Blind Faith

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Nunes Campos
Enviar correções  |  Ver Acessos

Após sair do Cream, Eric Clapton queria formar uma nova banda. No início de 1969 começou a arquitetar uma nova formação tão boa quanto aquela. Juntou-se a Steve Winwood, garoto prodígio vindo do Spencer Davis Group e Traffic, que aos 20 anos estava maluco para criar um super-grupo. Esse citou Ginger Baker para a bateria. Clapton relutou. Não queria conviver com fantasmas do passado. Não queria continua sendo um garoto de recados,como nos tempos do Cream, mas acabou cedendo.

Keith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugarNew York Times: os 100 melhores covers de todos os tempos

Juntos começaram a trabalhar como um grupo em fevereiro de 1969. Contudo faltava alguém. O músico escolhido para tocar baixo no novo grupo foi Rick Grech, ex-integrante do Family. A gravadora tratou de mostrá-los como um novo super-grupo. Exigia-se deles uma vendagem semelhante à do Cream e as propostas de show eram inúmeras.

Em agosto de 1969 lançaram seu disco homônimo num momento de ápice da geração hippie, que estava comemorando os louros da vitória sobre a careta sociedade americana. O disco não alcançou as expectativas da gravadora. Músicas como "Do What you like" e "Sea of Joy" mostravam como aquele grupo teria indo longe. Dotadas de belas melodias e arranjos elaborados, além é claro dos belos dotes instrumentais de seus músicos, o disco é um deleite do início ao fim. A guitarra de Clapton é límpida e cristalina em seus licks certeiros. A maravilhosa bateria de Mr. Baker transita com desenvoltura pelos mais variados ritmos. Rick Grech segura a ponta no baixo e Winwood dava um show à parte. O cara escrevia a maior parte das músicas, tocava órgão, piano e quando cantava simplesmente emocionava.

Mesmo com tantas perspectivas, o grupo implodiu. No final do ano tinham acabado como banda deixando apenas esse belo testamento.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Blind Faith"


Blind Faith: uma das capas mais polêmicas da históriaBlind Faith
Uma das capas mais polêmicas da história

Blind Faith e Scorpions: as capas chave-de-cadeiaBlind Faith e Scorpions
As capas chave-de-cadeia


Keith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugarKeith Richards
Colocando Justin Bieber em seu devido lugar

New York Times: os 100 melhores covers de todos os temposNew York Times
Os 100 melhores covers de todos os tempos


Sobre Rafael Nunes Campos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin