O cantor Blaze Bayley encerrou sua turnê brasileira em Curitiba no dia 26 de janeiro (quarta-feira). Na ocasião, o ex-vocalista do Iron Maiden praticamente repetiu o mesmo set list que foi apresentado nas demais cidades a aproximadamente 200 fãs, que comparecerem em uma noite quente no John Bull Music Hall. Aliás, este fato deve ser destacado. O público optou em ficar estático devido à alta temperatura do ambiente. A produção poderia ter providenciado um ar condicionado. Não se sabe por que não ligaram o sistema. Foi possível escutar muita reclamação do público. O próprio Blaze Bayley ficou encharcado de suor.
O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.
Fotos: Carlos Iadak
Mas retornando ao show, o espetáculo começou com abertura da banda curitibana Fire Shadow, que executou algumas composições próprias (destaque para “Steel and Metal” e “Metal is the Law”) e covers como “Electric Eye” (Judas Priest) e “Children of the Sea” (Black Sabbath). O grupo paranaense apresentou um trabalho honesto que agradou boa parte dos fãs de Blaze.
Em seguida, Blaze subiu ao palco com muito ânimo para apresentar um show que totalizou duas horas. As canções que abriram foram “Blackmailer” e “Smile Back At Death” do consagrado quarto disco de estúdio “The Man Who Would Not Die”. As canções agradaram bastante o público, que demonstrou bastante familiaridade com o trabalho solo do ex-cantor do Iron Maiden. Após as duas músicas iniciais, a banda tocou “Faceless” do novo disco “Promiser and Terror” e retornou ao “The Man Who Would Not Die” com “Waiting For My Life To Begin”.
No decorrer da apresentação, foi perceptível que o set list enfatizou os dois últimos CD’s de Blaze Bayley, demonstrando que o trabalho atual dele vem conquistando novos fãs. Quase todo o novo disco foi tocado pela banda.
Somente na metade do show, Blaze começou a recorrer ao repertório do Iron Maiden. A primeira música foi “Futureal” (do disco Virtual XI), que agitou a platéia mesmo a uma temperatura insuportável. Logo depois, o cantor apresentou canções mais antigas de sua carreira solo, como “The Launch” (Silicon Messiah) e “Blood and Belief” (disco de mesmo nome).

Em vários momentos Blaze agradeceu o público curitibano. Ele chegou a dizer que é uma das cidades do mundo que mais admira o seu trabalho. “Nunca me esqueço dos shows que fizemos aqui. É bom ter Curitiba como a última cidade brasileira da turnê. É gratificante a receptividade na nossa última data no Brasil”, disse.
Logo depois, a banda apresentou uma das canções mais esperadas. A obra prima épica “The Clansman” recebeu um arranjo criativo, mas ao mesmo tempo pouco diferente. É importante destacar o vigor e a pegada do baterista Cláudio Tirincanti, que abusou positivamente do pedal duplo e desceu a lenha. O baixista David Bermudez fez um belo arranjo para as partes lentas e os guitarristas Jay Walsh e Nicolas Bermudez executaram os solos de maneira fiel.
Depois de ser muito aplaudido por apresentar um grande clássico do Iron Maiden, Blaze recorreu ao primeiro sucesso da carreira solo. Em “The Brave” (Silicon Messiah), a platéia cantou todo o riff inicial, surpreendendo o cantor que se mostrou emocionado.

Já caminhando para o final do show, o ex-frontman do Maiden cantou “Watching The Nightsky”, “Madness And Sorrow”, “The Man Who Would Not Die” e as consagradas e cantadas pelo público “Robot” (com uma pesada levada do baterista) e “Samurai”.
Para finalizar, o maior clássico do Iron Maiden nas vozes de Blaze Bayley – “Man on the Edge”. Em seguida, como de costume, ele atendeu todos os fãs dando autógrafos e posando para fotos.
Set-List:
01. Intro/Blackmailer
02. Smile Back At Death
03. Faceless
04. Waiting For My Life To Begin
05. City Of Bones
06. Voices From The Past
07. Surrounded By Sadness
08. The Trace Of Things That Have No Worlds
09. Letting Go Of The World
10. Comfortable In Darkness
11. Futureal
12. The Launch
13. Blood And Belief
14. The Clansman
15. The Brave
16. Watching The Nightsky
17. Madness And Sorrow
18. The Man Who Would Not Die
19. Robot
20. Samurai
21. Man On The Edge
www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.
Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Blaze Bayley
Todas as matérias sobre Iron Maiden
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
André Molina é jornalista, economista e começou a ouvir heavy metal ainda quando era criança. Tem 30 anos de idade e Rock 'n' Roll é sua religião.
Mais matérias de André Molina no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.