Zero

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Zero


  | Comentários:

Por Renato Donisete Pinto

O ZERØ surgiu no começo de 1983, quando o vocalista Guilherme Isnard (ex. Voluntários da Pátria) se reuniu aos arquitetos Beto Birger (baixo), Cláudio Souza (bateria), Gilles Eduar (sax), Fábio Golfetti e Nelson Coelho (guitarras).

Devido às divergências musicais essa formação durou apenas dois anos e rendeu além do compacto "Heróis/100% Paixão", participação no Lp "Remota Batucada" da cantora May East (na música "Caim e Abel") e na coletânea "Os Intocáveis".

Em 85 Guilherme reestruturou a banda com Eduardo Amarante (ex-Agentss e Azul 29) na guitarra, Ricky Villas-Boas (ex-Joe) no baixo, Freddy Haiat (ex-Degradée) nos teclados e Athos Costa (ex-Tan-Tan Club) na bateria. Sem pretensão nenhuma foram compondo até aparecer uma oportunidade de gravar. Assim surgiu o mini Lp "Passos no Escuro", que estourou as músicas "Agora eu Sei" e "Formosa" nas rádios de todo o Brasil, e fez o grupo ganhar o disco de ouro (quase 200 mil cópias vendidas).

Em 87 lançaram o LP "Carne Humana", que apresentou os hits "Quimeras" e "A Luta e o Prazer" e mudança na formação: saiu Athos e entrou Malcolm (ex-Azul 29 e Voga) na bateria. Nessa fase, abriram os shows da mega estrela Tina Turner no estádio do Pacaembu e no Maracanã, para um público de 200 mil pessoas. Em março e abril de 89 surpreendentemente o ZERØ fez a sua despedida com shows no Dama Xoc (em São Paulo) e Circo Voador (Rio de Janeiro). O grupo ainda fez alguns shows pelo interior em 91 e 92, mas somente para matar a saudade dos fãs.

Após isso, o líder Guilherme Isnard fez shows em homenagem a Brian Ferry (Roxy Music), cantou standards da música americana dos anos 50 e 60, dividiu palco no SESC Pompéia (SP) com o cantor Miltinho, mestre do samba sincopado. Em 92 mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, fez shows em homenagem ao compositor Luís Antonio e fez diversas apresentações do seu trabalho solo, com temporadas no People e Hippódromo Up (boates do Rio). Passou 98 e 99 nos palcos interpretando o flautista e compositor Joaquim Antônio Callado no musical "O Abre Alas", sucesso em todo Brasil.

Para comemorar os 15 anos do ZERØ, o grupo fez em 1999 quatro apresentações no Rio (junto com os brasilienses do Finis Africae) e uma noite memorável em São Paulo, dia 20 de maio no Blen Blen Brasil. Neste show, além de Guilherme Isnard, a formação clássica contou com Eduardo e Freddy; os demais eram músicos novos que acompanhavam o cantor na sua carreira solo. As participações especiais ficaram por conta de Fabio Golfetti (da 1ª formação), Miguel Barella e Kodiak Bachine (ambos da lendária banda Agentss).

Desde então a banda continuou se apresentando no Rio de Janeiro. Fizeram várias apresentações nas Lonas Culturais (junto com o Uns & Outros), no Canecão (junto com Toni Platão, Frejat e Dado Villa-Lobos) e participaram de uma das noitadas de tributo à banda punk The Clash.

Com toda esta movimentação e receptividade do público, Guilherme resolveu entrar em estúdio e durante o segundo semestre de 2000 foi gravado o cd "Electro Acústico", novo trabalho da banda lançado em maio do ano passado pelo selo Unlimited Music. Para esta gravação participam os ZERØs honorários Eduardo Amarante nas guitarras e violões, Freddy Haiat nos teclados e o baixista Rick Villas Boas que veio especialmente da Holanda (onde está morando) para este projeto, além dos novatos Sérgio Nacife (bateria) e J. P. Mendonça (produção e teclados). Tem também participação super especial do Philipe Seabra (Plebe Rude), que colocou uma guitarra na faixa "Heróis" e Bruno Coelho (Biquini Cavadão) que fez backing vocal também nesta canção.

No momento a banda está estruturando uma turnê por todo o país e já está compondo para o novo álbum, sendo que a formação atual conta com Guilherme (voz), Rick (violões), Eduardo (guitarra), Freddy (teclado), Sérgio (bateria) e Jorge Pescara (baixo). Paralelamente, Isnard vem apresentando seu trabalho solo - o espetáculo "Amores Remotos" - onde canta novas composições e alguns sambas extemporâneos.

Além disso, o selo Voiceprint programou para lançar ainda este ano registros históricos da primeira formação da banda. Este CD irá mostrar o lado mais experimental do ZERØ , um som mais agressivo, desconhecido do grande público.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Zero"

Zero: líder fala sobre show com a formação clássica
Zero: banda tocará dois primeiros álbuns na íntegra
Zero: entrevista com o vocalista Guilherme Isnard
Uns e Outros: integrantes do Zero e Barão Vermelho em DVD
Zero lança novo CD, "Quinto Elemento"
Zero
EMI lança em CD os dois primeiros discos do Zero
Zero faz show de lançamento de 'obra completa'

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas