Canção de McCartney seria inspirada em Nat King Cole

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/07/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Historiadores do pop levantaram a hipótese da canção "Yesterday", composta e interpretada por Paul McCartney nos Beatles, ser inspirada na balada "Answer Me, My Love", de Nat King Cole, escrita em 1953.

Beatles: a ocasião em que Ringo Starr saiu da bandaNightwish: Anette não queria Floor Jansen na banda em 2012

Os mesmos que apontaram as semelhanças acreditam que McCartney tenha ouvido a canção de Nat King Cole quando criança, ficando assim gravada em sua memória musical. A inspiração teria ressurgido no subconsciente do cantor, já que McCartney alega que a melodia de "Yesterday" nasceu enquanto dormia.

Os musicologistas exemplificam: "Answer Me, My Love" tem os versos "yesterday, I believed that love was here to stay, won't you tell me where I've gone astray", enquanto "Yesterday" carrega "yesterday, all my troubles seemed so far away, now it looks as though they're here to stay".

O autor musical Dominic Pedler, por exemplo, garante que as similaridades continuam - são a ênfase nas rimas que terminam com 'ay', a estrutura musical semelhante e a sobreposição dos versos quando cantados.

Quem lançou a idéia foi o historiador musical Spencer Leigh, que explorou as ligações entre as canções para um livro sobre os Beatles chamado "The Walrus was Ringo".

Apesar dos apontamentos, todos os especialistas são uníssonos em dizer que não se trata de plágio e sim de inspiração.

Nesta segunda-feira, 07, após um debate sobre o assunto na BBC Radio 4, o porta-voz de Paul McCartney disse que "as duas músicas são tão similares quanto 'Get Back' (de 'Let It Be') e 'God Save the Queen' (dos Sex Pistols)".

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Beatles
A ocasião em que Ringo Starr saiu da banda

Paul McCartney: K7 exclusivo será lançada na Record Store DayBeatles: a história do integrante temporário vai virar filmeBeatles: "Sgt Peppers" ganha edição de 50 anos com faixas extrasTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Gibson
Os 50 melhores covers da história do rock

Beatles
Veja John Lennon zombando de deficientes nos anos 1960

Rockstars
Quanto a carreira do pai pode influenciar a do filho?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Beatles"

Nightwish
Anette não queria Floor Jansen na banda em 2012

Limp Bizkit
Os visuais mais bizarros do guitarrista Wes Borland

Celtic Frost
Sombrio, brutal e revolucionário; a biografia da banda

Skid Row: Impressionante versão por uma única pessoaE se as capas de discos dissessem a verdade sobre eles?Lista: assista dez micos em shows de rockDimmu Borgir: "fora da cena Black Metal"Guns N' Roses e Tesla: a história do "plágio" de "Patience"AC/DC: Brian revela segredo obscuro de Angus Young

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online