Santa Maria: Excellence, a banda que perdeu dois integrantes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Wikimetal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Se você não é do Rio Grande do Sul, é possível que nunca tenha ouvido falar da banda EXCELENCE. Nem mesmo na última semana, quando o Brasil inteiro chorou a perda de mais de 230 futuros, com a morte prematura de tantos jovens em Santa Maria, RS, vítimas do descaso dos donos de uma casa de shows com a segurança de seus frequentadores, do jeitinho brasileiro de resolver as coisas da forma mais rápida e barata, do "isso nunca vai acontecer comigo, isso nunca vai acontecer na minha boite". Mas, graças ao Wikimetal dessa semana, eu (que também não sou do Rio Grande do Sul mas tive a alma ferida ao tentar repelir o pensamento dolorido voltado àqueles quase 500 pais e mães que jamais terão de volta o tesouro mais importante de suas vidas) pude conhecer uma boa (para não dizer excelente e fugir do inoportuno clichê editorial) banda de Ijuí, RS. O mais triste é que dessa banda ainda tão nova, baixista e baterista não estão mais entre nós. Suas vidas tão valiosas também foram ceifadas pela fumaça tóxica das espumas baratas que queimaram com o fogo barato do efeito estúpido e mais barato da outra banda que se apresentava no local.

A banda de hard rock EXCELLENCE se apresentou naquele fatídico sábado com outro nome, PIMENTA E SEUS COMPARSAS, o nome que costuma usar para descrever o seu projeto mais comercial, voltado ao pop-rock com covers dos sucessos radiofônicos das bandas mais conhecidas, aquele que toca em boates (como a KISS e muitas outras Brasil afora). O baixista Robson Van Der Ham e o baterista Marcos Rigoli estavam no camarim, logo após a sua apresentação, quando todos foram surpreendidos pelas chamas e não conseguiram sair da KISS. Perderam as suas vidas. Suas esposas perderam seus maridos. E a filha de apenas sete meses do baterista Robson Van Der Ham perdeu aquele que seria a grande influência na sua vida. Sim, tudo isso é muito triste. Além dos dois, completavam o line up da banda o guitarrista Lucas Prauchner e o vocalista Valterson Wottrich (o Pimenta).

Como o Whiplash.net é um site voltado à música, principalmente rock e metal, o que inclui necessariamente o hard rock, uma forma melhor de homenagear estes dois músicos (além dos mais de 230 outros jovens que faleceram ali e nos hospitais dias depois) é levar ao público o trabalho de sua banda. Vasculhamos nosso material e descobrimos que já tínhamos algum material da EXCELLENCE e os mencionaremos aqui. Isso, nos conforta muito mais que ver a SANDY e outros músicos completamente fora de afinação num vídeo completamente "vergonha alheia" como o que foi exibido pelo Fantástico, da Rede Glogo, com a música "Por Enquanto" no domingo passado. "Mudaram as estações. Nada mudou". Nada mudou? Tudo mudou. Mais de 230 jovens não "estarão indo de volta pra casa".

Começamos a homenagem com o episódio do WIKIMETAL, sem o qual, muito provavelmente nem eu nem vocês tomaríamos conhecimento da EXCELLENCE, que tinha potencial para ser uma das grandes no estilo no Brasil, mas, que como todas as outras bandas que conhecemos tão bem, ainda estava em busca de uma oportunidade perfeita (não desta forma). O episódio é uma entrevista com o tecladista Fábio Ribeiro (REMOVE SILENCE, ex-ANGRA, ex-SHAMAN) e inclui duas músicas da EXCELLENCE, separadas por um respeitoso silêncio.

http://wikimetal.com.br/site/111-fabio-ribeiro-no-wikimetal...

Em seguida, a resenha do CD "Against The Odds", publicada aqui no Whiplash pelo colaborador Eduardo Cadore, que lhes atribuiu a nota 9.
1487 acessosExcellence: Junção de Hard Rock 80s com Metal tradicional

Este álbum está disponível para download no seguinte endereço.

http://www.4shared.com/get/4VFj7A7N/Excellence_-_2010_-_Agai...

Baixe, ouça. Um grande hard rock, com belas guitarras, vocal bem colocado e bateria marcante e vocais grudentos.

O vídeo abaixo mostra os componentes da banda na submissão para o concurso "Olha a Minha Banda", do programa Caldeirão do Huck, da já mencionada Rede Globo, apresentando os componentes e falando da história da banda, com suas próprias composições como trilha sonora (é claro).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os dois vídeos abaixo mostram a banda em versões acústicas, primeiro para "Going Down To Nowhere", na Mundial FM e "Dirty Way" no SESC de Ijuí.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Escolhemos ainda um vídeo para "Going Down To Nowhere", mas ainda sem o baixista Robson.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

E uma apresentação para TV de "Dirty Way"

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Para ver mais vídeos da banda, inclusive com covers de outras bandas de hard rock (GUNS N'ROSES, AC/DC, NAZARETH) e IRON MAIDEN, confira a lista abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=1wNNNQSenVQ&list=UUpMUK8G0HNt...

Leia ainda uma entrevista com a banda para o site Road To Metal, também por Eduardo Cadore.

http://roadtometal.blogspot.com.br/2011/04/entrevista-excell...

E descubram mais material desta banda, acompanhem o que acontecerá de agora em diante, comprem camisas, etc, em seu próprio site:

http://excellencerock.blogspot.com.br/

Terminando nossa homenagem, divulgamos o apelo que o vocalista Valterson postou no facebook da PIMENTA & SEUS COMPARSAS, após o acidente (acidente?), buscando ajuda financeira às famílias dos membros falecidos, das quais eram os principais provedores. A conta ficará aberta para doações até 15 de fevereiro, quando será fechada e os valores serão divididos entre as duas famílias.

Para ajudar, deposite qualquer quantia na conta abaixo:
Caixa Econômica Federal
Ag: 0483
Operação: 013
Conta: 106076-6

Leia abaixo o post de Valterson Wottrich na íntegra:

Salve, pessoal!

Para quem não me conhece, sou Valterson Wottrich Pimenta, vocalista da Banda Pimenta & Seus Comparsas, que estava fazendo o show de abertura da Festa na Kiss, em Santa Maria – RS. Logo após nossa apresentação, ocorreu essa tragédia que abalou o mundo.

No acidente, perdemos dois amigos muito queridos, Robson Van Der Ham, 32 anos, e Marcos André Rigoli, 37 anos. Ambos eram casados, e o Robson deixa ainda uma filha de apenas 7 meses.

Em virtude de nossos amigos serem os principais provedores de suas famílias, abrimos uma conta poupança em nome dos integrantes sobreviventes da banda (Valterson Wottrich e Lucas Renan Prauchner) com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar essas famílias.

Sabemos que nada poderá reparar essas perdas, mas esperamos conseguir amenizar, ainda que momentaneamente, as dificuldades financeiras pelas quais as esposas e filha passarão daqui para frente.

A conta ficará aberta até dia 15 de fevereiro de 2013, e após esta data os valores arrecadados serão divididos igualmente e doados às duas famílias.

Divulgarei os valores arrecadados aqui no facebook e coloco-me à disposição para eventuais prestações de contas, com a apresentação de cópia do extrato bancário, caso alguém considerar necessário.

Espero contar com a ajuda e solidariedade de todos.

Contribua, compartilhe e ajude as pessoas que estão tão fragilizadas nesse momento de dor imensurável.

Caixa Econômica Federal
Ag: 0483
Operação: 013
Conta: 106076-6

Em breve eu, Valterson Wottrich Pimenta e o Lucas Prauchner vamos fazer uma declaração sobre todo o ocorrido, bem como agradecer o apoio e solidariedade recebida de todas as pessoas, mas no momento, o mais importante é ajudar quem precisa.

Vamos lá, então... Curta, compartilhe, CONTRIBUA e divulgue. Obrigado.

https://www.facebook.com/pimentaeseuscomparsas/posts/3291445...

É isso. :( Uma pena. Que nós, que somos ou desejamos ser músicos ou somos apenas frequentadores de casas de shows (como eu) possamos estar sempre atentos aos itens de segurança e não morramos mais por causa de economias idiotas de pessoas que não sabem o valor da vida humana.

Site da banda:

http://excellencerock.blogspot.com.br/

5000 acessosEpica: banda se pronuncia sobre tragédia no RS5000 acessosAxl Rose: vocalista fala sobre vítimas da tragédia em Santa Maria5000 acessosHangar: "O Brasil está triste, o Rock está de luto!"5000 acessosSlash: "Nossos pensamentos e preces para as vítimas e famílias"5000 acessosSanta Maria: mais twites de músicos sobre a tragédia5000 acessosTico Santa Cruz: vocalista revoltado após tragédia em Santa Maria5000 acessosAlmah: Edu Falaschi se pronuncia sobre tragédia em Santa Maria2066 acessosSanta Maria: Ultimate Classic Rock relata a tragédia695 acessosMakinária Rock: comentando o episódio em Santa Maria5000 acessosZakk Wylde: comentando tragédia ocorrida em Santa Maria3599 acessosRHCP: Chad Smith demonstra sentimentos às vítimas de Santa Maria5000 acessosGuns N' Roses: guitarristas comentam tragédia de Santa Maria1089 acessosCapital Inicial: Dinho comenta sobre tragédia de Santa Maria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 07 de fevereiro de 2013

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Excellence"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Excellence"

Iron MaidenIron Maiden
A fotografia estranha de "The Final Frontier"

Para tocarPara tocar
O que são tablaturas e como usá-las?

GuitarristasGuitarristas
Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz

5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica5000 acessosIron Maiden: uma releitura de "The Trooper" pelo Cine5000 acessosAnette Olzon: "Às vezes é preciso ser malvada"5000 acessosPantera: ouça canção inédita de "Dimebag" Darrell5000 acessosDuff McKagan: questionando o "estilo de vida Rock and Roll"

Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online