Estrutura Musical: Papel dos Instrumentos na Construção da Música
Por Fábio Sena
Fonte: Fábio Sena, O Louco do Baixo
Postado em 21 de junho de 2013
O fundamento da música é a comunicação. É a expressão de ideias, sensações e sentimentos através do som. Para alcançar a expressão, os instrumentos - lembrando que a voz também é um instrumento musical- são utilizados em combinações ou de maneira isolada.
Em uma banda de rock, os instrumentos tradicionais são voz, guitarra, bateria e baixo. Cada qual tem o seu espaço sonoro e um papel a cumprir dentro da música.
Antes de uma análise individual dos instrumentos, sugiro uma reflexão mais profunda sobre o som, o ato de ouvir e a música.
O som é vibração. Quando um corpo entra em contato com outro, ele vibra e emite sinais sonoros que atingem nossos ouvidos. Estes sinais se transformam em impulsos nervosos transmitidos ao cérebro, que interpretará a origem e as particularidades do som captado, baseando-se em experiências anteriores. Tais experiências são interpretações das quatro características do som: altura, intensidade, duração e timbre.
-Altura: É como percebemos se um som é Agudo (‘fino’), Grave (‘grosso’) ou intermediário (meio termo entre as duas alturas). Não devemos confundir com volume;
-Intensidade: Também conhecida por dinâmica, é o volume no qual o som chega aos nossos ouvidos. O som pode ser muito alto, muito baixo e as várias interpretações intermediárias;
-Duração: É o que define até quando o som será sustentado no tempo. Quanto mais longa a nota, maior a duração, quanto mais curta, menor;
-Timbre: É o que diferencia uma fonte sonora da outra. Um som de uma guitarra tocando numa mesma altura e intensidade, é diferente do som de uma flauta tocando nas mesmas condições.
Para transformar os sons em musica, é preciso organizá-los através do pensamento musical. Tradicionalmente, este pensamento dividi-se em três níveis: Melodia, harmonia e ritmo.
-Melodia: é a sucessão de sons individuais;
-Harmonia: é a sucessão de sons simultâneos. Por exemplo, os acordes de uma guitarra;
-Ritmo é a organização do som dentro do tempo, numa sucessão de acentuações em tempos fortes e fracos em intervalos regulares.
Um outro fator importante na atividade musical é a composição. Este elemento pode ser entendido como trechos musicais interligados que formam um todo coerente. É o mapa da música, responsável por indicar a introdução, verso, demais terminologias e, também, quando e como essas partes surgirão na música.
Com estes conceitos apresentados, se torna mais fácil identificar quem está fazendo o que na prática musical coletiva. A partir deste ponto, apresentaremos individualmente os papéis de cada instrumento e, identificaremos também, o papel na estrutura musical e seu espaço dentro do campo sonoro.
A bateria é responsável pelo ritmo e pela pulsação - o andamento da musica. Indica com rudimentos (viradas) as mudanças de trechos da composição. Atua nas frequências graves e é parte essencial do controle da dinâmica na prática coletiva.
O baixo trabalha junto com a bateria na criação do ritmo e na pulsação. Isso acontece quando o baixista toca junto com as peças da bateria, principalmente caixa e bumbo. Tem papel essencial na criação da harmonia, já que toca a nota mais grave dos acordes. Essa nota é a referencia para quem atua na seção melódica e é a que dá nome aos acordes. Atua nas frequências graves e médias, dependendo do contexto e da dinâmica.
A guitarra é a responsável direta pela harmonia, pois trabalha com sons simultâneos, os acordes. Também atua na seção melódica em solos e contracantos. Seu espaço é a região média e aguda e controla a dinâmica acionando diferentes timbres, que vão desde um som limpo, ate um som distorcido e passando por nuances intermediárias.
A voz é responsável pela seção melódica, cantando a melodia principal. Se houver outros cantores no grupo, é possível fazer o backing vocal, que também é uma espécie de harmonização. A voz efetua a transmissão da mensagem da canção através da letra, já, que além dos sons, há um texto combinado à melodia. As vozes atuam em diferentes frequências, conforme a natureza do cantor. Se for homem, naturalmente alcançará um registro mais grave. No caso da voz feminina, um registro mais agudo.
Esses são os papéis tradicionais de cada músico, e o que se espera de cada um na visão tradicional. Porém, é comum que esses papéis sejam subvertidos. Muitas vezes, os instrumentos da seção rítmica trabalham a seção melódica quando fazem solos. É o que acontece quando há um solo de bateria ou de baixo, por exemplo. Vale ressaltar que as seções não são divisões fechadas e muitas vezes um instrumento trabalha em duas ou três seções ao mesmo tempo.
Aos músicos que enxergam a música somente sob o ângulo do seus próprios instrumentos, sugiro que se reposicionem em um contexto mais abrangente. E ao público ouvinte, que normalmente escuta a música de forma abrangente, sugiro que preste atenção em cada instrumento, individualmente. Com certeza isso ajudará no entendimento e apreciação mais profunda da arte musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Festival organizado pelo Parkway Drive é cancelado três meses antes
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Os 10 melhores riffs do metal nacional de todos os tempos, segundo Gustavo Maiato
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


