Giöbia: conheça a banda de garage rock italiana
Por Aline Luz
Fonte: MySpace
Postado em 22 de setembro de 2012
Quarteto italiano, formado na cidade de Milão, resgata o rock de garagem e outras vertentes da psicodelia.
Na estrada desde os anos 90, GIÖBIA é uma banda italiana underground que passou por várias influencias sessentistas, que permearam o brit pop e outras correntes do rock europeu.
"Hard Stories", lançado em 2010, é o seu mais recente disco, recheado de riffs, orgão farfisa e eletrônica além de um cover de "Are you Lovin' Me More", música presente no primeiro álbum dos ELECTRIC PRUNES: "I Had Too much to Dream (Last Night)", ícone do garage rock californiano lançado em 1966.
O destaque do mais recente trabalho dos GIÖBIA vai para a faixa "Electric Light", uma verdadeira música alucinada, repleta de sons do além.
Em 2005 lançaram seu primeiro álbum oficial (sem ser demos, split 7´s, EP´s, singles ou registros piratas) intitulado ¨Beyond the Stars¨, uma colagem experimental psicodélica entre rock, pop e efeitos eletrônicos, além da utilização de variados instrumentos como bandolim, alaúde e cítara, indo do folk ao oriental.
Seguiu-se a este disco o lançamento de um single: "No one to depends on", cover de SANTANA, onde a banda começou a se afirmar mais na sonoridade garage rock unida às experiencias eletrônicas. Duas coisas que combinam muito bem.
Em 2010, além de "Hard Stories", lançaram também um EP: "Come and get me", que saiu pelo selo australiano Smashed Records. Este selo é especializado em bandas de power pop, garage e psicodélico e os lançamentos são predominantemente em vinil.
Duas das 4 faixas presentes em ¨Come and get me¨ estão em ¨Hard Stories¨: a homônima ¨Hard Stories¨ e ¨Jaws¨. Os outros dois singles que compõem o EP são ¨Come and Get me¨ e ¨Fake Smile on Statue¨. Maravilhosos.
Tanto no disco como no EP a banda mostra muito comprometimento com o rock psicodélico de garagem e parece-nos que este é um caminho que veio para ficar.
Integrantes:
Stefano Basurto: voz e guitarra
Saffo Fontana: orgão e violino
Paolo Basurto: baixo
Stefano Betta: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O hit da Legião Urbana que Mamonas Assassinas foi argumento para ser vetado de disco
O dia que guitarrista do Bon Jovi ficou intrigado com som dos Engenheiros do Hawaii
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire


Paula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos
Monica Santhiago: O Excelente gosto - musical - da musa pornô BR
O dia que Ney Matogrosso e Caetano constrangeram Renato Russo na casa de Regina Casé
Spike: os sete piores solos de guitarra
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"



