depois que o Ratt chegou a certo patamar de sucesso. Quanto a Bobby, eu perguntei a ele um dia ‘se você pudesse ter QUALQUER baterista pra tocar com você no seu novo projeto… quem seria?’ a resposta dele foi: ‘Blotz… ele é o melhor que existe’. O que ele achava de Pearcy? ‘Pearcy é um Mané e só pensa nele mesmo… ele não consegue nem cantar no tom certo ao vivo… tivemos muitos problemas com isso durante as turnês’. Juan era o baixista favorito dele, e um amigo muito próximo e querido… apesar de eles terem suas diferenças.

El Paso 1996 e o War Party

Em 1996, Robbin estava vivendo em El Paso, Texas, com a família de sua namorada, Jolie Gregory. Ele tinha saído de Los Angeles para, em suas palavras, ‘ficar bem’. Ele estava usando heroína pesadamente e as coisas não tinham dado certo pra ele, como resultado, desde que ele saíra do Ratt. Ele aceitou um convite para ir até lá e passar um tempo com a família de Jolie e fugir de Los Angeles por um tempo. Enquanto vivia em El Paso, ele começou a tocar de novo… em uma banda COUNTRY!! Uma banda de material próprio – country mais aceleradão. A banda se chamava BILL & KEY AND WAR PARTY. Eu nunca tinha visto algo mais engraçado ou legal ao mesmo tempo. Eu tenho o vídeo de um show de setembro de 1996. O ‘King’ no palco com o War Party em uma espelunca das redondezas. Robbin parecia acanhado a princípio, mas depois que ele se aqueceu, ele começou a ARREGAÇAR na guitarra-solo no meio daquelas músicas country!!! Pense em JIMI HENDRIX de guitarra-solo numa música de TRAVIS TRITT e você terá uma noção. No vídeo, você também pode ser sua adorada cachorra labrador ‘Rosie’ na plateia. A certa altura de uma música, o vocalista pode ser ouvido dizendo, ‘Senhoras & senhores, o Sr. Robbin Crosby’ e aí Robbin começa a FRITAR um solo!! O Público presente fica olhando abobado como se ninguém ali NUNCA tivesse ouvido algo daquele estilo antes… pelo menos não em uma música country! Robbin tinha muito orgulho dessa banda… não por causa da qualidade da música ou do talento… mas porque ela permitia que ele retomasse uma dignidade outrora perdida e começasse a tocar ao vivo novamente. Ele disse que tinha uma eterna dívida de gratidão para com a família de Jolie por ajudá-lo a se reerguer e fazer o meio de campo entre ele e a cena musical de El Paso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A Malfadada Reunião de 1996

Em algum momento de 1996, ele recebeu um telefonema de [não sei de qual dos dois] Warren ou de Stephen… ’Volta pra cá, estamos reagrupando o Ratt’. Robbin ficou muito empolgado com a perspectiva de voltar para Los Angeles e reestabelecer a banda. Ele vendeu a maior parte do que tinha para viajar e começar do zero em Los Angeles. Ele embarcou em um avião para Los Angeles carregando apenas as roupas que ele tinha e um pouco de bagagem de mão. Na noite em que ele chegou à cidade, ele se encontrou com Stephen em uma casa noturna para conversar e de pronto já sentiu uma energia estranha vinda dele.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eles conversaram, mas Stephen parecia distante e frio. Ele passou a noite na casa de um amigo e encontrou-se com Warren no almoço do dia seguinte… ele sentiu o mesmo clima com Warren. Frustrado, ele finalmente perguntou, ‘O que está pegando? Vai rolar, né?’ Ele contou que Warren dissera algo do tipo, ‘Bem, talvez deixemos você tocar em algumas músicas do disco’.

Robbin respondeu, ‘Que caralho é esse?? Vão ME DEIXAR tocar em algumas músicas??? Eu acabei de vender minhas coisas pra voltar pra cá pra fazer isso!!’

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nem preciso dizer, a reunião acabou não acontecendo. Eu perguntei a Robbin, ‘Bem, por quê? O que aconteceu?’ Ele começou a ruir e disse que eles achavam ‘que ele estava gordo demais e ainda estava usando drogas’. Ele ficou devastado e sentiu-se traído, MAS… bem ao estilo de Robbin, ele foi realista. Ele disse, ‘Bem, eu ESTAVA acima do peso e ainda usando… então eu consegui entender aquilo. ’

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

[...]

Continua…


AIDS & Heroína - Os Últimos Dias de Robbin Crosby

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte IIAIDS & Heroína
Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte II

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte IIIAIDS & Heroína
Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte III

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte IVAIDS & Heroína
Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte IV

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte VAIDS & Heroína
Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Parte V

AIDS & Heroína: Os Últimos Dias de Robbin Crosby - FinalAIDS & Heroína
Os Últimos Dias de Robbin Crosby - Final

Todas as matérias sobre "AIDS & Heroína - Os Últimos Dias de Robbin Crosby"


Malvada
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Daniel Iasbeck: Top 15 dos melhores discos de hard rock - parte 2 (vídeo)


Ratt: Stephen Pearcy faz show em estado lamentável e vídeos viralizamRatt
Stephen Pearcy faz show em estado lamentável e vídeos viralizam

Hair metal: os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling StoneHair metal
Os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling Stone


Zakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarristaZakk Wylde
Cinco momentos insanos do guitarrista

Além do Maiden: A História da New Wave Of British Heavy MetalAlém do Maiden
A História da New Wave Of British Heavy Metal


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.