Em 28/05/2000 | Filme produzido por Bono Vox

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Filme produzido por Bono Vox


  | Comentários:

Matéria publicada em 28/05/00. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem
Estreou na sexta-feira, dia 26, o filme “O Hotel de um Milhão de Dólares” (The Million Dollar Hotel, Alemanha, Inglaterra, EUA, 2000), vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim. Considerado um dos filmes mais curiosos dos últimos tempos, é estrelado por Mel Gibson (Coração Valente), um dos mais bem pagos atores de Hollywood, e dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders, um dos diretores mais cults da atualidade, que ficou conhecido por produções como 'O Amigo Americano'' e ''Paris, Texas”.

Imagem
O roteiro foi escrito pelo líder do U2, Bono Vox. Que produziu também a trilha sonora do filme, incluindo a inédita “The Ground Beneath Her Feet”. As parcerias entre Wim Wenders e Bono não são novidades. Há dez anos, Wenders dirigiu o clipe da canção "Night and Day", de Cole Porter, gravada por Bono no disco beneficente Red Hot + Blue, e usou as músicas do U2 em três filmes: “Até o Fim do Mundo”, “Tão longe, Tão Perto” e “Fim da Violência”. Bono ainda aparece como figurante no filme.

Bono começou a pensar no roteiro quando o U2 estava gravando o clip de ''Where the Streets Have no Name'' no telhado do Hotel Million Dollar, que fica no centro de Los Angeles. Ele ficou impressionado com o prédio antigo, principalmente por causa do enorme letreiro de ferro instalado na cobertura com os dizeres ''Million Dollar Hotel''.

''Eu e 'The Edge' ficamos no telhado sem conseguir acreditar que aquele hotel chamou mesmo The Million Dollar Hotel. É típica coisa de americano, pensamos''. conta Bono.

''Mais parecia nome de livro, de poema, ou de uma peça. Entre um prédio e outro havia o espaço de três metros. E nós acreditávamos que podíamos pular'', acrescenta o líder do U2.

Imagem
Depois disso Bono começou a colocar suas idéias no papel e apresentou para Win Wenders, que tinha acabado de realizar o documentário ''Buena Vista Social Club'', indicado ao Oscar 2000. Mel Gibson gostou da história e entrou no elenco tornando-se também co-produtor do projeto, através da sua produtora, a Icon.

Na elaboração do roteiro, Bono contou com ajuda de Nicholas Klein (o mesmo de ''O Fim da Violência''). Inicialmente a história seria uma ficção científica, mas os custos inviabilizariam o projeto, que passou por várias transformações até chegar em seu resultado final. Um filme de baixo orçamento, rodado em 35 dias, e que apesar da presença de Mel Gibson é um filme distanciado dos grandes públicos, podendo ser considerado um "cult"

O filme conta a história de um detetive que vai investigar uma morte misteriosa num hotel chamado ''The Million Dollar Hotel''. O hotel propriamente dito é um ambiente caótico onde vivem loucos, vagabundos, prostitutas, bandidos, bêbados e toda uma leva de pobres-diabos abandonados a própria sorte. Nesse ambiente, mora um artista plástico, filho de boa família, que aparece morto, caindo da sacada do prédio.

Suspeita-se de homicídio e um agente do FBI, protagonizado por Mel Gibson, vai tentar desvendar o mistério. Para isso o personagem de Gibson terá que investigar o caso nesse cenário sórdido, entre todos os lunáticos que vivem no hotel. Entre eles o maluquinho, e narrador da história, Tom Tom (Jeremy Davis, de o "O Resgate do Soldado Ryan) e Eloise, uma prostituta de bom coração (Mila Jovovich, de o "O Quinto Elemento" e "Joana d'Arc").

Imagem
Um dos personagens que chama atenção é o louco Dixie (Peter Stormare, de "Fargo"). Confinado num dos pequenos quartos do hotel, ele acredita piamente que é o quinto "beatle", vestindo-se, cantando e falando com um hilário sotaque britânico como se fosse John Lennon em pessoa. Ele diz ser o "The Walrus" (A Morsa), afirmando ter composto todas as músicas dos Beatles e nunca ter recebido um centavo de direitos autorais. Em uma das cenas, quando Gibson vai interroga-lo, o agente pega o álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" e Dixie pergunta para o investigador: "Me explica...como é que não colocaram minha foto nesse disco?"

No final do filme ele ainda faz um cover da canção "I Am The Walrus", algo como "Eu sou a Morsa", que possui uma letra simplesmente incompreensível e encaixa perfeitamente no enredo do filme.

Nesse vigésimo filme de Win Wenders, como sempre acontece em suas produções, não se deve esperar uma interpretação simples e clara dos fatos. O que se vê é uma mistura de policial noir, comédia maluca e romantismo juvenil. Requer um pouco de paciência extra, pois em certos momentos a trama acaba se tornando enfadonha. Foi estigmatizado pela crítica, mas apesar de suas limitações "O Hotel De Um Milhão de Dólares" é um filme para ser curtido de coração aberto e sem esperar uma história certinha com começo, meio e fim. Abra sua mente e se deixa levar até o limiar da loucura.

O HOTEL DE UM MILHÃO DE DÓLARES
Título Original: The Million Dollar Hotel
País de Origem:
EUA/Alemanha/Inglaterra
Ano: 2000
Duração: 122 minutos
Wim Wenders
Roteiro: Bono Vox
Elenco: Jeremy Davies, Mel Gibson, Milla Jovovich, Jimmy Smits, Peter Stormare, Amanda Plummer

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Cinema e TV"
Todas as matérias sobre "U2"

Sepultura: Influenciado por U2, Beneath The Remains faz 25 anos
U2 Zen Garden em São Paulo: informações sobre ingressos
U2 Zen Garden: banda se apresenta no Brasil em Abril
U2: veja carta de executivo rejeitando a banda em 1979
Oscar 2014: Assista o U2 tocando "Ordinary Love"
U2: indição ao Oscar atrasou lançamento do novo álbum
U2: assista vídeo com versão completa de "Invisible"
U2: o vocalista Bono teme a invisibilidade?
U2: estreando nova faixa no Superbowl para combater AIDS
U2: download gratuito da faixa "Invisible" neste domingo
Oscar: U2 e membros do Arcade Fire e 30 Seconds To Mars indicados
U2: banda anuncia lançamento de novo single
U2: banda recebe Globo de Ouro por "Ordinary Love"
U2: banda faz primeiro show em três anos
U2: Bono lamenta a morte de Mandela

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Carlos Roberto Merigo Filho

Louco por Rock 'n Roll de todos os tipos desde sua criação até os dias de hoje, infelizmente não toca nada. Suas bandas preferidas são Kiss, The Black Crowes, Aerosmith, The Cult, Iron Maiden, Black Sabbath, Queen, Camisa de Venus, Velhas Virgens, etc.

Mais matérias de Carlos Roberto Merigo Filho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas