Deep Purple: tributo a Jon Lord com convidados em 2014

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Deep Purple: tributo a Jon Lord com convidados em 2014

Traduzido por Ivan Jones | Fonte: Site Blabbermouth

  | Comentários:

Matéria publicada em 20/06/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O concerto para celebrar a vida e música de Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple, será realizado no dia 04 de abril de 2014, em Londres, no Royal Albert Hall.

Os artistas confirmados até agora incluem os membros do Deep Purple Ian Paice, Roger Glover, Don Airey e Steve Morse. O vocalista Bruce Dickinson do Iron Maiden também irá participar, juntamente com Rick Wakeman, Joe Brown e Alfie Boe.

Jon Lord morreu no dia 16 de julho de 2012 aos 71 anos, após uma longa batalha contra um câncer no pâncreas. Lord, que era conhecido por sua virtuosidade no teclado e sua reinvenção no som do órgão Hammond B-3, era co-autor de clássicos do Deep Purple como "Smoke On The Water" e "Child In Time", entre outros. Lord e o baterista Ian Paice eram os únicos membros originais na fase inicial da banda, entre 1968 e 1976. Ele estava a bordo da reunião de 1984 e ficou até a sua aposentadoria da banda em 2002, após a qual trabalhou principalmente no campo clássico.

Imagem

Ao longo de sua carreira, Lord também trabalhou com os Artwoods, Flower Pot Men, Paice, Ashton e Lord, Whitesnake e com seu bom amigo e vizinho George Harrison.

Em recente entrevista, o baterista do Metallica Lars Ulrich falou sobre Jon Lord: "Eu não estou certo se as pessoas do mundo atual do hard rock realmente entendem como esse cara foi inovador. Ele não era apenas mais um tecladista que ficava ao lado do palco. Em 66/67, quando Hendrix, Townshend e Ritchie Blackmore estavam levando a guitarra elétrica a um novo nível, usando paredes de Marshall para reforçar o som, Jon Lord foi um dos primeiros caras do hard rock a fazer a mesma coisa com os teclados. Ele pegou um instrumento bastante comum como um órgão Hammond, ligou-o em amplificadores e caixas Leslie e desta forma nos mostrou uma nova maneira de potencializar o som dos teclados."

Ritchie Blackmore disse outro dia que Jon formou o Deep Purple: "ele certamente foi o instigador que fez as coisas acontecerem. Se não foi o líder musical, Jon foi o líder espiritual da banda. Ele foi um pioneiro e eu acho que de alguma forma isso ficou meio perdido nos últimos meses. As pessoas estão falando, obviamente, que ele foi um grande cavalheiro e um membro fantástico da banda, mas ele realmente fez algo que ninguém tinha feito antes com o som dos teclados e eu acho que isso é, provavelmente, a coisa mais importante para se lembrar dele".

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Deep Purple"
Todas as matérias sobre "Bruce Dickinson"
Todas as matérias sobre "Rick Wakeman"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Iron Maiden: Rachel Sheherazade testa conhecimentos sobre a banda
Riffs Battle: Crazy Train vs Two Minutes to Midnight: semifinais

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ivan Jones

42 anos, curto ROCK desde 1980 e possuo uma coleção de mais de 3500 cds e cerca de 600 lps (fora as fitas cassetes, VHS, DVDs e Blu-Rays). Toco violão e guitarra e estou começando a dedilhar um teclado.

Mais matérias de Ivan Jones no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas