Excellence: Junção de Hard Rock 80s com Metal tradicional

Resenha - Against The Odds - Excellence

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Eduardo Cadore, Fonte: Road to Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Um dos grupos mais promissores do interior do Rio Grande do Sul, tendo como seu berço a cidade de Ijuí, muitos quilômetros da capital Porto Alegre, lança finalmente seu primeiro trabalho completo.
5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"

A Excellence, banda com cinco anos de carreira, vários shows por todo o estado, lançou em outubro de 2010 o debut “Against the Odds”, que surpreende em todos os aspectos.

Em primeiro lugar, já capta nossa atenção pela qualidade gráfica do disco, com encarte com todas as 11 letras, além de uma temática interessante de capa e contra capa.

Em segundo e mais importante, todas as músicas tem algum atrativo especial que torna cada canção única. Assim, por exemplo, o álbum começa com a rápida “Won't Listen to Fools” (grande introdução de bateria e ótimos solos logo de cara) e parte para a bem Hard Rock “Dirty Way”, que também fora o primeiro single do álbum e é uma das favoritas dos que conhecem a banda

Como quarteto, a Excellence é atualmente formada por Valtersson “Pimenta” Wottrich nos vocais e guitarra, Lucas Prauchner na guitarra e backing vocals, Robson Van der Ham no baixo e Marcos Rigoli na bateria. No disco, os teclados, que aparecem na medida certa, foram feitos por Anderson Costa, que também assina a produção do álbum.

É impressionante a perfeita junção no disco do Hard Rock oitentista clássico (lembrando em certos momentos Van Halen) com o Heavy Metal tradicional, com muitos duetos de guitarra e refrões marcantes que ficam na mente de imediato.

O grupo que em 2006 lançara seu primeiro trabalho, um EP chamado “The Twilight” com quatro músicas próprias e um cover (para a clássica “The Final Countdown” do Europe), decidiu regravar as composições próprias para o full-length e, diga-se de passagem, foi a melhor decisão do quarteto.

Assim, temos o primeiro hit da Excellence “Going Down to Nowhere” (ao vivo fica melhor ainda), logo seguida por “The Twilight” (com nova introdução), “Searching For a Better Life” que mostra que, além de ser uma grande composição, a nova roupagem deixou-a mais orgânica.

Mas voltando às inéditas, músicas como “Face Your Fears” que inicia com uma inusitada abertura e possui várias quebras de ritmo, sendo a mais “soturna”, denotando novamente a habilidade da banda em caminhar pelo Hard e pelo Heavy. Aliás, destaque para o vocalista Valterson que se puxou nos agudos da canção.

Outras músicas como “Fight” e “Hate” completam o disco, a primeira um bom Hard Rock básico, grande trabalho de teclados e backing vocals, a segunda mais Heavy chega a lembrar Revolution Rennaissance (pela levada mais arrastada e pelo vocal de Valtersson lembrar o do brasileiro Gus Mosanto) e traz um refrão grudento. “Serves Your Right” tem peso, ritmo e, como não podia deixar de ser, um refrão perfeito.

Mas a mais surpreendente e que, quando ouvi pela primeira vez (antes ainda do lançamento do disco), já se tornou minha favorita é “The Next Season”. Ela é puro Heavy Metal, grande peso nas guitarras, baixo e bateria em harmonia e nervosos, bem com Valterson que colocou mais agressividade na voz e Marcos fazendo uso do bumbo duplo. Aqui brilha a estrela de Robson, que traz um baixo inspiradíssimo que segura a banda antes de chegar a refrão pela primeira vez.

O interior do RS já está caindo diante da excelência da banda, algo digno de nota, afinal, Hard & Heavy original, composições próprias não é para qualquer banda e a Excellence mostra definitivamente que é uma das melhores revelações do interior do estado.

Agora é desenvolver as ótimas músicas ao vivo, fortalecer seu nome com as músicas nos shows e alçar voos maiores, com divulgação para fora do estado e até mesmo do país (este ano uma rádio canadense executava música da banda). Com isso e apoio dos fãs, a banda vai longe.

Tracklist

01 – Won’t Listen to Fools
02 – Dirty Way
03 – Going Down to Nowhere
04 – The Twilight
05 – Face Your Fear
06 – Just Self-Brutality
07 – Fight
08 – Serves You Right
09 – Seraching For a Better Life
10 – The Next Season
11 - Hate

Formação

Valterson (Vocal e Guitarra)
Lucas Prauchner (Guitarra)
Marcos Rigoli (Bateria)
Robson van Der Ham (Baixo)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Excellence"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Excellence"

MegadethMegadeth
Fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo

Thin LizzyThin Lizzy
"Whiskey in the Jar" já era cantada há centenas de anos

No alto do casteloNo alto do castelo
As diferenças entre os diferentes estilos de rock e metal

5000 acessosVocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock5000 acessosRegis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"5000 acessosAlfabeto do Rock: as 15 melhores músicas de Metal5000 acessosDoro Pesch: valorizando a vida por ter morrido na cadeia5000 acessosMegadeth: será que Dave Mustaine voltaria para o Metallica?5000 acessosPaul Gilbert: o Metallica acabou com o Blues no Metal

Sobre Eduardo Cadore

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online