Dead Fish
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.deadfish.com.br
"A revolução através do hardcore"
Por Ricardo Tibiu - Maio de 2004
Há ordem no caos e desordem por todos os lados. Música é entretenimento? Diversão? Desabafo? Que tal ser isso tudo e muito mais. A banda capixaba Dead Fish está há 13 anos colocando em prática essa máxima. Já trilharam seu caminho no underground nacional, tendo lançado quatro CDs e tocado em todos os cantos do Brasil. Inclusive acompanhando bandas internacionais como as norte-americanas Shelter, All e Pulley.
Agora chegou a hora de cruzar a fronteira entre o indie e o mainstream. Alguém aí pensou em "La Migra"? Quem sabe... O certo é que Rodrigo (voz), Alyand (baixo), Nô (bateria) e os guitarristas Philippe e Hóspede, estão dispostos a isso. Como aliada o grupo tem a Deckdisc, que se responsabilizou pelo lançamento de "Zero e Um".
O disco foi gravado entre janeiro e fevereiro de 2004 no Estúdio Tambor (Rio de Janeiro) sob comando do guerreiro Rafael Ramos, que já capitaneou álbuns de artistas como Los Hermanos, Ultraje a Rigor e Pitty. A mixagem ficou a cargo de Ryan Greene, responsável por algumas obras "obrigatórias" do hardcore de NOFX e Sick Of It All, no Motor Studios, em São Francisco (Califórnia).
As 14 músicas são, literalmente, inéditas. Além de não regravarem nenhuma canção dos trabalhos anteriores, o Dead Fish nunca soou tão seguro como agora. Inaugurando a nova fase, "A Urgência", brada, explicitamente, que de mortos os peixes não têm nada e que "há urgência em estar vivo". Já a faixa que dá nome ao disco capricha nas melodias, tanto vocais, quanto das guitarras.
Se você acredita que tecnologia é sinônimo de progresso, o hardcore rasgado vai lhe dar uma nova visão. Se precisar de ajuda, o clipe - com direção de Eduardo Kurt - pode te ajudar a ter uma idéia. "Queda Livre" é um tapa com luva de pelica... e vai derrubar muita gente. "Bem-vindo ao Clube" tem o clima do Dead Fish ao vivo. E olha que a performance da banda é das mais explosivas. O baixo pulsa forte, a bateria martela com furor, as guitarras duelam entre si e Rodrigo se esgoela e macaqueia como poucos.
"Você" e "Re-aprender" têm pegada roqueira e refrãos marcantes, prontos pra cantar junto, já "Engarrafamento" tem a cara de São Paulo (por que será?), mas se pensa que Rodrigo irá falar de carros e ônibus, esqueça. Suas letras fogem do lugar comum que insiste em pairar sob as cabeças dos compositores do pop rock nacional.
Peso e velocidade marcam o verdadeiro hardcore? A verdade pode ser uma mentira, mas se o que busca é rapidez, sirva-se: "Senhor, Seu Troco" com 26 segundos de puro "dedo na cara" e coro agressivo, "Desencontros" com 49 segundos e "Siga" com pouco menos que dois minutos de questionamento. Afinal questionar é viver...
Enquanto Bush se diverte bombardeando o Afeganistão e Bin Laden provavelmente planeja a vingança, por aqui o Dead Fish faz seu contra-ataque. E a arma escolhida é o hardcore! Porque todo dia é dia de revolução!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cara que é o "avô da música americana", segundo o lendário Bruce Springsteen
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A turnê faraônica que quase causou danos irreversíveis ao Iron Maiden
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam


