WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Avenged Sevenfold (Casa do Gaúcho, Porto Alegre, 07/04/11)

Por Lucas Steinmetz Moita | Em 11/04/11
Enviar por emailEnviar correção

O fenômeno Avenged Sevenfold tem crescido cada vez mais no mundo. Completando doze anos de carreira, os norte-americanos que lançaram no ano passado o álbum “Nightmare” tiveram a oportunidade de visitar, pela terceira vez, o Brasil.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem

Quatro shows marcados, sendo o último em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Um estado com uma quantidade volumosa de fãs sedentos por uma visita da banda revolucionária que trouxe o metalcore para o popular, mostrando um rock mais pesado e ‘moderno’ que o usual.

A banda Trill ficou responsável pelo aquecimento do público e não deixou a desejar. A apresentação de abertura durou aproximadamente 40 minutos e contou apenas com canções próprias.

Após a Trill sair do palco, o evento atrasa devido a um problema técnico do qual ouvimos falar, com outra banda, recentemente: assim como na apresentação do Iron Maiden no Rio de Janeiro, a grade de proteção do palco cede. Alguns seguranças tentam improvisar um reforço, mas a produção local afirma que o show só começa após tudo estar perfeitamente seguro. Um momento conturbado onde muitos fãs tiveram que (contrariados) dar alguns passos para trás. Felizmente, o problema foi resolvido em minutos, dando seguimento à visita tão esperada que fez alguns fãs acamparem na fila durante três dias.

Imagem

A trilha anuncia o início da música título do trabalho mais recente: “Nightmare” traz aos olhos dos espectadores a emoção e a compreensão de que eles realmente estão ali, em carne e osso. Matt Shadows (vocal), Johnny Christ (Baixo), Synyster Gates e Zack Vengeance (guitarras). No ano de 2009, o Avenged sofreu com a triste perda de um amigo de longa data e colega de banda. O baterista Jimmy “The Rev” Sullivan faleceu, aos 28 anos de idade, devido a uma overdose acidental. Atualmente, quem vem ocupando as baquetas do time é Arin Ilejay.

Seguiram com “Critical Acclaim” e deram às boas vindas aos gaúchos, relembrando que é a primeira vez que a banda se apresenta em Porto Alegre, com “Welcome to the Family”.

Imagem

Imagem

Uma das coisas mais surpreendentes no Avenged Sevenfold é a praticidade com que criam clássicos e hits em tempos extremamente curtos. Com apenas doze anos de carreira (tempo relativamente pequeno no mundo da música), os californianos já tem capacidade de montar um set inteiro com canções significativas e marcantes para fãs que gritam, com todas as suas forças, as letras na ponta da língua. Clássico atrás de clássico, seguiram com “Beast and the Harlot”, “Buried Alive”, “So Far Away” (homenagem ao baterista The Rev), e um dos grandes pontos altos do show, “Afterlife”.

Antes da pausa para o bis, o grupo seguiu com o set list usual da turnê com uma sequencia de músicas pesadas e rápidas, incentivando a prática de moshpits (conhecidos também como “roda punk”) e se despediram pela primeira vez.

Aí então, os moradores do sul do país tiveram sua recompensa por tantos anos sem ter sua banda favorita perto de casa. O último show do Brasil contou com um “agrado” inesperado. Com a banda ainda fora do palco, o público clamava por “Piece of Heaven! Piece of Heaven!”, referindo-se à música “A Little Piece Of Heaven”, que não fez parte do repertório da banda nos shows recentes. Retornando ao palco, Shadows, a voz do Avenged, dá a boa notícia: “Vocês querem a ‘A Little Piece Of Heaven’? Sabem, nós não tocamos mais ela... Mas vamos fazer especialmente para vocês!”

Imagem

A longa música foi a primeira no único bis com três canções que o Avenged executou durante toda a turnê. Foi seguida por “Fiction” e “Save Me”.

Imagem

O êxtase tomou conta dos fãs. Um dos mais enérgicos shows que a capital gaúcha já presenciou. Uma das platéias mais fanáticas que o próprio Avenged Sevenfold já recebeu! Uma maneira perfeita de se despedir de uma país, deixando todos ansiosos pela próxima visita.

Set list:
1.Nightmare
2.Critical Acclaim
3.Welcome to the Family
4.Beast and the Harlot
5.Buried Alive
6.So Far Away
7.Afterlife
8.God Hates Us
9.Bat Country
10.Unholy Confessions

Encore:
11.A Little Piece Of Heaven
12.Fiction
13.Save Me

Imagem

Imagem

Imagem

www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold: revelações sobre o novo álbum [21/05/12]
Avenged Sevenfold: Synyster Gates no projeto AxeWound [06/05/12]
Avenged Sevenfold: matéria sobre a banda na Kerrang! [01/05/12]
Avenged Sevenfold: possível nome do novo álbum do grupo [29/04/12]
Portnoy: o Avenged Sevenfold foi uma grande experiência [08/03/12]
Avenged Sevenfold: novo álbum, Arin e turnês [24/02/12]
Avenged Sevenfold: concorrendo ao Grammy Awards [21/01/12]
Avenged Sevenfold: gravação iniciará no verão americano [08/01/12]
Avenged Sevenfold: músicos relembram o baterista The Rev [27/12/11]
Humor - Separados no nascimento: Synyster Gates e Jacoby Shaddix
Mais matérias sobre Avenged Sevenfold

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Lucas Steinmetz Moita

Cresceu com o Rock nacional, descobrindo bandas internacionais com doze anos. Estuda jornalismo e faz o possível para trabalhar na mídia favorecendo a boa música. Já foi colaborador de grandes sites de Rock e Heavy Metal, trabalha como cinegrafista, fotógrafo, redator e ¨tour reporter¨. Atualmente tem um programa em vídeo no endereço http://moitarock.blogspot.com. Siga no Twitter @MoitaRock www.twitter.com/MoitaRock.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.