A história do rock: um infográfico das grandes vertentes

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

A história do rock: um infográfico das grandes vertentes

Por Janaina de Oliveira Castro

  | Comentários:

Clique aqui para fazer download do infográfico

Sobre o que se trata o infográfico?

O infográfico tem como intenção abordar os estilos de rock que mais se destacaram na história, enquanto movimentos sociais e/ou artísticos, originalidade e influência na cena, tendo suas características posteriormente refletidas em outras bandas ou estilos.

Por que os anos anteriores a 1950 e posteriores a 1990 estão sem destaque?

Porque, antes da década de 50, há apenas os estilos que antecederam o rock, ainda em transformação, e somente nesta década o rock (inicialmente o rock’n’roll) iria ser reconhecido como nascido, com sua própria cara e personalidade... Portanto, o que há nas décadas anteriores são os estilos como boogie woogie, rythm and blues, country and western, blues, hally gally, swing, twist e outros, que deram sua contribuição para o bom e velho rock, mas ainda não eram “o” rock...

Os anos 2000 também ficaram de fora, porque acredito que os estilos surgidos nesta década ainda não se consolidaram o bastante para entrarem numa possível história do rock... Só dando tempo ao tempo para ver o que realmente vai ficar! (Lembrando que isso é uma opinião minha! Nada além de uma crença pessoal!)

Por que um infográfico que trata de rock é tão “colorido” assim?

Temos que lembrar que apesar do preto estar intimamente associado ao rock e seus seguidores, nem todos os estilos, pra falar bem a verdade a grande maioria, fazem uso do preto... um exemplo é a fase “primórdios” do rock, onde a cor ainda não carregava todo o significado que nós damos a ela quando falamos de rock. Mais pra frente também temos o glam, outro exemplo, entre outros...

Não estão faltando vertentes do estilo?

Sim. Mas lembro, mais uma vez, que aqui foram levados em conta apenas os estilos “principais” (leia-se: aqueles que deram origem a todos os outros... ou à maioria deles), simplesmente porque é impossível englobar todos os estilos num só infográfico.

Por que o infográfico não faz referência a nenhuma banda em nenhuma das vertentes?

Optei por não citar bandas, porque o risco de cometer erros ou deixar alguma importante pra algum movimento de fora é grande...

Frequentemente, vê-se por aí pessoas citando bandas como sendo de estilos que não tem nada a ver com a realidade delas (um exemplo claro: Nirvana sendo citada como exemplo de punk... pode?!). Mas o pior mesmo é tentar enquadrar bandas inclassificáveis em um único estilo, o que é um grande equívoco...

Pra compensar essa ausência de nomes, fiz uma brincadeira com o background, pra quem curte cada um desses estilos tentar achar ou reconhecer as bandas que influenciaram cada época!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUDDAS, Michael J.; OHMAN, Marion M. Rock recall: annotated readings in American popular music from the emergence of rock and roll to the demise of the Woodstock Nation. Ginn Press. Needham Heights, MA, 1993.

CHACON, Paulo. O que é rock. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985.

COHEN, Sara. Rock culture in Liverpool: popular music in the Making. Clarendon Press. Oxford, 2001.

CORREA, Tupã Gomes. Rock nos passos da moda: mídia, consumo x mercado cultural. Papirus. Campinas, 1989.

MUGGIATI, Roberto. Rock: de Elvis a Beatlemania (1954-1966). Brasiliense. São Paulo, 1985.

MUGGIATI, Roberto. Rock, o Grito e o Mito: A música pop como forma de comunicação e contracultura. 3ª edição. Vozes. Petrópolis, 1981.

ORLANDINE, Olívia. A arte da subversão: uma análise dos processos comunicacionais e objetos culturais da contracultura. (Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. 8ª edição. Brasiliense. São Paulo, 1988.

SIRIUS, R. U. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Ediouro. Rio de Janeiro, 2007.

TAVARES, Carlos A. P. O que são comunidades alternativas. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985.

TURRA NETO, Nécio. Enterrado vivo: identidade punk e território em Londrina. UNESP. São Paulo, 2004.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Janaina de Oliveira Castro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas