Quando Geddy Lee trocou Jimi Hendrix por uma banda horrível, mas ali estava o futuro do Rush
Por Bruce William
Postado em 28 de abril de 2024
Nem todos sabem que Geddy Lee não faz parte do Rush desde que a hoje lendária banda canadense foi fundada em Toronto, no mês de agosto de 1968. Alex Lifeson já estava lá cuidando das guitarras, e John Rutsey - que mais tarde daria lugar a Neil Peart - era o baterista. Mas o baixo e vocal estava a cargo de Jeff Jones, que no fim das contas não duraria muito tempo no posto, sendo logo em seguida substituído por Geddy, colega de escola de Lifeson.
Nos primeiros meses, o Rush passaria por algumas mudanças de formação. E no comecinho de maio de 1969, Lee foi demitido do Rush - sim, isso aconteceu! - pelo então empresário Ray Danniels, que colocou em seu lugar no baixo e vocal Joe Perna, com a banda passando a se chamar Hadrian, já contando com um quarto membro, o tecladista Lindy Young, futuro cunhado de Geddy.

E foi neste ponto que aconteceu uma história que Geddy contou a Jonathan Clarke, da rádio Q104.3 de Nova Iorque: embora ele estivesse frustrado, rapidamente ele começou a montar uma nova banda, que se dedicaria a tocar covers de blues, mas ele ainda tinha interesse pelo Hadrian, que contava com seu melhor amigo, o guitarrista Alex Lifeson.
Ao que consta, o Hadrian teria um show marcado para a noite de 3 de maio de 1969, quando seria realizado outro show lá no Maple Leaf Gardens de Toronto, e Geddy fez a escolha de ir ver como estava soando o Hadrian. "É uma confissão terrível, mas a banda que eu não fui ver foi o Jimi Hendrix Experience", admitiu Geddy, entre risos. "Eu pensei: 'Algum dia ele voltará e eu irei ver'. Mas, infelizmente para o mundo, ele faleceu pouco tempo depois e nunca mais retornou".
Jimi Hendrix, que estava tocando com o power-trio Experience, não teve uma boa experiência ali na cidade de Geddy. Segue o verbete do site oficial, Jimi-Hendrix.com, na seção que retrata o dia-a-dia do guitarrista: "O Experience voou para o Aeroporto Internacional Pearson em Toronto, Ontário, chegando às 9h30. Enquanto passa pela Alfândega do Canadá, uma das malas de Hendrix é revistada contendo o que se acredita ser uma substância ilícita. Hendrix é preso e levado para a Delegacia de Polícia no centro de Toronto. Ele é posteriormente libertado sob fiança de $10.000 em dinheiro e obrigado a comparecer em uma audiência no dia 5 de maio. Após sua libertação, o Experience faz uma reserva no Hotel Four Seasons e depois segue diretamente para o Maple Leaf Gardens, onde se preparam para uma apresentação à noite. Jimi abriu seu show com uma saudação: 'Queremos que você esqueça hoje, ontem e amanhã. Hoje vamos criar um mundo totalmente novo'".
Mas Geddy Lee teve uma experiência ainda pior, pois além de deixar de ver um artista lendário que ele nunca mais teria oportunidade de ver, ele ainda se deparou com uma banda que ele deixou clara ser horrível: "Fui ver aquele versão ruim do Rush que Rutsey e Lifeson haviam montado e que se chamava Hadrian. Foi doloroso de assistir, porque eles não eram muito bons. Isso não me fez sentir melhor. Na verdade, me fez sentir pior por eles terem me substituído por alguém que não podia realmente lidar com um show. Não demorou muito para eles desmoronarem. Acho que isso se chama karma".
Na prática, foram necessárias apenas duas performances públicas para Rutsey e Lifeson caírem em si, com Lee sendo chamado algum tempo depois para ressuscitar o Rush. É claro que eu disse sim porque eu realmente sentia falta de Alex, sentia falta de tocar com Alex. Ele é meu melhor amigo desde que eu tinha 16 anos. Foi uma boa decisão". Certamente foi uma boa decisão, Geddy, e nós agradecemos profundamente que você tenha feito esta escolha!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Colecionador desembolsa mais de meio milhão de dólares por guitarra de Ace Frehley
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir


O gênero que Neil Peart não compreendia e não queria ver associado ao Rush
Geddy Lee presta atenção nos "álbuns esquisitos" de suas bandas preferidas
A banda que Lemmy sabia que o Motörhead jamais deveria tentar ser
O álbum que quase quebrou o Rush, e fez a banda mudar tudo a partir dali
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar


