Whitesnake
Por João Paulo Andrade
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Whitesnake, criada em 1976, trata-se do projeto solo de David Coverdale, ex-vocalista da banda Deep Purple. O nome Whitesnake foi tomado de um de seus álbuns (Coverdale lançou dois álbuns solo após sair do Deep Purple e antes de montar o Whitesnake).
Para acompanhá-lo em sua nova tentativa de igualar o sucesso do Deep Purple, Coverdale chamou os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, o baixista Neil Murray, o baterista Dave Dowle e o tecladista Pete Solley. Com esta formação gravaram em 1978 o seu álbum de estréia, "Snakebite". Com John Lord (que também havia tocado com o Deep Purple) nos teclados, lançaram, no mesmo ano, "Trouble". Quando comparado ao Deep Purple, ficava claro que o caminho escolhido pelo Whitesnake era outro; abandonar a temática e sonoridade de hard-rock-blues tradicionalista e enveredar pelos caminhos do hard-rock moderno americanizado> Isso ficaria cada vez mais claro no decorrer dos lançamentos da banda, "Lovehunter" (1979), "Ready An' Willing" (1980, com Ian Paice na bateria, mais um egresso do Deep Purple), "Live In The Heart Of The City" (1980), "Come and Get It" (1981) e "Saints & Sinners" (1982).
Após um período sem atividades entre 83 e 84 a banda retornou totalmente reformulada, com o guitarrista Mel Galley, o baixista Colin Hodgkinson e o baterista Cozy Powell. Esta formação lançou "Slide It In" em 1984. O período de mudanças, porém havia apenas começado. O guitarrista Micky Moody, foi substituído por John Sykes (ex-Thinn Lizzy). Mel Galley viria a abandonar a banda em virtude de um ferimento na mão (segundo boatos adquirido durante uma briga com John Sykes). O baixista Neil Murray da formação original retornaria para o Whitesnake enquanto Jon Lord voltaria para o Deep Purple, abandonando a banda juntamente com Cozy Powell.
Com a formação relativamente estabilizada durante tempo suficiente para entrarem em estúdio, foi lançado o primeiro grande sucesso de mercado da banda, o álbum intitulado "Whitesnake", de 1987, que confirmava a sua tendência em apresentar um som cada vez mais comercial. Em pouco tempo, com a entrada do excelente guitarrista Vivian Campbell (que mais tarde iria para o Def Leppard), do baixista Rudy Sarzo e do baterista Tommy Aldridge o Whitesnake passaria a contar com apenas um representante inglês. Em 1989 Vivian já havia abandonado a banda e em seu lugar estava Steve Vai.
As péssimas vendas do álbum "Slip Of The Tongue" levaram Coverdale a abandonar temporariamente o cenário da música em 1990. Retornaria com o projeto Coverdale/Page (em parceria com Jimmy Page do Led Zeppelin) em 1994. Após o fim da união entre os dois monstros, Coverdale reformulou a banda Whitesnake, lançando uma coletânea de hits e seguindo para uma turnê e novo disco em 1997. No mesmo ano banda passou pelo Brasil ao lado do Queensryche e Megadeth.
Em 1998 David preparava um álbum inteiramente solo mas a gravadora decidiu "pressionar" o cantor para que o mesmo saísse sob o nome Whitesnake. Coverdale não achou que seria bom mas devido à pressão exercida pela gravadora decidiu chamar o álbum de "David Coverdale and Whitesnake - Restless Heart". As músicas vieram na linha de seus primeiros trabalhos solo, ou seja, mais voltadas para o rock e baladas. Músicas que se destacaram foram "Don’t Fade Away", faixa- título, e "Crying", que nitidamente é uma cópia de "Mistreated".
Em 1999 a banda seria colocada novamente na geladeira por Coverdale, que seguiu com sua pouco produtiva carreira solo, lançando o CD "Into The Light" em 2000.
Uma reunião do Whitesnake, seguida de tour pelos Estados Unidos, ocorreu em 2003, ano do aniversário de 25 anos da banda. Nomes como Tommy Aldridge e Reb Beach se juntaram ao vocalista e um novo sexteto foi formado, excursionando pela Europa e Estados Unidos com um show contendo o melhor da carreira da banda. Um "Best Of" foi lançado no mês de agosto do mesmo ano, sendo prometido um novo trabalho de estúdio com a nova formação, e ainda um registro ao vivo da tour em CD e DVD.
Colaborou: David Soares da Costa Oliveira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026


Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1


