RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O que significa "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", do Cazuza/Barão Vermelho

O hit dos anos 1990 que fez muito sucesso e ficou maior que a banda que o gravou

As instruções que Elvis Presley deu a seus seguranças para caso ele fosse assassinato

Os artistas pop de 10 bilhões no Spotify influenciados pelos anos 80, segundo Paulo Ricardo

A comparação de Lemmy Kilmister entre Donald Trump e os roqueiros ricos: "Não vejo sentido"

Os Beatles ajudaram a criar o heavy metal com "Helter Skelter"? Rob Halford responde

Mercado fonográfico vive novo boom com o renascimento do Rock e faturamento bilionário

As letras que John Petrucci, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito

O grande aprendizado que o Jethro Tull teve com uma banda que intimidava Ian Anderson

Kirk Hammett comenta participação do Metallica em despedida do Black Sabbath

Como surgiu convite para curador do último show do Black Sabbath, segundo Tom Morello

Nick Mason reflete sobre o que ele considera ter sido um erro do Pink Floyd no "Dark Side"

Baixista do The Who lista quais foram suas melhores linhas de baixo: "Toco melhor ao vivo"

Para Tobias Forge (Ghost), Black Sabbath ia muito além do heavy metal

Dave Mustaine revela seu álbum favorito do AC/DC: "Pura velocidade e adrenalina"


Bangers Open Air
Linkin Park

Folk Metal: do Skyclad ao Tuatha De Danann

Por Renato Spacek
Fonte: O Caralho a 4
Postado em 16 de fevereiro de 2011

O Skyclad é a banda responsável pela criação do Folk Metal. Formado em 1990, o grupo lançou seu primeiro disco em 1991, que misturava Thrash Metal com elementos folclóricos, sendo que havia um violinista na banda. No começo o seu som era mais primitivo, mas com o amadurecimento da banda e com a concretização do estilo - que não foi feito apenas pelo Skyclad, tendo em vista que assim como outros estilos, o Folk Metel tem bandas percussoras - o grupo foi fazendo um som cada vez mais Folk e menos Thrash.

Bandas como Cruachan, Elvenking, Ensiferum e Tuatha De Danann foram extremamente importantes para o estilo, pois foram percussores, e cada um foi para o seu lado, expandindo e criando um estilo. Enquanto o Cruachan fazia um som mais sujo com vocais femininos, o Elvenking inventava a mistura de Power e Folk. O Tuatha De Danann é a banda pioneira do estilo no brasil, e uma das pioneiras do Celtic Metal no mundo, sendo respeitada e reconhecida internacionalmente. O Bathory é a banda creditada pela invenção do Viking Metal com o disco Hammerheart, de 1990 amadurecendo seu Black Metal e tornando-o menos pesado, sem guturais e abordando a mitologia nórdica em suas letras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Detalhe que o Folk Metal só tem um grande sucesso na Europa, a maioria das bandas vem de lá, e a maioria do público também. Mitologias, instrumentos típicos, praticamente tudo relacionado ao Folk Metal é europeu.

Sonoridade

O gênero de forma ao misturarmos Metal (seja o Heavy Metal tradicional, ou até mesmo outros estilos como Power, Black, Death etc) com a música Folk. Mas, diferentemente do que alguns pensarão, não é o Folk como Bob Dylan, aquele acústico mais sujo, e sim o Folk quem vem da música folclórica, onde são utilizados instrumentos como gaita de fole, tin whistle, hurdy gurdy e outros mais incomuns.

Diferentemente da maioria dos sub gêneros do Metal, no Folk Metal as guitarras não se apoderam da melodia quase todo o tempo, tendo em vista que instrumentos folclóricos como flautas, gaitas de fole e violinos predominam para a formação do estilo, mas claro que isso não impede que esporadicamente tenham solos de guitarra. Apesar disso, algumas bandas utilizam apenas o teclado, ora com timbre de instrumentos folclóricos, ora com o real timbre do instrumento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Letras

Os temas líricos abordados por bandas de Folk Metal são, em quase 100% das vezes, previsíveis e limitados, tendo em vista que as bandas adotam temas como mitologia - desde a mitologia grega até a nórdica, passando pela egípcia e várias outras - natureza, batalhas épicas, temas pagãos e afins. Algumas vezes a letra influencia fortemente no estilo da banda, vide que é raríssimo achar uma banda de Viking Metal que não fale sobre mitologia nórdica.

Subdivisões

Alguns estilos como o Folk Metal tem subdivisões, e falarei um pouco aqui sobre algumas.

- Viking Metal: quase todas as bandas falam sobre mitologia nórdica e guerras, o Fjoergyn é uma banda que é considerada Viking Metal pela sua sonoridade, pois não falam sobre os nórdicos, e sim sobre natureza. As bandas de Viking Metal preferem que seu som seja sujo e primitivo, portanto são raros os grupos que utilizam algum instrumento além dos básicos (guitarra, baixo e bateria, algumas vezes teclado). É muito comum que algumas bandas de Viking Metal tenha seu som um pouco Black, pois a mistura de ambos é comum, e os vocais podem ou não ser guturais, inependente da mistura. Coloquei o Viking Metal aqui por fazer parte do Folk, mas geralmente o estilo é dito como um gênero próprio, e não como uma subdivisão do Folk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns grupos do estilo: Bathory, Týr, Mithotyn, Ensiferum, Enslaved, Thrudvangar, Falkenback, King Of Asgard, Turisas.

- Celtic Metal: como o próprio nome diz, o gênero utiliza a música celta como complemento. Os povos celtas se concentravam na região que atualmente é a Irlanda, e a música celta, consequentemente, é de lá. As bandas do gênero geralmente utilizam instrumentos como tin whistle - uma espécie de flauta de metal irlandesa - e gaitas de fole para caracterizar seu som, e para formar uma atmosfera própria do estilo. Geralmente falam sobre natureza.

Alguns grupos do estilo: Eluveitie, Cruachan, Mägo de Oz, Tuatha De Danann, Primordial, Skyclad, Waylander.

- Mittelalter ou Medieval Metal: um estilo no qual quase todas as bandas são alemãs - eu não conheço nenhuma que não seja, mas creio que deve existir -, é um Folk Metal mais medieval, como o próprio nome sugere. O estilo é caracterizado pelo uso de variados instrumentos folclóricos e medievais. A maioria das bandas cantam em alemão, e isso acaba não sendo tão óbvio assim, tendo em vista que várias bandas preferem cantar em inglês do que na língua original de seu país.

Alguns grupos do estilo: Schandmaul, In Extremo, Subway to Sally, Saltatio Mortis, Corvus Corax.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Andean Metal: provavelmente é o estilo mais apagado entre todos. É caracterizado por misturar o Heavy Metal com a música tradicional andina, dos povos incas. São utilizados instrumentos típicos incas, e as letras também falam sobre as tradições e mitologias dos povos. A maioria das bandas do estilo são latinas, tendo em vista que os incas viviam na América do Sul.

Alguns grupos do estilo: Tierramystica, Toccata Magna, Ch'aska, Tenochtitlan.

- Oriental Metal: é o termo designado para descrever bandas influenciadas pela a música oriental. As bandas do estilo são influenciadas pela cultura oriental tanto em suas letras quanto em sua música, pois muitas delas utilizam instrumentos típicos, como por exemplo a cítara, uma espécie de guitarra indiana. Como já citado acima, as letras falam sobre religiões orientais e mitologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Algunas bandas do estilo: Orphaned Land, Rudra, Melechesh, Utylau.

- Pagan Metal: é o Metal que utiliza temas abordando tradições de uma região ou povo específico pré-critistão. É a subdivisão mais complexa dentro do Folk Metal, pois vai muito mais além de uma simples letra ou música, sendo que aborda temas pagãos e ideias totalmente complexas. O Pagan Metal na maioria das vezes tem forte influência do Black Metal, e suas bandas tem a presença de vocais guturais agudos.

Alguns grupos do estilo: Equilibrum, Moonsorrow, Kampfar, Światogor, Ases, Dub Buk, Elfsword, XIV Dark Centuries

- Power Folk Metal: um estilo bem comum, uma mistura muito utilizada entre várias bandas. Não é nada complexo e, como o próprio nome sugere, é a mistura entre duas subdivisões do Metal: o Power e o Folk. Geralmente são caracterizadas pela velocidade e vocais agudos e melódicos do Power Metal misturadas com os temas épicos e instrumentos folclóricos do Folk Metal, e as letras as vezes falam sobre emoções, filosofia e temas que comumente são utilizados pelo Power, e também sobre mitologia e temas abordados pelo Folk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns grupos do estilo: Elvenking, Falconer, Airged L'amh, Crimfall, Alestorm, Winterstorm, Fangorn, Lothlörten.

- Folk Metal tradicional: algumas bandas acabam por não se encaixar em nenhuma das subdivisões acima, seja pela sonoridade diferenciada, por letras que não abordam temas comuns, ou por qualquer outro motivo, e essas bandas costumam se limitar a serem chamadas apenas de Folk Metal, pois se for ser inventado um termo para caracterizar cada banda "sem gênero", não há quem decore todos os nomes. E aqui não é apenas para colocar essas bandas órfãs, e sim para também colocarmos aquelas bandas com uma estrutura musical comum, que se limita a tocar um Folk Metal simples, com vocais guturais e uma flauta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns grupos do estilo: Korpiklaani, Fintroll, Odroerir, Kivimetsän Druidi, Dalriada, Finsterforst, Frosttide.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Renato Spacek

Brasiliense e amante do Metal, reside no exterior e tem preferência pelos subgêneros Folk, Power e Groove, mas não se limita a isso, pois também aprecia outros estilos tais como Thrash Metal, Hard Rock, Glam Metal, Death Metal e Black Metal, mas é bem seletivo com os dois últimos. É baixista e conheceu o Rock através do KISS, em 1999, entretanto sua banda preferida é o Dream Theater. Fã de Tolkien, adora os Estados Unidos e a Suécia.
Mais matérias de Renato Spacek.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS