WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Eduardo Falaschi (Praia Sport Bar, Santos, 22/01/03)

Por Fernando De Santis | Em 22/01/03
Enviar por emailEnviar correção

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Muitos fãs do metal já estão acostumados a participar de workshops de guitarristas, baixistas e bateristas, afinal, já é uma tradição no cenário ver a troca de informação entre os músicos profissionais e os aspirantes a músicos, porém, faltava algo voltado para os vocalistas, faltava alguém que desse dicas e falasse um pouco mais sobre a alma das bandas. Foi então que o vocalista do Angra, Eduardo Falaschi, resolveu dar aulas e dicas para os vocalistas de todo o Brasil.

No dia 22 de janeiro, num evento fechado para aproximadamente 250 pessoas, Eduardo Falaschi deu uma aula de carisma e técnica para os fãs e vocalistas de Santos. Sozinho num palco, apenas com um violão e um microfone, Edu fez um workshop de mais de duas horas, num ambiente totalmente descontraído e ao mesmo tempo didático. A palestra ou o workshop abordou vários temas, que muitas vezes passam batidos pelos vocalistas. Edu explicou exercícios de alongamento que devem ser feitos antes de subir no palco, passou uma série de exercícios para aquecimento da voz, ensinou postura de palco, truques para os vocalistas, entre outras dicas de muito valor. Todos os aprendizes estavam sentados em cadeiras e podiam a qualquer momento interromper o vocalista, para fazer perguntas ou comentários.

Imagem
Edu falou a respeito de vários vocalistas, sempre dando exemplos com trechos de músicas e respondendo a perguntas. Num clima amigável, Falaschi até arriscou dar uma de Daniel (sim, o cantor brega-sertanejo), que rendeu boas risadas do público. Porém, o assunto ficou mais interessante quando o vocalista do Angra falou de ‘vibrato’, dando exemplos de Michael Kiske (ex-Helloween) ou Tobias Sammet (Edguy) e quando falou da polêmica do ‘falsete’. Aliás, ‘falsete’ foi o tema que tomou mais tempo e gerou mais discussão, pois foi usado como exemplo o ex-vocalista do Angra, Andre Matos. Porém, o vocalista em todos os momentos fez questão de explicar que falsete é apenas mais uma técnica vocal para se atingir determinados tons mais altos, e que dependendo da música ou da ocasião é algo extremamente natural. Além de perguntas técnicas, algumas outras perguntas referentes à banda foram feitas: Falaschi falou como surgiu o convite para ele cantar no Angra, de shows e momentos curiosos da turnê, do novo CD ao vivo gravado em São Paulo, do primeiro DVD da banda que será lançado no início de fevereiro e ainda falou do atraso do show de São Paulo, no Credicard Hall.

O workshop ainda contou com performance do vocalista que cantou “Nova Era” do disco “Rebirth”, enquanto ele explicava postura e presença de palco para os “alunos”, “Acid Rain”, com direito a rápidas explicações durante a música e terminou com uma versão acústica da música “Rebirth”. Ao final do workshop foram sorteados diversos brindes para o público presente e depois, o vocalista ficou mais de uma hora só atendendo aos fãs, dando autógrafos e tirando fotos.

Imagem
Esse workshop para vocalistas, promovido pelo Eduardo Falaschi, é mais uma forma de estar ajudando a crescer o cenário do Metal no Brasil e formando músicos com uma identidade mais profissional. Eduardo além de estar dando dicas e técnicas vocais, fez questão de lembrar aos fãs, que a melhor forma de se trabalhar é com honestidade e dedicação.

www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Angra

Debate: músicos da cena discutem se o rock vai acabar [17/05/12]
Andre Matos: fotos das gravações de novo álbum [15/05/12]
Kiko Loureiro: mais um video das gravações do novo álbum [07/05/12]
Angra: entrevista com Rafael Bittencourt no Venegas TV [07/05/12]
Kiko Loureiro: terceiro webisódio do seu novo álbum [06/05/12]
Fatos Importantes - 12/03/2009: Anunciada a volta de Ricardo Confessori ao A...
Fatos Importantes - 29/09/11: Edu Falaschi comenta sobre problemas na sua vo...
Fatos Importantes - 19/04/2011: Angra e Parangolé discutem plágio no Twitter
Fatos Importantes - 06/08/2000: Andre Matos explica motivos da saída do Angr...
Opiniões - Viper: a volta de Andre Matos e o que isso significa
Mais matérias sobre Angra

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Fernando De Santis

Paulistano, nascido em 1979, Fernando De Santis passa grande parte do seu tempo viajando entre São Paulo, Santos e Curitiba. Nas horas de viagens dentro de ônibus ou aviões, costuma ouvir Hard Rock, Heavy Metal e demos de qualquer estilo. Atualmente trabalha como webdesigner para o Estado de São Paulo. Mantém o site "We Burn", dedicado ao Helloween desde 1998, que nunca lhe trouxe nenhum dinheiro, mas rendeu muito amigos.

Mais informações sobre Fernando De Santis

Mais matérias de Fernando De Santis no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.