Buddy Holly
Postado em 06 de abril de 2006
Charles Hardin Holley nasceu em 1936, no Texas, filho de pais ricos e preocupados em incentivar o gosto do filho pela música. Tendo tocado piano e violino desde os quatro anos, descobriu sua paixão ao conhecer a guitarra elétrica. Aos treza já tinha uma banda com alguns colegas de escola e se apresentava em clubes locais.
Com a explosão do rock em meados da década de 50 a banda Buddy Holly and The Crickets abria shows para, entre outros, Bill Haley and The Comets e Elvis Presley. Em 1956 assinaram com a Decca Records, gravando uma dezena de músicas de pouca ou nenhuma repercussão. Só viriam a fazer maior sucesso no final da década de 50, com a decadência dos primeiros astros do rock. Inicialmente explodiram na Europa e só depois foram reconhecidos nos Estados Unidos.
Ao contrário da maioria dos outros representantes da primeira fase do rock and roll, Buddy Holly cantava músicas românticas e não seguia a temática de rebeldia, carros e garotas tão comuns à sua volta. Era míope e se apresentava de óculos. Sua banda, The Crickets, estranhamente tinha apenas três componentes sendo ele o responsável pela guitarra e vocal. Buddy Holly foi o introdutor desta formação conhecida como power-trio que só viria a se popularizar na década de 70.
Em 1958, no auge do sucesso com os Crickets, conheceu e se casou em menos de três meses com sua primeira namorada. A banda acabou logo depois em meio a desentendimentos entre os membros. Seguiu em carreira solo.
Em 1959, já sem a sua banda original e tendo acabado de lançar o maior hit de sua carreira, "Peggy Sue", sua carreira foi tragicamente interrompida em um acidente de avião que vitimou também Ritchie Valens (de "La Bamba") e Big Bopper. Este acidente marcou o fim da era de ouro do rock and roll. A música American Pie, fartamente coverizada até hoje, fala sobre este acidente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
A música que fez as garotas prestarem atenção no Children of Bodom, segundo Alexi Laiho
A hilária atitude da Blitz que hoje seria alvo certo de cancelamento na internet
Além de Axl Rose, outros quatro vocalistas fizeram teste para o vocal do AC/DC
O brasileiro que era um dos roqueiros mais lindos, segundo Regis Tadeu

O solo super simples mas que George Harrison via como uma aula de guitarra
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



