Antes de qualquer coisa é bom ficar claro: Brutal Brega é diversão
Resenha - Brutal Brega (Blue Note, São Paulo, 18/11/2022)
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 02 de dezembro de 2022
Antes de qualquer coisa é bom ficar claro: Brutal Brega é diversão. A nova banda/projeto de João Gordo, vocalista do Ratos De Porão, mostra arranjos punk/hard core para canções clássicas do cancioneiro popular brasileiro. A ideia surgiu no meio da pandemia como uma brincadeira do guitarrista Val Santos (Toyshop) para driblar o isolamento imposto pela pandemia. Santos deu corda no projeto e logo um repertório estava pronto para ser gravado, lançado e divulgado nas redes sociais. A coisa amplificou e ganhou também versão física cujo show de lançamento rolou no Blue Note.

A casa localizada no Conjunto Nacional, região central de São Paulo, é ambiente requintado. Inspirada no homônimo de Nova York, prima por levar shows intimistas de artistas mais na linha jazz. Mas também recebe grandes nomes da MPB, do Pop e do Rock nacional e uma galera de fora.

Como é um local no qual o público fica sentado, praticamente colado no palco dá pra curtir os shows e depois até trocar ideia com os artistas.
O show marcado para às 22h30 teve um pequeno atraso de meia hora. Alerta devidamente dado pelo Val que subiu ao palco vestido meio Chapeleiro Louco, meio Chacrinha.

Na abertura um dial "passeando" pelo rádio lembrou as vinhetas de programas antigos como Barros de Alencar e Zé Béttio. As portas da breguice estavam abertas para um repertório porrada que agradou a plateia. Quem não tem seu lado brega?
Além de Gordo e Santos a Brutal Brega é integrada por alguns dos caras mais talentosos e gente fina do rock nacional. No baixo ET, ex-Muzzarelas, na batera Guillas, Toyshop e Viper e na guita base o Veco, outro brother das antigas do Val.

João Gordo, como bom mestre de cerimônias brega, usava um terno quadriculado, bem cafona e, diferentemente da rigidez dos shows do Ratos De Porão, se diverte contando ótimas tiradas e fazendo piada de tudo. O cara tá super à vontade.
Ao cantar "Pavão Misterioso", de Ednardo, lembrou que na infância era chamado de Redondo. Uma referência ao personagem de Wilsa Carla, (1936-2011), a Dona Redonda na novela "Saramandaia", de Dias Gomes. "Pavão Misterioso" foi música tema do folhetim global, isso no longínquo 1975.

Abrindo o set "Fuscão Preto", pérola de Almir Rogério. Lançada em 1982 é uma ode ao chifre e dor de cotovelo. Na sequência o quinteto mandou "Tenho", de Sidney Magal. O vocalista disse que na adolescência odiava Magal e que agora estava pagando todos os carmas. O repertório trouxe mais duas de Magal: "Amante Latino" e "Sandra Rosa Madalena", essa última cantada a plenos pulmões pela galera.

Como são músicos experientes os caras fizeram alguns crossovers ramonianos nas músicas, o que ficou muito legal.
Outras pérolas bregas como "Feiticeira" e "Ciganinha" do potiguar Carlos Alexandre (1957-1989), "Domingo Feliz", de Ângelo Máximo, "A Namorada Que Sonhei (Standby)", de Nilton César e "Tô Doidão", do Reginaldo Rossi (1944-2013) estiveram no repertório.

Fechando o show mandaram "Pombo Correio", de Moraes Moreira (1947-2020) e "Tropicana" do Alceu Valença.
Um set curto de pouco mais de 50 minutos, mas que agradou ao público. Após a apresentação os músicos ficaram no maior papo com os fãs e Val Santos disse que a banda não será efêmera. Nos planos do quinteto estão lançar mais dois álbuns com clássicos bregas e um com standards da MPB.
Sem dúvida, uma banda brega e chiquérrima.

SET LIST
Brutal Brega - Blue Note - 18 de novembro
Fuscão Preto
Tenho
Ciganinha
Pavão Misterioso
Amante Latino
Domingo Feliz
Pepino
Feiticeira
A Namorada que Sonhei (Standby)
Sandra Rosa Madalena
Atrás do Trio Elétrico
Tô Doidão
Bis
Pombo Correio
Tropicana
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"



My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


