Matérias Mais Lidas

imagemA música do Raul Seixas com erro gramatical que parece um plágio mas é uma homenagem

imagemO arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley

imagemMetallica e as músicas fantásticas que sempre ficam escondidas nas playlists

imagemSteve Grimmett não estava doente antes de morrer, diz esposa

imagemLed Zeppelin: O motivo pelo qual Jimmy Page não gosta de "All My Love"

imagemTitãs: como surgiu o título do hit "Bichos Escrotos", segundo Nando Reis

imagemA reação do pai de Neil Peart quando ele se juntou ao Rush

imagemAntes do Led Zeppelin, Robert Plant tentou entrar em outra banda famosa

imagemA dura bronca dos Titãs em Nando Reis durante gravação de "Titanomaquia"

imagemRick Wakeman relembra época em que o Yes abria show para o Black Sabbath

imagemTestament está confirmado na edição brasileira do Summer Breeze, segundo jornalista

imagemRolling Stones: Keith Richards compara tocar com Brian Jones, Mick Taylor e Ron Wood

imagemShow do Dream Theater em São Paulo não será mais realizado no Pavilhão Pacaembu

imagemDavid Ellefson diz que ele e Mustaine são como "irmãos de mães diferentes"

imagem4 hits do Deep Purple cujos riffs Ritchie Blackmore já confessou ter copiado


Stamp
2022/07/09

Kiss: alguns dos músicos secretos da banda - 2ª parte

Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Em 27/02/12

Dando sequência à série de postagens sobre os músicos "fantasmas" do Kiss, segue a segunda das três partes. A primeira parte está acessível no link abaixo.

Kiss: alguns dos músicos secretos da banda - 1ª parte

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Até onde se declara, Dick Wagner foi o primeiro músico "fantasma" a substituir um integrante original do Kiss durante gravações. O guitarrista tocou guitarra solo em Flaming Youth e Sweet Pain, além de violão em Beth, ambas do álbum "Destroyer". Enquanto Gene Simmons afirma que Ace Frehley havia sumido por uns dias e queriam finalizar logo as canções, este nega a história e diz que tiraram as suas partes nessas canções (sem avisar) porque não gostaram. No futuro, Wagner tocou o solo de Every Time I Look At You, do "Revenge", pois Bruce Kulick não conseguia fazer um bom solo.

Dick Wagner tocou em pequenas bandas até ser recrutado por Lou Reed e, pouco tempo depois, por Alice Cooper, com quem trabalhou durante toda a década de 1970 até o começo dos anos 1980. Como músico de estúdio, trabalhou com Aerosmith (tocou em todo o disco "Get Your Wings"), Hall & Oates, Mark Farner e Peter Gabriel, entre outros. É um dos "fantasmas" preferidos de Bob Ezrin.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Especula-se que o atual baterista do Kiss tenha tocado em Read My Body, do álbum "Hot In The Shade". Não é uma suposição impossível quando dois fatores são considerados. O primeiro é que este disco em questão é, essencialmente, uma coleção de demos que receberam uma produção especial, o que pode levar a ter outros músicos nas gravações. O segundo é que Eric Singer estava em turnê com a banda solo de Paul Stanley no mesmo ano de lançamento do play. Por praticidade, a bateria de Singer pode ter sido mantida. Mas são especulações que não são confirmadas por fontes oficiais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eric Singer entrou para o Kiss apenas em 1992, ocupando a vaga do falecido Eric Carr. Antes disso, tocou com Lita Ford, Black Sabbath, Badlands e Paul Stanley. Permaneceu com os mascarados até 1995 e voltou para substituir Peter Criss, de forma temporária em 2001 e permanente de 2003 em diante. Nesse tempo, tocou com Alice Cooper e iniciou o projeto Eric Singer Project. Recentemente, trabalhou com o Avantasia, mas sua prioridade é a trupe de Stanley e Simmons. Mais detalhes de sua carreira podem ser conferidos neste link

A única participação instrumental da tecladista Holly Knight em discos do Kiss é em Shandi, do álbum "Unmasked". Mas ela colaborou sendo co-autora de algumas letras: além de Shandi, ajudou a escrever Hide Your Heart, do "Hot In The Shade", e duas faixas do disco "Psycho Circus": I Pledge Allegiance to the State of Rock & Roll e Raise Your Glasses.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ocupação principal de Holly Knight é a composição de letras. Por muitos anos, a musicista compôs para artistas da gravadora EMI. Artistas e bandas como Heart, Aerosmith, Bon Jovi, Tina Turner, Pat Benatar, Bonnie Tyler e Rod Stewart, entre mutos outros, gravaram composições de sua autoria. Lançou apenas um disco solo até hoje, em 1988.

Este foi o Gene Simmons durante os anos de 1984 e 1985. Jean Beauvoir tocou baixo em três faixas do "Animalize" (Get All You Can Take, Under the Gun e Thrills in the Night) e duas do "Asylum" (Who Wants To Be Lonely e Uh! All Night), mas tocou em todas as demos de Paul Stanley da época. Amigo do Starchild desde o início da década de 1980, Beauvoir também compôs com Stanley nesse período, enquanto Simmons se dedicava mais ao mundo do cinema. O linguarudo alega que manteve as linhas de baixo de Jean nessas faixas por ter se saído muito bem, visto que seu trabalho seria de proveito apenas nas demos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jean Beauvoir ficou conhecido por ter integrado o The Plasmatics de 1980 até 1981. Fez parte da banda de Steve Van Zandt logo após, mas por pouco tempo, até focar em sua carreira solo, cujo momento mais notável foi a canção Feel The Heat, que entrou na trilha sonora do filme Stallone Cobra. Posteriormente, liderou o Voodoo X e o Crown Of Thorns, além de compor com Ramones, Lionel Richie, Doro Pesch e N’Sync, entre outros.

A participação de Jimmy Haslip diz muito sobre o que foi "Creatures Of The Night". O baixista tocou em Rock and Roll Hell e Danger, participando graças a um convite do produtor Michael James Jackson, que atirou para todo o lado e chamou até Jimmy, um músico de Jazz Fusion. Mas a competência de Jackson e os outros envolvidos foi tão decisiva que o disco soa muito uníssono. Soa como um quarteto de Hard n’ Heavy.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos primeiros baixistas a utilizar cinco cordas na história, Jimmy Haslip é o braço direito do guitarrista Robben Ford (que também toca em "Creatures Of The Night") desde os tempos de sua banda solo, The Robben Ford Group, que depois de um tempo passou a ser o Yellowjackets, ainda em atividade. Haslip foi baixista do Blackjack, formado por Michael Bolton e Bruce Kulick no começo dos anos 1980. Além disso, é um músico de estúdio cuja folha corrida tem participações de Tommy Bolin, Anita Baker, Bruce Hornsby e outros.

A possibilidade de Kevin Valentine ter tocado nas faixas King Of Hearts e You Love Me To Hate You, do "Hot In The Shade" se deve ao fato deste disco em questão ser, essencialmente, uma coleção de demos que receberam uma produção especial, o que pode levar a ter outros músicos nas gravações. Mas é confirmado que Valentine tocou em Take It Off, do "Revenge", e em todo o álbum "Psycho Circus", com exceção da faixa Into The Void. A decisão de Kevin assumir a batera do disco de reunião foi do produtor Bruce Fairbairn, que não enxergou Peter Criss se encaixando no registro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A carreira profissional de Kevin Valentine começou no Breathless. Rapidamente passou a integrar a banda de Donnie Iris, com quem tocou durante mais de 25 anos. Fez parte do Shadow King e do grupo solo de Lou Gramm, além de trabalhar como músico de turnê do Cinderella e baterista de estúdio na cidade de Nova Iorque.

A única participação de Mike Porcaro na discografia do Kiss é questionável. Especula-se que tenha tocado baixo na faixa-título de "Creatures Of The Night". Ninguém toca no assunto, mas há a possibilidade do multi-instrumentista ter contribuído na gravação final da faixa, visto que Gene Simmons nega ter tocado, mas não lembra o responsável pelo registro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mike Porcaro é o irmão do meio de Jeff e Steve Porcaro, que formaram o Toto no final da década de 1970. Mike não integrava a banda oficialmente até 1982, quando substituiu David Hungate. Seu trabalho como músico durou até 2007, pois foi diagnosticado com esclerose e parou de tocar. No ano seguinte, o Toto encerrou suas atividades, mas o grupo se reuniu em 2010 para turnês esporádicas em apoio ao baixista.

Phil Ashley tocou teclados em todas as faixas do farofeiro "Crazy Nights" (Gary Corbett participou da turnê), Hide Your Heart e Forever do "Hot In The Shade", e foi o pianista do histórico "MTV Unplugged". Sabe-se que seu trabalho foi indicado através do produtor de "Crazy Nights", Ron Nevison, para dar um approach comercial à bolacha.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Poucas informações sobre o tecladista Phil Ashley estão disponíveis, mas seu nome consta em álbuns de Tina Turner, Aerosmith, Joe Satriani, Mick Jagger, Cher e outros. Também excursionou com o líder dos Rolling Stones em sua turnê de 1988.

Confira no link abaixo a terceira e última parte:

Kiss: alguns dos músicos secretos da banda - 3ª parte

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

2022/08/18


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Kiss: Fã de comédia romântica, Paul Stanley lista seus filmes preferidos

Gene Simmons sobre o Ramones: "Punk nos EUA não significava nada"

Vídeo de clássico do Kiss é disponibilizado no canal oficial da banda

Gene Simmons conta como foi o dia em que ele compôs com Bob Dylan

A canção do Rush que tira sarro de balada clássica do Kiss

Quando Slash tentou entrar pro Kiss mas foi rejeitado por um motivo cruel

O clipe do Kiss que Paul Stanley se envergonha de ter gravado

Schmier, ícone do thrash metal, demonstra seu carinho pelo Kiss; "Maiores que a vida"

Gene Simmons revela quanto Kiss "faturou" para fazer o primeiro show

Kiss: Bruce Kullick comenta o subestimado álbum "Revenge", de 1992

Red Hot se junta ao grupo de bandas que lançaram dois discos no mesmo ano

De Jon Bon Jovi até Slayer, bandas e artistas que erraram suas próprias músicas ao vivo

Rush: Geddy Lee conta como o Kiss influenciou música do "Caress of Steel"

As três bandas listadas por Gene Simmons como maiores influências do Kiss

Dia Mundial do Rock: relembre 100 clássicos lançados na década de 90

Heavy Metal: 10 vídeos involuntariamente engraçados

Gene Simmons: bezerra nasce com a cara do músico

"Farewell": 10 bandas que fizeram turnê de despedida, mas voltaram

Kurt Cobain e a banda brasileira que mexeu com ele: "eles foram muito revolucionários"

O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.