Jimi Hendrix: as últimas palavras do guitarrista

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Jimi Hendrix: as últimas palavras do guitarrista

Postado por Felipe Mota | Fonte: Drifter Rock

  | Comentários:

Jimi Hendrix é a versão final de Johnny Allen Hendrix, nascido em 27 de novembro de 1942 em Seattle. Em 1945 o pai de Hendrix voltou da guerra e mudou seu nome para James Marshall Hendrix.
E assim ficou.

Reza a lenda que Hendrix não teve instrução musical e aprendeu tudo sozinho. Jimmy queria ser músico, mas foi recrutado pelo exército em 1960 e tornou-se paraquedista de um esquadrão de elite chamado Screaming Eagles em Fort Campbell, Kentucky. Certa noite, cansados de ouvir a guitarra de Hendrix, que praticava todos os dias, seus colegas de alojamento da 101ª Divisão Aerotransportada resolveram descer porrada no praça Hendrix. Jimmy não se defendeu: abraçou a guitarra, protegeu-a com o corpo e apanhou até que um amigo, Raymond Ross ex-lutador de boxe ajudou-o.

Após 26 saltos Hendrix fraturou o tornozelo e foi dispensado. Foi tocar com Little Richard e trabalhar como músico de estúdio. Recebeu conselhos de Albert King e Muddy Waters. Muddy lhe disse: “Conheci Robert Johnson. Você é parecido com ele.” E Jimmy continuou sua peregrinação por bandas e bandas, Isley Brothers, Curtis Knight, até que formou sua própria banda: Jimmy James and The Flames. E foi essa banda que os Stones viram tocando no Cafe Wha. Linda Keith (isso mesmo, a namorada de Keith Richards) fez a conexão entre Jimmy e Chas Chandler, baixista do Animals que queria passar de músico a empresário.

Chas Chandler levou Jimmy Hendrix para Londres em 1966 e surgiu Jimi Hendrix. Ele subiu ao palco com o Cream deEeric Clapton para uma canja que virou jam, e logo seu nome estava pelos muros e paredes de Londres ao lado do de Clapton: “Clapton é o deus da guitarra, mas Hendrix é o melhor.” Jimi precisava de uma banda, e não demorou para que isso acontecesse: com a Jimi Hendrix Experience lançou três de seus quatro álbuns oficiais, “Are You Experienced?”1967, “Axis:Bold As Love”1967 e “Eletric Ladyland”1968. O quarto álbum, de 1970 e ao vivo, foi com a Band Of Gypsys e levou o próprio nome da banda. Uma curiosidade para ilustrar o quanto Jimi Hendrix era capaz de impressionar com seu talento a todos os que o viam: foi indicado para participar no Monterey Pop Festival por Paul McCartney.

Jimi morreu em Londres, em 18 de setembro de 1970, em circunstâncias misteriosas. Sua morte nunca foi explicada. Passou a compor o grupo dos “27″ com Jim Morrison, Janis Joplin e outros. Cada autor tem uma teoria sobre sua morte, mas todos concordam que a grande quantidade de vinho tinto encontrada em seu estômago sem ter sido absorvida pelo organismo foi o que causou sua asfixia. Havia mais de um ano que Hendrix não bebia vinho, já não gostava mais disso. Então por que o vinho? Ele havia consumido drogas sim, e comprimidos de Vesperax. Mas vinho não fazia mais parte de seu repertório. Estudiosos do assunto acreditam que quando a bebida desceu pela garganta de Hendrix, ele estava inconsciente.

Pouco antes de morrer, Hendrix escreveu um longo poema. Sua caligrafia elegante e impecável encerrou aquele poema com as seguintes palavras:

"A história da vida é mais rápida que um piscar de olhos. A história do amor é OI e TCHAU, até nos encontrarmos de novo".

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Jimi Hendrix: lançado nos EUA selo em homenagem ao guitarrista
Jmi Hendrix: veja primeiro teaser do filme biográfico
Hendrix, Joplin e Lennon: entre homenageados em selos nos EUA
Cacildis: Jimi Hendriquiss Equispiriencisss
Jimi Hendrix: "Purple Haze" será relançado ainda em fevereiro
Tom Morello: "Farei um disco que Hendrix estaria fazendo hoje"
Coleções e Colecionadores: bootlegs, Janis, Hendrix e 70's LP's
Em 04/01/1968: Jimi Hendrix preso na Suécia por confusão em hotel
Jimi Hendrix: casa em Londres vai se tornar museu
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
Jimi Hendrix: compacto em edição limitada sairá no próximo mês
Em 25/10/1968: Jimi Hendrix Experience lança Electric Ladyland
Jimi Hendrix: ouça versão inédita de clássico no Miami Festival

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Felipe Mota

Freelance em desenvolvimento web. Música, Séries de TV e Internet são os seus hobbies. Sempre interessado em conhecer bandas novas e a história do Rock e Heavy Metal. Faz piadas nas suas horas vagas, mas ninguém ri delas. Interesse? Siga no twitter: @femotamaster.

Mais matérias de Felipe Mota no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas