Ablaze My Sorrow
Postado em 06 de abril de 2006
Por Gustavo Fiali
Ablaze My Sorrow surgiu em 1993 em Falkenberg na Suécia da iniciativa do guitarrista Magnus Carlsson e do também guitarrista e vocalista Martin Qvist (ex Aphocrypha, The Ancient Rebirth e Fall fron Grace), de criar um novo estilo encima do black metal da época. Em poucas semanas os músicos já contavam com a presença do baixista Anders Brorsson e de Fredrik Wenzel na batera, também determinados a criar e direcionados a gravar.
No final do mesmo ano produziram sua primeira demo: "For Brereavement We Cried" marcando a saída de Fredrik Wenzel e a entrada de Alex Bengtsson na bateria.
Engrenados com a mudança de baterista, pouco tempo depois estavam nos estúdios Höök para gravar a trilha promo de seu novo trabalho, chamada "The Song Of The Dancing Sins". Com a promo, a banda apresentou um estilo mais agressivo voltado para a tendência do deth metal melódico que tomava a Suécia neste período.
Em 1994 a promo teve seu primeiro contato com o público e como resultado já em janeiro 1995 a banda decidiu voltar outra vez ao estúdio de Höök para gravar sua segunda demo. Esta demo, incluía três faixas, e foi intitulada simplesmente como "Demo`95". Estas três trilhas apareceram também em seu primeiro álbum "If Emotions Still Burn". Após esta demo Martin Qvist decidiu concentrar-se apenas nos vocais abrindo caminho para o guitarrista. Roger Johansson.
Durante o verão de 1995 Ablaze My Sorrow finalmente se direcionou a gravação do primeiro álbum nos estúdios de Musik Maffian em Varberg e gravaram seu álbum intitulado "If Emotions Still Burn". O álbum lançava oito faixas de death metal melódico intenso e agressivo apresentando o estilo que a banda se propôs a criar. Após a liberação de "If Emotions Still Burn", Roger Johansson o membro que entrou para substituir Martin nas guitarras deixa a banda e é substituído por Dennie Linden.
Durante 1997 Ablaze My Sorrow foi a estúdio terminar o material para um novo álbum tendo logo no inicio da gravação uma surpresa desagradável. Antes do inicio sessão de gravação do "The Plague", o vocalista, Martin Qvist anunciou que deixaria a banda e teve que ser substituído às pressas por Fredrik Arnesson (ex-Cromlech).
Mais uma vez com nova formação, Ablaze My Sorrow foi a estúdio para gravar o problemático "The Plage" durante agosto e Setembro de 1997. Depois da liberação do álbum, novos problemas na formação da banda surgiram e o guitarrista Magnus Carlsson, foi substituído por Anders Lundin, também vindo da ex banda de Fredrik Arnesson a Cromlech.
Ainda com problemas de adaptação pela constante troca de integrantes, a banda começou correr atrás de motivação para não acabar.
Sem vocalista em 1999 a banda convocou Kristian Lönnsjö (ex-Deification) para finalizar a constante troca de músicos. Com esta formação a banda se direcionou a composição de material para o lançamento de um novo álbum. O Anger hate and fury foi gravado em 2002, em Varberg na Suécia e está sendo divulgado em turnê européia pela banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher
O solo de guitarra que mudou a forma como os solos passaram a ser feitos
Como Brian May acabou fazendo participação especial em disco dos Paralamas do Sucesso?


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



