Holy Sagga
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.saggaonline.com
Apenas uma diversão entre amigos, sem qualquer pretensão comercial. Foi assim que surgiu, em 1994, a banda paulistana SAGGA. Calcando seu som no heavy metal melódico, o SAGGA vem a público apresentar seu primeiro álbum, "Planetude". Com a estabilização de sua formação no começo de 2000 - que já contava com Maurício Queiroz (vocal), Anderson Carlo (guitarra), Gustavo Duarte (baixo), Gabriel Lobitsky (bateria) e José Antônio Cardillo (teclado) -, a banda ganhou em identidade e personalidade, desenvolvendo composições elaboradas e inovadoras que mantêm o espírito do Heavy Metal, combinando-o com fantásticas melodias e partes mais progressivas.
Enquanto era feita a gravação do álbum, no segundo semestre de 2000 e começo de 2001, a banda participou de grandes shows em São Paulo, se apresentando ao lado de nomes consagrados do metal brasileiro, como Dark Avenger e Fates Prophecy. Além disso, contribuiu com sua música em dois shows-tributo: um homenageando a banda finlandesa Stratovarius, e outro em tributo às bandas paulistanas Viper e Angra, numa homenagem ao vocalista André Matos. Com estas apresentações, que contaram com mais de mil espectadores cada uma, o SAGGA pôde mostrar que tem tanto potencial nos palcos quanto nos estúdios.
Depois de participar do projeto "William Shakespeare's Hamlet", empreitada da Die Hard Records que reuniu 14 bandas brasileiras de diferentes subestilos dentro do heavy metal, o SAGGA quer chegar ao público com suas composições próprias, que falam de temas atuais, como relacionamentos humanos, a rotina das grandes cidades e a busca pela realização pessoal.
O álbum, intitulado "Planetude", conta com nove faixas inéditas e um bônus - a música "Dagger Of Words", do projeto Hamlet. O álbum foi gravado no estúdio Creative Sound, em São Paulo, com a supervisão de Philip Colodetti, enquanto que sua mixagem, finalizada em setembro de 2001, foi feita no Gates Studio, na Alemanha, pelas mãos do mundialmente aclamado Sascha Paeth, guitarrista do Heavens Gate e Virgo - que já trabalhou com bandas como Angra, Kamelot, Rhapsody e Shaman, assistido pelo próprio Philip, já familiarizado com a sonoridade da banda.
Além do estilo de cada componente do SAGGA, o álbum ainda conta com outras influências, já que traz participações especiais, como a de André Matos (Shaman e Virgo), que após ouvir o trabalho da banda mostrou muito entusiasmo e contribuiu com sua voz na faixa Fight for Survival, na qual faz um dueto com o vocalista Maurício Queiroz.
A banda vem trabalhando duro para atingir o mercado externo e tem conseguido ótimos contatos que possibilitarão o lançamento do álbum em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Devido à existência de uma antiga banda canadense de nome Saga, muito conhecida na Europa, principalmente na Alemanha, ficou decidido entre os membros da banda uma mudança no nome. Como o nome SAGGA tem um significado muito especial para seus integrantes, decidiram acrescentar uma outra palavra antes do antigo nome.
Com isso, o SAGGA passa a ser conhecido como HOLY SAGGA. Isto evita possíveis problemas na divulgação e algumas confusões que poderiam surgir entre os apreciadores das bandas quase homônimas.
"Planetude" foi lançado na América do Sul pela Louder Music e no Japão pela Soundholic Records. No país do sol nascente, a primeira prensagem do álbum já saiu com a nova alcunha da banda. E a repercussão foi muito boa! Logo de cara, o HOLY SAGGA entrou em 17º lugar na parada japonesa.
Atualmente, a banda tem feito algumas apresentações pelo Brasil a fim de divulgar o recente lançamento. Passaram por cidades como Ribeirão Preto/SP, Joinville/SP, São Caetano do Sul/SP (show de abertura para o Shaman), Curitiba/PR e São Paulo (fazendo uma das melhores apresentações do festival anual Brazil Metal Union). A banda ainda deve continuar a tocar pelo país durante todo o ano, sendo que os próximos shows programados serão em uma turnê pelo Nordeste ainda no primeiro semestre.
O HOLY SAGGA irá participar também de um CD em tributo ao Journey, cultuada banda de Hard Rock dos anos 80. Nele, apresentam sua versão para o clássico "Who´s Crying Now".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Andreas Kisser: " O Max tem tanta chance de fazer coisas diferentes com uma galera"
Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



