O músico folk que foi comparado a Jimi Hendrix por Neil Young
Por André Garcia
Postado em 15 de abril de 2024
Há aqueles músicos que são universalmente reconhecidos como verdadeiros mestres em seus instrumentos, como Eddie Van Halen, Jimi Hendrix e Jeff Beck. Há também, entretanto, aqueles que, embora influentes, permaneceram desconhecidos; como é o caso do violonista e cantor folk Bert Jansch.
Embora desconhecido para muitos, com seu estilo dedilhado ágil, cadenciado e elementos de folk celta ele construía tanto suas faixas instrumentais quanto as que ele cantava. Jimmy Page mesmo era um fã assumido dele desde os primeiros álbuns do Led Zeppelin — especialmente o terceiro, aquele em que mais tiveram destaque as melodias acústicas.
Outro fã dos mais ilustres de Bert é Neil Young que em 1992, conforme publicado pela Far Out Magazine, disse:
"Bert Jansch está no mesmo nível de Jimi Hendrix. Aquele primeiro disco dele é épico. [Ele] veio da Inglaterra, e eu fiquei especialmente encantado com [a música] 'Needle of Death' — tão bela quanto agressiva. Aquele cara era muito bom... E anos depois, no 'On the Beach' [de 1974], escrevi a melodia de 'Ambulance Blues' inspirando completamente a parte da guitarra em 'Needle of Death'. Eu nem estava ciente disso, outra pessoa que me chamou minha atenção para o fato."
Como o canadense já declarou que Hendrix foi "o maior guitarrista que já viveu", não há elogio maior do que uma comparação a ele.
Em 2014 Neil Young lançou em parceria com Jack White o álbum acústico solo "A Letter Home", composto por covers de nomes como Bob Dylan e Bruce Springsteen. Bert Jansch é claro que foi lembrado, e com a inclusão justamente de "Needle of Death". Confira abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps