Luis Mariutti comenta saída da banda Andre Matos; "quase 5 anos trabalhando de graça"
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de janeiro de 2022
O baixista Luis Mariutti (Shaman, ex-Angra) participou do Ibagenscast, com Manoel Santos e Caio Maranho Maia, onde falou sobre seu trabalho na banda solo do Andre Matos (ex-Angra, ex-Shaman), durante os anos de 2006 e 2010, quando gravaram os primeiros álbuns do projeto, "Time To Be Free" e "Mentalize".
Ao ser questionado sobre as razões de sua saída da banda o músico disse: "Eu precisava de um tempo, eu estava mal, e aquelas situações que aconteciam ali me deixavam pior. Eu fiz o máximo que deu. A gente trabalhou praticamente cinco anos ali, meu, de graça, usando nossos recursos, porque era muito difícil a gente conseguir ter um padrão, ou viver como músicos tocando na banda solo. Estava realmente muito difícil, então pra mim já não fazia sentido. Assim, como falo no meu livro, eu não me isento das coisas, nesse período eu era um cara acostumado a viver das bandas. Eu me acostumei a viver do Shaman, eu acostumei a viver do Angra, e nesse período que eu tinha que ter me ligado e falado 'desde o começo ali eu vi que não vou viver daquilo, não dá'."
Ele continuou, "Eu tinha que ter retirado as minhas coisas antes, saído antes, mas era aquela coisa, a gente estava quase 25 anos juntos, 20 anos juntos, então, 'vamo aí, vamos fazer rolar'. A gente não se imaginava tocando com outras pessoas. O Fabio doava a casa dele, cara, o estúdio dele, galera dormia no estúdio do (tecladista) Fabio (Ribeiro), ficavam lá por dias, isso tudo na 'brodagem', a banda se doando, o Fábio doando o estúdio dele, ele doando tudo, entendeu? Só que chegou um momento que não deu mais. Infelizmente o modo que a gente veio acostumado a viver, e trabalhar… a gente estava lá com o Andre (Matos), 'ah, é carreira solo', mas é como o próprio Andre dizia, 'a banda trabalhava como banda', então quando eu me dedicava a uma banda eu me dedicava 100%. Então não tinha como eu me dedicar 100% a uma banda e ter outro trabalho. Pra mim era difícil isso, e eu não tive aquela coisa de 'ah, o Luis Mariutti teve uma carreira de professor também, então ele conseguia, nos momentos ruins, dar aula', não, eu simplesmente vivia das bandas, e me dedicava para as bandas. Aí falei 'meu, então vou me dedicar a outra coisa 100%, mas que não seja mais na música'."
Nesse período em que Luis Mariutti decidiu deixar a banda ele afirma que já sofria com depressão, assunto que sempre falou abertamente a respeito. "Nessa época, cara, eu subia no palco, me olhava e falava 'caralho, que que eu tô fazendo aqui, velho, nossa, eu tenho que parar com isso'. Tanto é que vendi todos os instrumentos, eu cheguei a ficar um ano e meio sem tocar o baixo."
Confira a entrevista completa no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps