Bachman Turner Overdrive

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rubens Braga
Enviar Correções  

O Bachman-Turner Overdrive foi formado no Canadá, em 1972, por Randy Bachman (nascido em 27 de setembro de 1943 em Winnipeg), vocalista e guitarrista vindo do Guess Who (de "American Woman", "No Time", "These Eyes"), que depois de lançar um disco solo entitulado "Axe" em 1970, se viu impossibilitado de criar uma banda (devido a uma doença que contraiu) com o líder do The Nice, o tecladista Keith Emerson (que posteriormente, junto com Greg Lake e Carl Palmer, formou o Emerson, Lake & Palmer), decidiu unir forças em 1971 com seu irmão, o baterista Robbie, com o vocalista, tecladista e guitarra Chad Allan e o baixista e vocalista C. F. "Fred" Turner, para continuar sua trajetória como Brave Belt.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como Brave Belt, gravaram dois discos pela Reprise entre 1971 e 1972, bons albuns que misturavam pop, rock e country.

Quando Chad Allan decidiu deixar a banda devido ao pouco exito comercial dos discos, foi substituído pelo guitarrista Tim Bachman, irmão de Randy e Robbie.

Nesse momento mudaram o nome da banda para Bachman-Turner Overdrive, nome derivado da união de seus sobrenomes com a paixão por automovéis, em especial caminhões, pois "Overdrive" era o nome de uma revista de caminhões.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A nova banda, com um som mais bem definido do que no inicio como Brave Belt, firmou um contrato com a Mercury Records e lançou o disco homônimo "Bachman-Turner Overdrive" em 1973, um enérgico e subestimado trabalho que passou despercebido nas lojas, apesar da qualidade de seus singles "Gimme Your Money Please" e "Blue Collar", ambas compostas por C. F. Turner, músicas que conseguiram emplacar nas paradas, em especial "Blue Collar", que chegou ao posto 21 da Billboard.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outros excelentes sons deste álbum eram "Hold Back The Water", "Atayed Awake All Night" e "Don´t Get Yourself In Trouble".

No mesmo ano, lançaram também "Bachman-Turner Overdrive II", um ótimo LP, que enfim os consagraram como uma das melhores bandas de Hard Rock, Boogie Rock e Arena Rock do momento, êxito confirmado com seus excelentes shows e com o triunfo comercial de seus singles, clássicos da banda, como "Let It Ride" e "Takin´ Care Of Business".

O LP também teve vendas consideraveis, alcançando o 4º lugar.

Cansado do ritmo de shows, o guitarra-base Tim Bachman deixa o BTO para se dedicar a produção.

O encarregado de suprir o trabalho nas seis cordas seria Blair Thornton, que apareceria nos créditos do trabalho mais memoravel do BTO, "Not Fragile" (1974), um magistral disco que chegou ao numero 1 nos EUA, mesmo feito de um de seus mais conhecidos clássicos, "You Ain´t Seen Nothin´ Yet".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O album, para "ouvir até queimar o vinil", continha também hsons com instrumentos e vocais fortes como "Rock IS My Life, And This In My Song", "Sledgehammer", o vibrante instrumental-tributo a Duane Allman "Free Wheelin´", e o single "Roll On Down The Highway", que chegou ao 4º lugar nas paradas americanas.

Diante do êxito da banda, sua antigua gravadora (Reprise) aproveitou para lançar no mercado o disco "As Brave Belt" (1975), que simplesmente era cópia de seu segundo álbum como Brave Belt.

publicidade

"Four Wheel Drive" (1975" foi o quarto grande disco oficial do BTO. Era um trabalho estimavel, porém inferior se comparado ao anterior. Ainda assim, continha grandes clássicos, como "Hey You", "Quick Change Artist" e "Four Wheel Drive".

"Head On" (1975) e "Freeways" (1977), foram dois discos sem muitas surpresas e também foram os últimos em que participou Randy Bachman, antes de deixar a banda para formar o IronHorse junto com Tom Sparks e Chris Leighton.

Apesar de o Bachman-Turner Overdrive ter perdido a sua alma, a banda prossegiu, reduzindo definitivamente seu nome para as siglas B.T.O. Jim Clench substitui Randy, e gravam álbuns sem muita repercussão como "Street Action" (1978) e "Rock n´ Roll Nights" (1979).

Em 1980, o B.T.O. deixaria de existir. Randy publicaria vários discos solo, antes de voltar de novo com a banda, em meados dos anos 80, agora composta por Randy, Tim, C. F. Turner e o ex-batera do guess Who, Garry Peterson, e gravaram o bom "Bachman-Turner Overdrive" (1984).

O batera Robbie Bachman, por sua vez, com o nome B.T.O., começou a tocar pelos EUA, o que ocasionou brigas com seu irmão. Posteriormente, solucionados os problemas e unificada a banda, Randy voltou a deixar a banda para prosseguir sua carreira solo, sendo substituído por Randy Murray, que continua a tocar com seus companheiros até os dias de hoje.

Com certeza, o BTO tem um capítulo reservado para ele na Biblia do Rock n´ Roll!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


BTO: como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famosoBTO
Como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famoso


Top 5: Os roqueiros mais chatos da históriaTop 5
Os roqueiros mais chatos da história

Mayhem: banda levou restos humanos para o palco em 2011Mayhem
Banda levou restos humanos para o palco em 2011


Sobre Rubens Braga

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336 Cli336 Cli336 CliHo Cli336 WhiFin CliIL Cli336