Bachman Turner Overdrive
Por Rubens Braga
Postado em 06 de abril de 2006
O Bachman-Turner Overdrive foi formado no Canadá, em 1972, por Randy Bachman (nascido em 27 de setembro de 1943 em Winnipeg), vocalista e guitarrista vindo do Guess Who (de "American Woman", "No Time", "These Eyes"), que depois de lançar um disco solo entitulado "Axe" em 1970, se viu impossibilitado de criar uma banda (devido a uma doença que contraiu) com o líder do The Nice, o tecladista Keith Emerson (que posteriormente, junto com Greg Lake e Carl Palmer, formou o Emerson, Lake & Palmer), decidiu unir forças em 1971 com seu irmão, o baterista Robbie, com o vocalista, tecladista e guitarra Chad Allan e o baixista e vocalista C. F. "Fred" Turner, para continuar sua trajetória como Brave Belt.
Como Brave Belt, gravaram dois discos pela Reprise entre 1971 e 1972, bons albuns que misturavam pop, rock e country.
Quando Chad Allan decidiu deixar a banda devido ao pouco exito comercial dos discos, foi substituído pelo guitarrista Tim Bachman, irmão de Randy e Robbie.
Nesse momento mudaram o nome da banda para Bachman-Turner Overdrive, nome derivado da união de seus sobrenomes com a paixão por automovéis, em especial caminhões, pois "Overdrive" era o nome de uma revista de caminhões.
A nova banda, com um som mais bem definido do que no inicio como Brave Belt, firmou um contrato com a Mercury Records e lançou o disco homônimo "Bachman-Turner Overdrive" em 1973, um enérgico e subestimado trabalho que passou despercebido nas lojas, apesar da qualidade de seus singles "Gimme Your Money Please" e "Blue Collar", ambas compostas por C. F. Turner, músicas que conseguiram emplacar nas paradas, em especial "Blue Collar", que chegou ao posto 21 da Billboard.
Outros excelentes sons deste álbum eram "Hold Back The Water", "Atayed Awake All Night" e "Don´t Get Yourself In Trouble".
No mesmo ano, lançaram também "Bachman-Turner Overdrive II", um ótimo LP, que enfim os consagraram como uma das melhores bandas de Hard Rock, Boogie Rock e Arena Rock do momento, êxito confirmado com seus excelentes shows e com o triunfo comercial de seus singles, clássicos da banda, como "Let It Ride" e "Takin´ Care Of Business".
O LP também teve vendas consideraveis, alcançando o 4º lugar.
Cansado do ritmo de shows, o guitarra-base Tim Bachman deixa o BTO para se dedicar a produção.
O encarregado de suprir o trabalho nas seis cordas seria Blair Thornton, que apareceria nos créditos do trabalho mais memoravel do BTO, "Not Fragile" (1974), um magistral disco que chegou ao numero 1 nos EUA, mesmo feito de um de seus mais conhecidos clássicos, "You Ain´t Seen Nothin´ Yet".
O album, para "ouvir até queimar o vinil", continha também hsons com instrumentos e vocais fortes como "Rock IS My Life, And This In My Song", "Sledgehammer", o vibrante instrumental-tributo a Duane Allman "Free Wheelin´", e o single "Roll On Down The Highway", que chegou ao 4º lugar nas paradas americanas.
Diante do êxito da banda, sua antigua gravadora (Reprise) aproveitou para lançar no mercado o disco "As Brave Belt" (1975), que simplesmente era cópia de seu segundo álbum como Brave Belt.
"Four Wheel Drive" (1975" foi o quarto grande disco oficial do BTO. Era um trabalho estimavel, porém inferior se comparado ao anterior. Ainda assim, continha grandes clássicos, como "Hey You", "Quick Change Artist" e "Four Wheel Drive".
"Head On" (1975) e "Freeways" (1977), foram dois discos sem muitas surpresas e também foram os últimos em que participou Randy Bachman, antes de deixar a banda para formar o IronHorse junto com Tom Sparks e Chris Leighton.
Apesar de o Bachman-Turner Overdrive ter perdido a sua alma, a banda prossegiu, reduzindo definitivamente seu nome para as siglas B.T.O. Jim Clench substitui Randy, e gravam álbuns sem muita repercussão como "Street Action" (1978) e "Rock n´ Roll Nights" (1979).
Em 1980, o B.T.O. deixaria de existir. Randy publicaria vários discos solo, antes de voltar de novo com a banda, em meados dos anos 80, agora composta por Randy, Tim, C. F. Turner e o ex-batera do guess Who, Garry Peterson, e gravaram o bom "Bachman-Turner Overdrive" (1984).
O batera Robbie Bachman, por sua vez, com o nome B.T.O., começou a tocar pelos EUA, o que ocasionou brigas com seu irmão. Posteriormente, solucionados os problemas e unificada a banda, Randy voltou a deixar a banda para prosseguir sua carreira solo, sendo substituído por Randy Murray, que continua a tocar com seus companheiros até os dias de hoje.
Com certeza, o BTO tem um capítulo reservado para ele na Biblia do Rock n´ Roll!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Para Kerry King, escrever músicas sobre o capeta é puro entretenimento
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Joe Bonamassa elege o maior guitarrista de rock; "transformou a guitarra em uma arma"
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Em vídeo, prefeitura mineira anuncia: "Vem aí... em abril... Led em Muriaé!"


Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada



